Conceitos importantes da informática

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns conceitos importantes da informática. Com a finalidade que as pessoas comecem a se familiarizar com o conteúdo antes de começar a cursar um curso de Informática

O que é informática?

Definimos a informática como uma área de informação digital, nela vai incluir os seguintes  procedimentos relacionado a dados: 

  • Recolher, 
  • Armazenar, 
  • Processar 
  • E transferir.

Dentro da informática, as suas inovações e os seus dispositivos vão fazer parte de todas as áreas de nossas vidas, e ela serve como uma grande ferramenta de trabalho, estudo e de entretenimento.

Neste artigo, abordaremos vinte conceitos básicos sobre a informática, portanto, siga na leitura para entender melhor cada um.

Hardware – componentes palpáveis

Dentro do hardware estão os componentes físicos do computador, isso quer dizer, os componentes da máquina propriamente dita.

Ele é composto também pelos periféricos, que são os dispositivos de entrada e saída, como teclado, mouse, monitor, entre outros.

Os componentes físicos no ramo da informática, são explicados algumas vezes como aqueles que nós tocamos, confira mais sobre eles abaixo: 

Gabinete

Definimos o gabinete do computador com uma caixa, nele ficam os seus elementos, como a placa mãe, a fonte, as unidades de discos, a CPU, as memórias, o HD, entre outros.

CPU

A CPU é a sigla da expressão em inglês Central Processing Unit, ela é a responsável por todo o processamento das informações.

Sendo ela é o próprio processador ou chip, onde são processados os dados do computador.

Processador

Veremos neste momento sobre o processador, ele tem 3 funções básicas. A primeira, realizar cálculos.

A segunda função é manter o funcionamento dos equipamentos e programas. E a terceira é sobre administrar a memória central dos dados transferidos de um elemento ao outro da máquina.

Placa-mãe

A placa principal é formada por um conjunto de circuitos integrados que tem o objetivo de reconhecer e gerenciar o funcionamento dos componentes do computador.

Informalmente podemos definir o processador como o cérebro do computador, e a placa-mãe como a espinha dorsal dele, ela interliga os elementos periféricos ao processador. 

Disco Rígido (HD)

O disco rígido tem a função de servir como uma unidade de armazenamento permanente, guardando dados e programas do computador.

 

O HD vai armazenar os dados em discos magnéticos que vão manter por tempo indeterminado.

Memória RAM

A memória RAM também é conhecida como a memória principal do computador. Ela é responsável pelas informações do computador que são processadas e utilizadas.

USB

USB é a porta de entrada mais usada do computador. Ele é usado para que haja a conexão de todo o tipo de dispositivos com o computador, ele vai fornecer uma pequena quantidade de energia.

Fonte

O responsável por converter a voltagem da energia é a fonte de energia do computador. Ele tem a finalidade para que não exista sobrecarga de energia no computador.

Monitor de vídeo

O monitor de vídeo tem o objetivo de projetar as informações do computador para o usuário.

Existem monitores LCD e os sensíveis ao toque, que são chamados de touchscreen.

Pen drive

O pen drive é a mídia portátil mais utilizada dentro da informática. Ele não precisa ser recarregado para manter os dados armazenados. Ele é uma ferramenta segura e estável.

Cartões de memória

O cartão de memória é baseado na tecnologia flash, é algo semelhante ao que ocorre com a memória RAM.

Os cartões são muito utilizados em câmeras fotográficas e em smartphones

Impressora

Um dos acessórios mais conhecidos na área da informática é a impressora.

Hoje em dia existem impressoras multifuncionais, ou seja, comportam impressoras, scanners e fotocopiadoras.

BIOS

O BIOS se trata de uma ferramenta responsável por tratar sobre algumas atividades que são consideradas corriqueiras dentro de um computador, e que tem grande influência para o funcionamento do computador. 

Se por um acaso o BIOS parar de funcionar, o PC também não vai funcionar.

Memória ROM

As memórias ROM não são voláteis, elas mantêm os dados gravados após o desligamento do computador.

Software – componentes não palpáveis

O software é a parte lógica do computador, é o conjunto de programas que permite o funcionamento e utilização da máquina.

O primeiro software que é necessário para que haja o funcionamento do computador é o Sistema Operacional.

Software livre

Um software livre deve ter as seguintes características: o usuário vai conseguir executar o software para qualquer utilidade.

Seja para estudar sobre o funcionamento dos programas e podendo adaptá-lo às suas necessidades, redistribuir cópias e o usuário terá a liberdade de melhorar o programa.

Sistema Operacional

Dentro dos sistemas operacionais, o Windows é o principal. O sistema operacional é o principal software do computador, porque ele vai possibilitar que todos os demais programas operem.

Aplicativos

Os aplicativos são programas que têm o objetivo de desempenhar algumas tarefas específicas para o computador. Por exemplo, o Excel, Word, Microsoft Teams, PowerPoint, entre outros.

Vale lembrar que quem não possui muita familiaridade com alguns deles, precisa realizar um curso de Informática para aumentar o seu conhecimento, visto que muitos deles são essenciais hoje em dia. 

Android

Definimos o Android como um Sistema Operacional, ele foi desenvolvido pelo Google com o objetivo de funcionar em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

iOS

O iOS é o sistema operacional da Apple, e funciona somente nos aparelhos da marca.

Enfim, apesar de muitos essas são apenas alguns componentes da imensidão que existe na área da informática, no entanto, conhecer esses é o primeiro passo para se adaptar às mais diversas tecnologias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.