transportes

Os transportes coletivos e os cursos de especializações

Quando você procura por um aluguel de ônibus para viagem ou outros transportes é possível que esteja procurando por uma transporte rápido e que agregue pessoas. Esse tipo de transporte de pessoas é chamado de transporte coletivo.

Além do transporte de pessoas existe uma variada gamas de transporte que utilizam muitos tipos de modais como:

  • Ferroviário;
  • Aquaviário;
  • Aéreo;
  • Rodoviário.

Esses transportes podem realizar o transporte de pessoas, como o transporte de passageiros.

Neste artigo abordaremos as diferenças sobre o transporte coletivo e o de cargas e sobre os cursos que os profissionais do serviço de transporte precisam fazer para que a condução de certos automóveis, como o curso transporte de passageiros.

Entendendo os transportes coletivos

O transporte coletivo é todo modal, seja rodoviário, aeroviário, ou outro meio que transporta um conjunto de passageiros em um único meio de transporte. Esse sistema opera em horários programas e rotas pré-estabelecidas, e cobram uma taxa de embarque.

O sistema mais conhecido de transporte coletivo são os ônibus municipais que operam nas cidades.

O transporte coletivo pode ser público, financiado diretamente pelo Estado por meio de uma secretaria, ou então pode dar a concessão para alguma empresa privada gerir em coparticipação.

É um serviço essencial, segundo a Constituição, não podendo ser interrompido, pois pode colocar em risco a saúde, a sobrevivência e a segurança da população.

Para que seja de qualidade é necessário que os motoristas além de possuir CNH categoria D passem por curso de transporte coletivo para serem habilitados.

O transporte coletivo quando de qualidade e usado pelos cidadãos gera para uma cidade mais eficiente e sustentável, afinal, ajuda na diminuição da poluição sonora e do ar, diminui o consumo de combustíveis fósseis, e ajuda na qualidade de vida urbana tornando a locomoção mais facilitada e agradável.

Para alguns tipos de transporte é necessário que os prestadores destes serviços passem por curso específico como o caso do transporte escolar.

Essa obrigação está descrita na resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada em 2004 e que define procedimentos para a formação de motoristas profissionais.

Geralmente, os cursos são oferecidos pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), oferecendo cursos gratuitos e pagos, com taxas pequenas.

No tópico que virá falaremos sobre alguns cursos que são disponibilizados para a especialização dos motoristas como o curso transporte escolar e de cargas indivisíveis.

Os cursos de especialização de transporte

Todos os cursos oferecidos pelo SEST SENAT são regulamentados pela resolução 168 do Contran, de modo que quando formado, o profissional já é capaz de operar nessas posições.

1. Condutores de Veículos Escolares

Esse curso é destinado aos motoristas que querem realizar o transporte escolar. É um curso pequeno com duração de 50 horas aula. A formação é necessário pois esse tipo de transporte possui normas específicas e faz com que os condutores tenham cuidados especiais.

Os que estão habilitados para realizar esse tipo de especialização são pessoas maiores de 21 anos, habilitado na categoria D, não possuir nenhum ônus no direito de dirigir como cassação da CNH ou suspensão.

Para quem já realizou o curso, em 5 anos é preciso fazer uma atualização que dura 16 horas aula.

2. Transporte de cargas indivisíveis

Outro curso de especialização é o curso cargas indivisíveis é indicado para pessoas que queiram ou que precisam fazer o transporte de grandes cargas. As cargas indivisíveis são as cargas unitárias.

Por conta dessas características o seu transporte pode trazer riscos, que precisam de atenção e cuidados especiais. Por conta disso é preciso que o motorista seja qualificado e tenha autorizações para esse tipo de transporte.

O curso tem duração de 50 horas aula, e o motorista precisa ter mais de 21 anos, estar habilitado na categoria C ou E, sem ônus algum na sua CNH.

São abordados no curso, direção defensiva, movimentação de cargas e legislação de trânsito. A cada cinco anos é preciso uma atualização de 16 horas aulas.

3. Condução de veículo de emergência

São destinados aos condutores de ambulância e outros veículos, possui 50 horas aula de duração, o motorista deve ser maior de 21 anos, estar habilitado em alguma das categorias A, B, C, D e E e sem ônus em sua CNH. A atualização é de 16 horas aula.

Os transportes são variados, indo do frete de moto até a condução de ambulâncias. Por isso, é de fundamental importância que para um transporte eficiente os motoristas se especializem, trazendo confiança e segurança para todos.