Dicas de como oferecer frete grátis para compras online

Responda rápido: quantas vezes você abandona seu carrinho de compras por causa do preço do frete? Pois é, talvez seja difícil dizer, mas com certeza você já passou por isso. Agora passe para o outro lado da tela: você, empreendedor, sabe como oferecer frete grátis?

Se você não concede essa facilidade porque tem medo do prejuízo, a preocupação até que faz sentido, mas o fato é que é possível sim dar esse benefício para os seus clientes, assumir os custos do envio e continuar lucrando.

Vantagens de oferecer frete grátis

O frete é um dos fatores que pesa na decisão de compra dos consumidores. Sim, todo mundo gosta da ideia de não ter um custo adicional e muitos não se importam de gastar mais para desfrutar desse benefício. Em uma loja online de blusas de crepe, por exemplo, onde a competitividade é muito alta, o frete grátis pode ser um diferencial para vender mais.

A política pode impactar não apenas nas vendas, mas também na fidelização, pois um cliente sempre vai lembrar da loja que oferece frete grátis e voltará a ela quando precisar comprar novos itens. Além disso, ao anunciar o benefício, você terá muito mais gente visitando seu e-commerce, o que aumentará o tráfego do site.

O que analisar para oferecer frete grátis

Antes de sair por aí zerando a taxa de entrega, é preciso fazer cálculos para entender como a estratégia pode ser viável para seu negócio, pois quando você vende sem custos de envio, sua loja poderá aumentar a conversão, mas quem arca com a despesa é você.

O primeiro passo antes de adotar uma política de frete grátis é uma análise do histórico de pedidos para saber que produtos os clientes compram, quanto gastam em média, o que sai mais, em que época do ano. Veja o que considerar na hora de adotar o frete grátis:

 O produto: não basta trabalhar apenas com a questão do preço, mas deve-se conhecê-lo bem – peso e dimensões devem ser considerados, pois impactam diretamente no custo do frete.

  A margem de lucro: você só poderá absorver os custos de envio dos produtos se eles tiverem uma margem que permita isso.

  O método de envio: tente negociar preços mais baixos para o envio dos produtos, seja com os Correios, a transportadora ou o motoboy. Além disso, fique de olho no prazo de entrega, porque de nada adianta pagar pouco se o cliente ficar esperando uma eternidade pelo produto.

 A localização do cliente: faça um mapeamento para saber o preço do frete para onde está concentrada a sua clientela, a fim de estabelecer para quais locais é viável oferecer o benefício.

 O ticket médio: quanto um cliente gasta em média no seu e-commerce? Se for R$ 100 e você oferece frete grátis para compras acima de R$ 300, dificilmente a estratégia vai dar certo. Mas se o benefício valer para compras acima de R$ 120 o cliente pode ganhar aquele empurrãozinho para gastar um pouco mais.

Afinal, como oferecer frete grátis sem perder dinheiro?

Veja algumas estratégias possíveis para isso, mas lembre-se de pesar todos os fatores acima. Oferecer frete grátis é ótimo, desde que isso não dê prejuízos.

Toda a loja com frete grátis

Ainda que seja uma estratégia difícil de dar certo para todos os negócios, o frete grátis incondicional pode funcionar se você tiver a combinação perfeita de margem de lucro saudável e baixo custo de envio, que é o que acontece com objetos pequenos como acessórios e relógios, por exemplo.

Valor mínimo para frete grátis

Aqui a análise do ticket médio é essencial. Estipulando um valor um pouco maior do que o cliente gasta habitualmente, você consegue dar um estímulo para que ele compre um pouco a mais para conseguir o benefício. R$ 20 gastos em produtos sempre vai parecer mais atrativo do que os mesmos R$ 20 gastos no frete.

Frete grátis para itens selecionados

Nesta opção, você escolhe os itens que tem margens de lucro maiores e um custo de envio menor. Isso pode aumentar a venda do produto e trará ganhos para a empresa, mesmo tendo que assumir o valor da entrega.

Frete grátis por região

Neste caso o que está em jogo é o modo de envio dos produtos e o custo deles, pois a logística varia entre os estados. Se existe uma diferença muito grande de um lugar para o outro, uma solução pode ser determinar um valor mínimo de compra para alguns lugares, por exemplo.

Não existe a melhor política, mas sim aquela que funciona para sua empresa.

Por isso, é muito importante, ao testar uma das estratégias, analisar os resultados: volume de vendas, satisfação dos clientes, taxa de abandono do carrinho, número de visitas no site. Assim você saberá como oferecer frete grátis de forma saudável. Confira também algumas dicas para melhorar o SEO da sua loja online.