segurança

Tem uma empresa? Entenda sobre a segurança no trabalho

Para quem tem um negócio ou pretende investir em um deve estar atento a vários detalhes, inclusive, na contratação de seus funcionários, e principalmente, em como promover a segurança do trabalho.

Mas, o que é a segurança do trabalho e por que ela é importante? Não se preocupe que vamos explicar nesse artigo, mas, saiba que existem pelo menos 36 normas reguladoras que atuam para explicar qual é a forma correta de realizar determinadas atividades.

Como atua o setor da segurança do trabalho?

Existem vários tipos de profissões e cada uma acrescenta um risco ou grau de periculosidade na realização de várias atividades. Por isso, é fundamental contar com algumas normas regulamentadoras e profissionais que visem garantir a segurança dos outros.

Essa segurança é feita por meio da adoção de medidas que contribuam para a prevenção de acidentes e consigam garantir maior qualidade de vida aos funcionários.

Dentre algumas normas reguladoras, podemos citar:

  • Prevenção de acidentes;
  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • Prevenção diante de ações de periculosidade em trabalhos de envolvem altura;
  • Prevenção diante do impacto ambiental;
  • Segurança do trabalho no transporte e manuseio de máquinas;
  • Segurança em atividades consideradas insalubres;
  • Ergonomia e preocupação com a postura do funcionário.

Além dessas, existem várias outras medidas que vão atuar criando normas e regras de como o funcionário e a empresa devem agir diante de cada situação. Isso garante a segurança, qualidade de vida e bem-estar de todos.

Algumas empresas apresentam um setor ocupacional de medicina e prevenção, que atuam especificamente para promover a segurança no trabalho.

Com isso, essa equipe atua verificando quais riscos a empresa oferece e como mitigá-los sem que ninguém se machuque. Uma das verificações diz respeito a sinalizações de segurança que precisam estar em todo o prédio.

É importante contar com indicadores no chão, saídas de emergência, luzes de segurança, indicativos nas escadas, barras protetoras, placas com orientação, dentre outros.

Nesse aspecto, a prevenção de acidentes não envolve somente o funcionário, mas o prédio em que ele está alocado. Uma das principais preocupações, sem dúvidas, é com a prevenção de incêndios.

Auto de vistoria do corpo de bombeiros

Em uma empresa, principalmente, grandes empresas, com variados funcionários, o risco de ocorrer um acidente é maior. Se esse acidente envolver um incêndio, as chances de haver vítimas crescem ainda mais.

Por isso, é fundamental realizar um trabalho de prevenção diante de incêndios assim como um treinamento específico nos funcionários, caso isso ocorra.

O primeiro passo, ao obter uma empresa é estar em dia com o CLCB bombeiros. Esse documento também é conhecido como o auto de vistoria do corpo de bombeiros e é um documento, com validade que é emitido afirmando que o local conta com as medidas de segurança para prevenir e conter um principio de incêndio.

No entanto, como citamos, esse documento tem validade e a cada 1 ou 2 anos precisa ser emitido um novo, a depender do tipo de empresa.

Por isso, os cuidados com o prédio devem ser frequentes. Contratar uma empresa de manutenção predial é fundamental para quem deseja ter mais segurança em seu prédio.

A prevenção quando é preventiva pode auxiliar e muito tanto aos funcionários, como reduzir os custos e aumentar a durabilidade dos equipamentos.

  • É fundamental verificar:
  • Os alarmes;
  • A situação das saídas de emergência;
  • O funcionamento de sensores de incêndio e luzes de emergência;
  • A presença de extintores no prédio.

E não somente a presença de extintores deve ser verificada, assim como a carga de extintores, que precisa ser reposta, caso ele já tenha sido acionado, ou caso o extintor tenha vencido.

Atenção à lei dos crimes ambientais

Outra atenção que a empresa deseja ter diz respeito à à lei dos crimes ambientais. O meio ambiente é um bem para os seres humanos e deve ser preservado, inclusive, pela empresa.

Por isso, violar e causar danos ao meio ambiente, seja no que se refere aos recursos naturais, assim como fauna e flora é considerado crime.

Por isso, a Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, que também é conhecida como de crimes ambientais existe para regulamentação de atividades e penalidades de quem descumprir a conduta correta e lesionar o meio ambiente de alguma forma. Por isso, cabe a empresa estar atento ás regulamentações necessárias para boas práticas com seus funcionários e meio ambiente.