pets

Os pets que ajudam a salvar vidas

De acordo com a pesquisa Censo Pet, no Brasil, existem cerca de 139 milhões de pets, dos quais 50% se concentram no Sudeste do país.

Desse total, 54 milhões correspondem a cães — quase o dobro da população de gatos, estimada em 23 milhões.

Além da simpatia, os cachorros são conhecidos por sua fidelidade.

Bons companheiros nos mais diversos contextos, desde passeios em parques até mudanças de casa, os caninos também são fundamentais em processos capazes de salvar vidas. 

A saúde do cachorro é um fator importante para que os caninos possam ajudar a salvar humanos. Além de uma ótima atenção, é preciso audição e olfato apurados e boa forma física para ajudar as pessoas nas mais diversas dificuldades. Conheça algumas delas.

Pit Bull toma tiro e salva dono

A fama dos Pit Bulls não costuma ser das melhores. Originária dos Estados Unidos, trata-se de uma raça pura de porte atlético e divulgada, pelo senso comum, por episódios violentos que resultaram na morte de pessoas.

Contudo, cachorros dessa raça também já ajudaram a salvar vidas. Um desses casos ocorreu com Lestoye, uma cadela Pit Bull que detectou um grupo de ladrões entrando na casa de seu dono. 

Ao perceber que um deles sacava uma arma de fogo para atirar em seu dono, Lestoye pulou no ladrão em questão e foi atingida por uma bala, que lhe obrigou a amputar uma pata dianteira. 

Sem condições para pagar um tratamento veterinário para sua cachorra, o dono fez uma campanha virtual de arrecadação e conseguiu apoio para recuperar a saúde de Lestoye.

Cão resgata homem que caiu em poço

Em Jacareí, cidade situada no interior de São Paulo, um homem de 45 anos caiu em um poço.

Ao testemunhar o ocorrido, Negão, um cachorro que vivia próximo ao rio, começou a latir incessantemente, o que chamou a atenção de seu dono, que decidiu verificar o que estava ocorrendo.

Graças aos latidos de Negão, seu dono ligou para os bombeiros, que socorreram o homem no poço.

Após permanecer 11 horas dentro da água, ele já apresentava quadro de hipotermia, mas, mesmo sendo resgatado em condições dramáticas, sobreviveu.

O cão detector de diabetes

Após treinamento, há cães que desenvolvem habilidade de perceber quando algo está errado com os níveis de açúcar de uma pessoa. Após sofrer alterações dos níveis de sua diabetes, um homem chamado Paul desmaiou e chegou a entrar em coma.

Treinada para essa missão, a cachorra Millie acionou um botão de emergência, que ligou para a equipe médica ir até à casa de Paul. Graças à inteligência desta canina, o senhor foi atendido a tempo em um hospital e sobreviveu.

O Terrier cirurgião

Médicos definiram o Terrier JJ utilizando a expressão “Um anjo sob quatro patas”. Por meio de um poderoso olfato, esse cachorro tem a habilidade de perceber quando ocorrem mudanças celulares antes que elas causem reações adversas ao organismo.

Essa foi a função do Terrier JJ durante a cirurgia de rins da menina Kaelyn Krawczyk, de apenas 7 anos, no Hospital da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. 

Em função de apresentar, desde os dois meses de vida, uma doença chamada mastocitose, a menina tinha reações alérgicas às anestesias, que poderiam interromper o funcionamento normal de seus órgãos e evoluir para um choque anafilático. 

Por isso, a equipe médica permitiu que o Terrier JJ acompanhasse a cirurgia da criança, tendo o papel primordial de alertar os médicos, com antecedência, sobre uma possível ocorrência de reação alérgica. Graças ao trabalho do canino, a operação foi um sucesso.

Texto: Gear Seo