empreender

Os benefícios pessoais de empreender

Empreender é um processo que requer muita coragem, planejamento, estudo e dedicação.

As oportunidades estão presentes em diversos momentos e cenários como venda de acessórios para mergulho e para saber aproveitá-los é preciso ter um olhar mais treinado e disposto a assumir essas empreitada que ao final, quando conduzida de forma correta é recompensada pelo:

  • Sucesso;
  • Dinheiro;
  • Autonomia;
  • Tempo.

Pode-se dizer que esse é o tesouro presente no final do arco-íris, mas para isso há um grande e longo caminho, presente com muitos obstáculos que são superados por meio de conhecimentos e estratégias assertivas e corretas.

Além do auxílio de profissionais capacitados que podem contribuir para gestão e até mesmo formação dos empresários e empreendedores que ao serem inseridos nesse novo universo muitas vezes apresentam dificuldades e limitações que podem ser superadas com facilidade.

Onde empreender?

O empreendedorismo pode ocorrem em diversos âmbitos, não precisa ser necessariamente em inovação e tecnologia, ele pode ser desenvolvido desde projetos mais complexos que são simplificados a projetos mais simples que são incrementados.

Assim a oportunidade para empreender é constante e vai de acordo com as habilidades e características que os empreendedores possuem. Um exemplo é a habilidade de cozinhar que pode resultar na abertura de bar, restaurante ou até mesmo lanchonete.

Entretanto independentemente do projeto que está sendo desenvolvido é necessário ter ou desenvolver algumas habilidades e a principal delas é de gerenciamentos de pessoas e administração de negócios, isso porque esses dois pilares são essenciais ao desenvolvimento e crescimento do projeto.

Voltando a ideia da lanchonete, esse empreendimento não demanda apenas do talento, mas também de um bom poder aquisitivo para iniciar o projeto, visto que, a sua estrutura demanda muitos equipamentos e acessórios.

Um deles é o balcão de inox para lanchonete, câmeras frias, todos os equipamentos da cozinha para a preparação dos salgados e lanches que são ofertados entre outros. Por isso aqui o investimento inicia é um pouco mais alto que os demais locais.

Terceirização

Uma tendencia que vem ganhando a cada dia mais adeptos e empresas que organizam o serviço são empresas de terceirização, ou seja, elas montam empresas que são compostas por profissionais que trabalharão em outras empresas, mas sem fazerem parte do seu quadro de funcionários.

Conhecidas como empresa terceirizada elas podem ser compostas por diversos profissionais que são especialistas em muitas áreas como limpeza, manutenção e vigilância, ou apenas uma delas e são contratadas por outras empresas para prestarem esse serviço.

Atualmente em áreas de serviços gerais esse processo tem crescido e a maioria das empresas contratam e optam pela terceirização. Aos trabalhadores a relações de trabalho são diferentes e adaptáveis. Já para empresas há um ganho na mão de obra qualificada.

Limpeza

Outra área que tem um retorno bom ao investir e empreender é na área de limpeza, atualmente a empresa de limpeza possui uma mão de obra qualificada e é capaz de oferecer os mais diversos serviços.

Isso, porque todo local precisa ser limpado e mantido organizado, pois isso influência no desempenho da produção e também reflete diretamente na imagem que ela constrói diante do seu público.

A principio é possível iniciar com serviços mais básicos e conforme o crescimento do negócio é possível expandir os serviços e áreas de atuação. Desde de limpeza de fachada a limpeza externas de prédios é possível oferecer.

Por quê empreender?

Mesmo diante de muitas oportunidades é comum as pessoas questionarem o por quê de empreender, e por isso a maioria começa pela necessidade e não pela vontade ou desejo de de ter o próprio negócio.

O processo de empreender não traz apenas retornos financeiros, mas também pessoas, as pessoas passam a ter mais conhecimentos, sabem como se relacionar melhor com as pessoas, compreende as relações humanas e alcança a realização e sucesso profissional, além da estabilidade financeira.

Por isso, pequenos negócios surgem e uma boa quantidade dão certo, pois são movidos pelos sonhos e desejos. Assim mesmo que inicie com a  locação de van para o transporte de mercadoria e passe para duas e assim sucessivamente o tentar e empreender é necessário e recompensador.

Por meio desse processo é possível conquistar outros sonhos e oportunidades que talvez não fosse possível sem ela.

O processo empreender pode ser aplicado inclusive como uma maneira de agir, que aproveita as oportunidade e as realiza de forma diferente.