Entenda o que é perfil comportamental

É fácil falar que cada pessoa é diferente da outra, tendo um perfil comportamental, é entender como cada uma se comportará diante das diversas situações, principalmente dentro do ambiente de trabalho.

O entendimento sobre o outro e como seu comportamento gera respeito e uma melhor convivência. Entender o que é perfil comportamental ajuda na identificação das características predominantes de uma pessoa. 

Existem quatro perfis predominantes: comunicadores, executores, planejadores e analistas. Todos eles são encontrados nas pessoas, mas cada uma demonstra predominância em um, dois ou três desses perfis. 

Cada perfil comportamental tem características específicas, as quais podem ser extremamente útil para os gestores, ao pensar pontos de desenvolvimento ou de comunicação efetiva. 

Quer entender mais a fundo o que é perfil comportamental e como cada um funciona? Abaixo explicaremos melhor os quatro perfis e como entender suas características pode impactar de forma positiva dentro da empresa. Boa leitura! 

Quais são os 4 perfis comportamentais?

Comunicador

O principal valor que define um comunicador é a conexão. Comunicadores são conhecidos por conseguirem se relacionar com mais facilidade. São extrovertidos, ativos, falantes e não são fãs de rotina. 

Por serem muito extrovertidos e comunicativos, pessoas com esse perfil apreciam trabalhos que envolvam mais autonomia e movimentação, desde que não sigam uma rotina muito rígida. 

Esse perfil leva muito em consideração o reconhecimento, não gostam de passar despercebidos, até por isso, procuram sempre se comunicar com todos. É aquele que é conhecido por ser amigos de todos. Costumam ser informais e ter afeição por trabalho em equipe.  

Executor 

Já o perfil executor tem como principal valor a velocidade e o resultado. São otimistas, muito ativos e dinâmicos. Esse perfil procura sempre entregar aquilo que é solicitado de forma rápida para terem resultados instantâneos. Por isso são considerados pessoas muito ágeis e perseverantes. 

Pessoas com esse perfil têm muita disposição física e são determinados. São tomadores de decisão, não gostam de perder tempo. Por serem competitivos, tendem a gostar de desafios e isso pode ser um estímulo ao proporcionar a ele um feedback, dessa forma ele correrá atrás de aumentar a sua performance. 

Planejador

O perfil planejador, diferente do comunicador, têm afeição pela rotina. São conhecidos por serem calmos, cuidadosos e relacionais.

Para um planejador, é essencial que haja linearidade e um planejamento para que ele possa ser produtivo e entregar suas tarefas conforme foi demandado a ele. Ter regras e normas é um fator importante para ele.  

São ótimos em situações críticas, pois sabem lidar com calma e raciocinar sem entrarem em pânico. Podem até parecer lerdos para alguns, mas é uma das suas principais qualidades.

Também são muito relacionais, conseguem manter uma conexão muito forte com seus colegas de trabalho, até por serem muito empáticos.

Analista

Analistas têm como principal valor a qualidade. Não é atoa que são pessoas muito analíticas, centradas, preocupadas e rígidas. São conhecidos por serem bastante discretos, geralmente calados e retraídos.  

Pessoas com esse perfil têm facilidade com dados e tarefas artísticas, são sensíveis, ágeis e inteligentes. Tendem a ser bastante pessimistas, o que pode ser uma desvantagem.

Mas no seu dia a dia, é totalmente comprometido ao seu trabalho e entregará suas demandas com perfeição e qualidade, pois é motivado por altos padrões e eficiência em tudo que faz.   

Qual a relação entre Perfil Comportamental e People Analytics?

Para que você possa compreender a relação entre os dois, é importante você saber qual o conceito de People Analytics, que nada mais é que a aplicação de dados do estudo de diversos perfis e atitudes das pessoas para que você encontre padrões e tendências. Mas então, qual a relação entre os dois? 

Sabemos que o profissional de RH há como objetivo transformar o comportamento das pessoas em dados.

Basicamente, o profissional deve medir desempenho, soft skills e hard skills dos candidatos e profissionais, o que resulta na junção de people analytics com o perfil comportamental.  

Benefícios do people analytics e perfil comportamental 

 

Por meio da análise de perfil comportamental e people analytics, será possível fazer uma análise profunda dos perfis predominantes das equipes de sua empresa, dessa forma, poderá identificar quais desses perfis estão sendo melhor aproveitados e quais se encaixam melhor em cada função. 

Por meio desta análise é possível direcionar cada candidato para a função adequada, que se encaixa na forma que cada perfil cumpre e entrega suas demandas sem que ele se sinta mal aproveitado ou que faça um esforço desnecessário para entregar resultados, resumindo, uma contratação mais eficaz.

Contratando o perfil adequado para cada função você terá uma redução da rotatividade da sua empresa. 

Além da redução da rotatividade e da contratação mais eficaz, entender o perfil de cada colaborador ajuda na compreensão das competências a serem desenvolvidas.

Identificar quais tipos de perfis se encaixam melhor em cada equipe, pois há situações em que muitas personalidades fortes não funcionam bem juntos e isso pode gerar conflito. 

A gestão comportamental com o people analytics ajuda a evitar as situações descritas. Com um time bem construído e competências bem desenvolvidas e a análise dos colaboradores, a gestão consegue elaborar um plano de carreira ideal para cada funcionário.   

Como podemos perceber, a análise dos perfis comportamentais ajuda na harmonia do ambiente profissional, melhorando o clima organizacional.

Otimizando os resultados e trabalhando as dificuldades dos colaboradores a fim de desenvolvê-lo positivamente. 

Agora que você entendeu o que é perfil comportamental e a importância dele com people analytics para o desempenho do RH em sua empresa, você poderá identificar qualidades e dificuldades dos colaboradores de sua empresa.

O uso dessa técnica ajuda não somente os profissionais de RH, mas também os gestores os quais conseguem fazer planos de desenvolvimento individual 

Conhecendo os benefícios do perfil comportamental para a empresa, fica mais fácil criar planos e ações. Continue o seu processo de aprendizado e confira nosso conteúdo sobre como é possível impactar o clima organizacional da empresa utilizando a gestão comportamental. 

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Renata Araújo, analista de marketing da Sólides, empresa que fornece uma plataforma completa de RH com Gestão Comportamental e People Analytics.