O Telegram é melhor do que o WhatsApp?

Milhões de usuários mudaram do Telegram para o Whatsapp em busca de melhores padrões de privacidade, mas este aplicativo é realmente mais seguro?

Em janeiro passado, o Telegram superou o WhatsApp em número de downloads, após o anúncio de uma mudança. De fato, a partir de 15 de maio, algumas políticas de privacidade desta última passarão por uma evolução.

Neste ponto, é necessário analisar os pontos fortes e os pontos críticos relacionados à privacidade do Telegram.

O objetivo é entender se este aplicativo de mensagens instantâneas realmente oferece mais privacidade ou se muitos usuários estão mudando apenas para seguir a tendência do momento.

Em particular, o Telegram não usa criptografia ponta a ponta por padrão, mas apenas para alguns dos recursos necessários. 

O proprietário do Telegram, Pavel Durov, acredita que essa é uma característica distintiva de seu aplicativo, mas na verdade um estudo mostra que esse recurso só serve para confundir os usuários.

Telegram ultrapassa WhatsApp

Já falamos sobre o conflito entre os diferentes aplicativos de mensagens instantâneas após o anúncio do WhatsApp de uma nova política de privacidade. 

A novidade, que consiste no pedido de permissão dos usuários para que o aplicativo compartilhe dados com sua empresa proprietária, o Facebook Inc. não causa grandes transtornos. O WhatsApp, na verdade, já compartilhava essa informação com o Facebook, só que não a tornava transparente.

Após este anúncio, outras plataformas de mensagens instantâneas, em particular Telegram e Signal, sofreram um forte boom em 2021. Na verdade, em janeiro passado, o Telegram ficou em primeiro lugar no ranking de aplicativos (não de jogos), mais baixado do mundo. 

Essa posição foi ocupada até dezembro com uma boa margem de vantagem do WhatsApp, que agora até caiu para o quinto lugar na classificação geral.

Em contraste, o Telegram registrou mais de 63 milhões de instalações, com o pico de downloads na Índia e na Indonésia, 24% e 10% do total, respectivamente. 

De acordo com Pavel Durov, fundador do Telegram, o aplicativo registrou 25 milhões de novos usuários em um período de apenas 72 horas no início deste ano. O proprietário também disse: “Pudemos testemunhar a maior migração digital da história”.

Mas quais são as características que distinguem o Telegram do WhatsApp? Essa ultrapassagem é realmente justificada por um maior nível de privacidade por parte do aplicativo de cor azul ou é tudo devido ao anúncio do WhatsApp?

Vantagens do Telegram

Em detalhes, o aplicativo de Pavel Durov oferece dois recursos que mais o distinguem do aplicativo de mensagens dos deuses do Facebook.

  1. Em primeiro lugar, os bate-papos se autodestroem. Enviar mensagens esta função permite, uma vez exibida, que o envio do destinatário ative dispositivos autodestrutivos a partir do desaparecimento, sem deixar vestígios.
  2. Em segundo lugar, o Telegram também oferece grupos com mais usuários. 

Finalmente, o Telegram oferece inúmeras outras vantagens, incluindo:

  • É um aplicativo 100% gratuito e sem anúncios.
  • O Telegram é divertido, um recurso obtido através de poderosas ferramentas de edição de fotos e vídeos, para atender a todas as suas necessidades de expressividade.
  • Oferece a capacidade de criar bate-papos em grupo para até 200.000 pessoas.
  • Ele permite que você compartilhe vídeos grandes e documentos de qualquer tipo.
  • Combine segurança com facilidade de uso.
  • Oferece sincronização em tempo real. O Telegram permite, de fato, acessar mensagens de todos os dispositivos ao mesmo tempo. Com este aplicativo, você pode começar a escrever em seu telefone e terminar a mensagem em seu tablet ou computador. Esta é uma das características preferidas dos usuários, mas que, ao mesmo tempo, os expõe a mais problemas de privacidade.

Disputas relacionadas ao Telegram

A combinação única de mensagens privadas e redes sociais oferecidas pelo Telegram atraiu certos tipos de usuários. Infelizmente, alguns usuários são extremistas.

O aplicativo de mensagens teve problemas com terroristas que o usaram no passado. O Telegram era a ferramenta de propaganda online do ISIS, embora a empresa tenha lutado contra esse uso ao longo dos anos.

No passado, o aplicativo removeu alguns canais públicos e, mais recentemente, removeu neonazistas e supremacistas brancos que disseminavam o ódio.

Conclusão

Os problemas relacionados à rede social que é tão famosa por sua privacidade são, portanto, evidentes.

Este aplicativo consegue proteger chats entre terroristas, bem como aqueles para onde é enviado conteúdo relacionado a abuso sexual, mas não pode garantir que chats entre usuários não sejam reservados apenas para o remetente e o destinatário.

É, portanto, legítimo perguntar se a passagem de milhões de usuários do WhatsApp para essa rede social se deve apenas ao anúncio das mudanças de privacidade pelo app do Facebook. 

Muitos usuários estão seguindo essa “moda” de mudar para o Telegram, mesmo sem saber como sua privacidade está protegida nesta rede social.

Texto produzido pela originalmente pela equipe do portal ZAPGB.