Cuidados ao realizar empréstimos consignados

A contratação de empréstimos consignados em um momento de crise, pode parecer uma ótima saída, porém é necessário cada dia mais tomar cuidado com esse tipo de serviço. 

Assim como na busca por uma lente de contato dental, que se não for feita por um profissional regulamentado pode acarretar em diversos problemas no futuro.  

A modalidade de empréstimo consignado é segmentada a aposentados e pensionistas, além de servidores públicos O sucesso deste tipo de crédito não vem de hoje, a anos essa forma de conseguir dinheiro vem sendo utilizada por ter seus juros mais baixos. 

Segundo o Banco do Brasil, só no mês de março de 2020, esse tipo de empréstimo representou um quantitativo de R$ 72,6 bilhões de reais.

Entretanto, mesmo que o empréstimo consignado parece ser a melhor opção de negócio, tudo irá depender das suas exigências, por isso é recomendado que o contratante tenha ciência de cada parte da cláusula de assinatura, para evitar o acúmulo de dívidas e principalmente as fraudes. 

Necessidade de fazer empréstimos

Antes de qualquer decisão é necessário analisar a real necessidade, sendo de grande importância levar em consideração os motivos para a assinatura de um empréstimo, para que não ocorra nenhuma decepção futura. 

Um exemplo é sobre o quitar uma dívida para evitar que o nome conste como “mal pagador” pode ser uma necessidade de extrema urgência dependendo dos juros desta dívida.

Porém, fazer uma obra por motivo estético ou comprar móveis novos sem necessidade, não são motivos pertinentes o bastante para se endividar. 

Mas nem tudo é negativo, fazer um empréstimo consignado significa rapidez, geralmente com média de 42 horas para a aprovação, mas também a forma de pagamento, é feita sobre os aspectos de longo prazo, estendendo a dívida por um bom tempo. 

Planejamento financeiro 

As taxas de juros também devem ser levadas em consideração, já que contará para o preço total do empréstimo. O valor devolvido ao banco não será  exatamente o mesmo valor solicitado ao banco. Por isso, para evitar o endividamento, é necessário prestar atenção no valor das parcelas.

Por exemplo, um parcelamento feito em 12 vezes de R$200 reais. A análise deve ser feita nos meses posteriores ao empréstimo, por isso o planejamento do orçamento financeiro é necessário, para não haver nenhuma surpresa desagradável no futuro. 

Importância de comparar 

Mesmo que o empréstimo consignado seja um dos tipos de crédito com uma taxa menor de juros é de grande relevância uma pesquisa por outros bancos.

Uma taxa de juros que seja menor tem o significado de maior poupança, já que os gastos dos empréstimos serão menores. De forma individual, a cada mês a taxa de juros baixa fazendo uma grande diferença no final, podendo chegar ao final do contrato com um desconto maior do que o previsto no início da dívida.

Emergência que leva a empréstimos

Em casos de emergência, onde o momento pode ser desesperador, os empréstimos consignados são de maior recorrência, porém nessas situações pode haver golpe, por isso a necessidade de buscar bancos e financeiras de seriedade.  

Lembrando que qualquer empréstimo, ainda que com menos burocracia seguem um mesmo padrão e possuem um processo que se inicia na análise de crédito até a transferência do valor requerido. 

No Brasil, o empréstimo consignado só pode ser oferecido por instituições financeiras que sejam cadastradas no Banco Central do Brasil. Isso garante a segurança e proteção do cliente até mesmo sobre outras modalidades de crédito.

É importante ressaltar que o usuário não deve compartilhar seus dados com bancos ou instituições financeiras que não sejam de confiança, principalmente aquelas que entram em contato por meios não oficiais.

Verifique a plataforma oficial da instituição que pretende solicitar um empréstimo consignado, e não passe informações pessoais sem checar. Ligue para o número oficial sempre.

São cuidados aparentemente simples, mas em um momento de apreensão e desespero são de extrema necessidade para evitar desconfortos e surpresas negativas futuramente.