A gestão de pessoas tem se tornado um processo cada vez mais estratégico dentro das empresas. Portanto, a todo momento surgem novidades que visam aprimorar a área de Recursos Humanos, tornando-a mais eficiente na tomada de decisão. Este é o caso do team building.
Neste artigo, você entenderá mais sobre o conceito e também como ele pode trazer benefícios, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento corporativo. Confira!
Mas, afinal, o que é team building?
Na tradução literal podemos dizer que o team building é a construção de equipe. Basicamente, esse é um processo projetado para melhorar as relações do trabalho realizado em equipe e também para solucionar os potenciais conflitos, impedindo que eles atrapalhem o alcance de metas dos profissionais.
O sucesso corporativo é, em muitas ocasiões, atrelado à consonância com a qual a equipe trabalha. O team building surgiu em meados de 1920, nos EUA, justamente quando os gestores começaram a perceber que a partir do momento em que a cultura organizacional e o sentimento de equipe estavam alinhados, melhor era a performance corporativa.
Como a metodologia contribui para o trabalho em equipe?
Existem diversas maneiras de aplicar o team building, desde atividades lúdicas até desafios, porém, todos objetivam a mesma coisa: desenvolver o espírito de equipe. Os ganhos são vários a partir disso, como conheceremos a seguir!
Aumento do engajamento
Ter atividades em equipe e que ajudem o time a se conhecer melhor contribui para o aumento do engajamento dos colaboradores. Como eles passam a ter mais confiança nos colegas e a se autoconhecer enquanto profissionais, isso se reflete diretamente no trabalho desenvolvido.
Afinal, a partir do momento que os colaboradores conhecem os pontos forte e fracos do seu trabalho em grupo, passam a enxergar melhor o que fazer para melhorar!
Melhoria na comunicação
As falhas na comunicação prejudicam o trabalho em uma empresa. Informações que não são repassadas e áreas que não conversam entre si atrapalham — e muito — o fluxo de trabalho.
Ao aplicar as técnicas de team building, a empresa promove uma integração maior de toda a empresa, mostrando que todos estão ali por um mesmo objetivo: o desenvolvimento do negócio, independentemente das metas pessoais.
Aumento da produtividade
A melhoria na comunicação, o reconhecimento dos pontos fortes e a integração da equipe ajudam no aumento da produtividade. Quando os colaboradores trabalham em direção a objetivos comuns, que estão claros e são alcançáveis, o alinhamento da equipe é maior.
Consequentemente, os profissionais conseguem produzir mais, além de também ter uma atuação de qualidade superior, o que gera resultados para a empresa e entrega valor aos clientes.
Resolução de problemas
Nem sempre um problema está atrelado ao trabalho da equipe. Muitas vezes ele pode vir de um profissional que não entendeu o processo ou depende de outra área para dar continuidade ao seu trabalho.
A intenção do team building é justamente quebrar essas barreiras e permitir que os problemas sejam solucionados com maior eficiência, fortalecendo a colaboração. Isso significa mostrar à equipe que cada profissional ali presente é peça-chave para o sucesso da organização.
A prática do team building ajuda a criar experiências poderosas de integração das equipes, permitindo que os profissionais ali presentes entendam a sua importância para o negócio e a empresa consiga manter alta a sua competitividade.
E então, ficou em dúvida sobre o assunto ou quer contribuir com a sua experiência? Deixe o seu comentário!
Texto produzido por Reachr