O que é team building e como ele vai contribuir para a equipe?

A gestão de pessoas tem se tornado um processo cada vez mais estratégico dentro das empresas. Portanto, a todo momento surgem novidades que visam aprimorar a área de Recursos Humanos, tornando-a mais eficiente na tomada de decisão. Este é o caso do team building. 

Neste artigo, você entenderá mais sobre o conceito e também como ele pode trazer benefícios, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento corporativo. Confira! 

Mas, afinal, o que é team building?

Na tradução literal podemos dizer que o team building é a construção de equipe. Basicamente, esse é um processo projetado para melhorar as relações do trabalho realizado em equipe e também para solucionar os potenciais conflitos, impedindo que eles atrapalhem o alcance de metas dos profissionais. 

O sucesso corporativo é, em muitas ocasiões, atrelado à consonância com a qual a equipe trabalha. O team building surgiu em meados de 1920, nos EUA, justamente quando os gestores começaram a perceber que a partir do momento em que a cultura organizacional e o sentimento de equipe estavam alinhados, melhor era a performance corporativa.

Como a metodologia contribui para o trabalho em equipe? 

Existem diversas maneiras de aplicar o team building, desde atividades lúdicas até desafios, porém, todos objetivam a mesma coisa: desenvolver o espírito de equipe. Os ganhos são vários a partir disso, como conheceremos a seguir!

Aumento do engajamento

Ter atividades em equipe e que ajudem o time a se conhecer melhor contribui para o aumento do engajamento dos colaboradores. Como eles passam a ter mais confiança nos colegas e a se autoconhecer enquanto profissionais, isso se reflete diretamente no trabalho desenvolvido.

Afinal, a partir do momento que os colaboradores conhecem os pontos forte e fracos do seu trabalho em grupo, passam a enxergar melhor o que fazer para melhorar!

Melhoria na comunicação 

As falhas na comunicação prejudicam o trabalho em uma empresa. Informações que não são repassadas e áreas que não conversam entre si atrapalham — e muito — o fluxo de trabalho.

Ao aplicar as técnicas de team building, a empresa promove uma integração maior de toda a empresa, mostrando que todos estão ali por um mesmo objetivo: o desenvolvimento do negócio, independentemente das metas pessoais.

Aumento da produtividade

A melhoria na comunicação, o reconhecimento dos pontos fortes e a integração da equipe ajudam no aumento da produtividade. Quando os colaboradores trabalham em direção a objetivos comuns, que estão claros e são alcançáveis, o alinhamento da equipe é maior. 

Consequentemente, os profissionais conseguem produzir mais, além de também ter uma atuação de qualidade superior, o que gera resultados para a empresa e entrega valor aos clientes. 

Resolução de problemas no team building

Nem sempre um problema está atrelado ao trabalho da equipe. Muitas vezes ele pode vir de um profissional que não entendeu o processo ou depende de outra área para dar continuidade ao seu trabalho.

A intenção do team building é justamente quebrar essas barreiras e permitir que os problemas sejam solucionados com maior eficiência, fortalecendo a colaboração. Isso significa mostrar à equipe que cada profissional ali presente é peça-chave para o sucesso da organização. 

A prática do team building ajuda a criar experiências poderosas de integração das equipes, permitindo que os profissionais ali presentes entendam a sua importância para o negócio e a empresa consiga manter alta a sua competitividade. 

E então, ficou em dúvida sobre o assunto ou quer contribuir com a sua experiência? Deixe o seu comentário!

Texto produzido por Reachr