música

O que é necessário para oferecer aulas particulares de música?

A música é muito valorizada e importante dentro da sociedade e por isso desde muito cedo ela já está presente na vida das pessoas, algumas vezes até mesmo enquanto estão no processo de gestação, a música é utilizada para acalmar e se conectar com o bebê.

Mesmo não sendo uma disciplina obrigatória, desde de 2008 pela lei 11.769 as escolas precisam incluir a música nos processos de aprendizagem para as crianças do ensino fundamental (6 aos 14 anos) e ensino médio (15 aos 17 anos).

Isso porque a música auxilia no desenvolvimento da criança, contribuindo para:

  • Expressão corporal;
  • Coordenação motora;
  • Foco;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Contato com diferentes culturas;
  • Memória;
  • Aprimoramento da linguagem.

Além disso, a música permite o sentir e entrar em contato com diferentes emoções sendo possível descrever ou acessar elas facilmente.

Contribuindo para o aperfeiçoamento dessa habilidade existem as escolas de música e ainda os professores que dão aulas particulares, ajudando individualmente cada aluno a progredir no aprendizado de um instrumento ou da própria voz.

Ao iniciar um negócio na área de aula particular o professor precisa investir em alguns requisitos que são básicos, mas, mais fáceis de serem realizados do que abrir uma escola de música.

Quer um investimento mais baixo a curto prazo, com um retorno melhor? Leia e saiba tudo o que é precisa para iniciar um empreendimento neste setor.

Decida os tipos de aulas

O modelo de aula particular é mais eficaz ao aprendizado do aluno, pois o professor consegue ter toda a atenção voltada ao crescimento e desenvolvimento dele, além de passar exercícios que são mais eficientes e desafiadores, promovendo um aprender mais divertido e efetivo.

As aulas podem ser de cântico ou instrumental, sendo que aula de cântico é voltada para o aprendizado do cantar bem, estimulando a afinação, ritmo e todos os cuidados com a voz para conservá-la hidratada e saudável sempre. Já as aulas instrumentais é para aprender a tocar instrumentos diversos, sejam eles de corda ou percussão.

É importante ressaltar que para ensinar é preciso saber fazer, compreendendo tanto a prática quanto a teoria, desse modo tanto a aula de canto quanto as aulas de violino e demais instrumentos musicais, precisam ser habilidades presentes no professor, para conseguir transmitir um conhecimento com técnica e qualidade.

Escolhendo e montando o espaço da aula

Após selecionar quais são as aulas que serem lecionadas o professor para promover uma aula de qualidade, precisa de um espaço que o permita.

Por isso, antes de realizar a locação ou montar o ambiente é importante que ele tenha:

  • Excelente isolamento acústico;
  • Espaço para instalação dos aparelhos;
  • Bom sistema elétrico;
  • Equipamentos e sistemas de segurança.

Um dos requisitos para instalação é o laudo SPDA, um documento que assegura a instalação correta de um sistema de para-raios que serve para controlar as descargas elétrica advindas dos raios e evitar acidentes graves que vão desde rachaduras e pequenos curtos até grandes explosões que podem comprometer a integridade física e o bem-estar de todas as pessoas que estão no local e em seu entorno.

Após verificada todas as instalações e suas documentações para garantir que estão todas regulares a locação de espaço comercial pode ser realizada com sucesso e máxima segurança tanto ao empresário quanto.

Caso a montagem do espaço seja em algum lugar residencial, os processos são mais simples, mas mesmo assim é preciso que ele tenha todas as características que permita ao aluno e ao professor a realização de uma aula de alta qualidade.

Equipando o estúdio

Para finalizar a montagem do projeto de aula particular o professor precisa inserir os móveis e todos os equipamento necessário para as aulas.

Com o desenvolvimento das tecnologias há aparelhos que são mais fáceis de serem adquiridos e utilizados, tornado as aulas mais dinâmicas e produtivas, como a caixa de som amplificada Bluetooth que serve para deixar o som maior e mais nítido dos aparelhos, facilitando no reconhecimento das notas certas e erradas e também na afinação do instrumento.

Por funcionar via Bluetooth não é necessário o uso de muito fios e fontes de energia, sendo um modelo mais prático, seguro e econômico, que permite ao professor utilizá-la em diferentes momento, tanto para fins profissionais quanto quanto para fins pessoais.

Dessa forma o empreendimento individual para aulas de música particular pode ser realizado com sucesso.