curto prazo

4 dicas importantes para investir na bolsa de valores a curto prazo

Quais são os pontos que devem ser considerados antes de investir na bolsa de valores à curto prazo? Se essa também é a sua dúvida, então vamos te ajudar com algumas dicas sobre o assunto!

Devido a pandemia do novo coronavírus, estamos acompanhando uma grande mudança não somente no comportamento das pessoas, mas também em diversos ramos do mercado, como o de ações, por exemplo.

Os negócios estão se adaptando e, hoje, conseguimos ver que empresas oferecem soluções para ir até o cliente, sendo possível realizar até mesmo teste de DNA no conforto de sua casa. 

Mas e a bolsa de valores? Será que vou perder meu dinheiro com investimentos para curto prazo no mercado de ações?

No momento de investir na bolsa de valores – ainda mais se você for iniciante ou se foi prejudicado devido a crise do coronavírus – é comum que muitas dúvidas surjam sobre o assunto, afinal, estamos falando do seu dinheiro.

Para te ajudar, separamos algumas dicas importantes sobre investimentos no mercado de ações a curto prazo. Confira a seguir!

O que é investimento de curto prazo na bolsa de valores?

O mercado de ações é baseado em ciclos de negócios. Investimentos no mercado de ações em curtos períodos são divididos em duas categorias:

  • Swing Trade: são operações na bolsa de valores que duram entre 1 e 90 dias;
  • Day Trade: esse tipo de investimento é de curtíssimo prazo, ou seja, as operações começam e terminam no mesmo dia;

A opção de comprar hoje e vender amanhã, ou qualquer outro tipo de negociação com um curto prazo, se enquadra na negociação de ações e não no investimento em ações. 

No entanto, os investidores também chamam essas negociações de investimento no mercado de ações de curto prazo.

Existem alguns prós e contras associados a esse tipo de negociação, e é recomendado que você pense nesse tipo de investimento na bolsa de valores, apenas se:

  • Você é um profissional que trabalha com isso de integralmente;
  • Você é capaz de identificar pontos de entrada e saída. 

Ou seja, você precisa estar familiarizado com a análise técnica das ações através de padrões gráficos e saber se posicionar no momento correto. 

Principais dicas sobre investimento na bolsa de valores à curto prazo

Se você deseja investir na bolsa de valores a curto prazo, é muito importante fazer uma boa análise e ter atenção no momento de aplicar o seu dinheiro em alguma ação. 

Veja a seguir algumas dicas que separamos e que podem te ajudar a ter bons resultados no investimento a curto prazo: 

1. Tenha disponibilidade de tempo 

Ter um tempo dedicado para fazer seus investimentos na bolsa é fundamental, principalmente quando falamos em operações de curto prazo. 

Isso porque o mercado de ações sofre com diversas oscilações durante o dia, sendo necessário ter muita atenção para não perder oportunidades. 

Por mais que existam corretoras que oferecem ferramentas que ajudam a fazer essa análise das operações, no caso do Day Trade, é necessário que o investidor faça o acompanhamento das variações. 

Caso não faça, ele pode correr riscos de perder dinheiro, já que podem ocorrer grandes elevações de preços. 

2. Conheça a Análise Gráfica

Também conhecida no mercado como Análise Técnica, a Análise Gráfica é essencial para os Day Traders (investidores na opção Day Trade), pois é através dela que é possível identificar oportunidades de ganho. 

Esse método trata-se de analisar gráficos com as oscilações de preços das ações que ocorrem durante o dia. 

Para conseguir fazer isso, um estudo é feito ao acompanhar os padrões de comportamento para que encontre pontos de entrada e também de saída dos ativos. 

Assim, é possível ter gatilhos sobre quando, supostamente, seria o melhor momento para efetuar novas compras ou vendas das ações.

3. Crie e mantenha uma rotina

Ser um investidor em Day Trade irá exigir que você tenha muita disciplina e paciência. 

Para que você consiga obter bons resultados, será necessário criar e manter uma rotina muito bem definida. Durante um dia, é fundamental que você: 

  • Verifique os gráficos;
  • Leia as notícias relacionadas às empresas;
  • Reavalie suas operações do dia anterior e faça análises se suas estratégias foram bem executadas;
  • Busque por possíveis oportunidades na análise técnica;
  • Faça o monitoramento das mudanças de preços;
  • Evite realizar transações no calor do momento, sem analisar e observar suas estratégias;
  • No final do dia, avalie tudo o que foi feito e apure seus resultados. 

4. Diversifique os seus investimentos 

Uma forma comum de perder dinheiro com ações é fazendo todo o investimento em apenas um ativo. 

Isso é arriscado e pode proporcionar grande prejuízo, afinal, todo o seu capital estará comprometido em apenas uma ação. 

Por esse motivo, é muito importante ter uma carteira diversificada de ações e dividir o seu capital em fatias de uma forma estratégica e racional. 

Conclusão

Alguns anos atrás, investir na bolsa de valores a curto prazo era uma estratégia realizada apenas por investidores com uma ampla experiência em investimentos no mercado de ações. 

Hoje em dia, essa opção tornou-se mais acessível devido às ferramentas para aplicação financeira, fazendo que cada vez mais novos investidores iniciantes apostem em operações de curto prazo.  

No entanto, antes de começar a investir no mercado de ações, busque por conhecimento e estude muito para compreender o mercado de ações. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim e que em breve você consiga obter os resultados que deseja como investidor na bolsa de valores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog UpSites, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.