O que é e para que serve a contabilidade?

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre para que serve a contabilidade e não sabem bem qual é a sua principal função.

Se você é uma dessas pessoas e tem dúvidas em relação à profissão, então continue lendo este artigo pois falaremos as principais questões em relação à função.

A primeira que já pode ser dita de maneira bem clara é que a contabilidade é uma arma crucial no controle e gestão de uma firma.

Através da contabilidade, é possível obter muitos dados relevantes para que se possa tomar uma decisão acertada.

Continue lendo para saber mais.

O que é e para que serve a contabilidade?

Saber para que serve a contabilidade é crucial, ainda mais se você tiver uma empresa.

Isso porque a profissão não é apenas um privilégio mas uma obrigação dentro do ramo empresarial.

Através de uma estrutura contábil eficiente uma empresa pode facilmente conseguir se destacar no mercado diante dos seus concorrentes.

Um contador tem um papel vital dentro de uma empresa que é:

  •  Registrar;
  • Organizar;
  • Demonstrar;
  • Analisar;
  •  Acompanhar;

Portanto, quando esses papéis são bem-feitos, e a contabilidade bem executada,  a empresa acaba tendo para si uma ampla noção sobre seus ativos e passivos e assim, os gestores podem tomar decisões precisas para seu negócio.

O contador ainda pode trabalhar como um consultor para guiar o gestor em suas melhores decisões.

Desde a abertura de uma empresa até sua expansão, ter um contador como apoio é importante para garantir estabilidade.

Isso porque o profissional contábil entrega todas as informações necessárias em relação a:

  • Normas tributárias;
  • Tipo de sociedade;
  • Estratégias para menores encargos de tributos;
  • Riscos de negócio;

Qual É A Função Da Contabilidade?

Na contabilidade o contador tem o papel de fazer a análise de desenvolvimento do negócio, fazer o controle de imposto, realizar a elaboração e execução do planejamento de tributos e dos tipos de sociedade, além de pensar em como irá diminuir os encargos e os riscos do negócio.

Sendo assim, a função da contabilidade é analisar o negócio, fazer o controle dos impostos, entre muitos outros pontos.

Um contador sempre dará a prioridade para o fisco para assegurar que a empresa fique dentro da lei.

As duas principais funções da contabilidade dentro de uma empresa é planejar e controlar.

O controle é em relação a monitoração de relatórios contábeis que permite com que a empresa veja se o empreendimento está dentro das normas vigentes e segundo as diretrizes que foram determinadas.

Já o planejamento se dá pelo conjunto de tomadas de decisões que fazem com que ações futuras acabem sendo dentro do plano de orçamento estipulado.

Áreas da contabilidade

Por se tratar de uma profissão tão abrangente, o contador pode prestar inúmeros tipos de serviços em diferentes setores.

Dependendo de qual seja a demanda da empresa, um contador com diferentes domínios além da contabilidade tradicional, pode se fazer necessário.

Por exemplo, um contador que atua na área de auditoria, acaba sendo responsável por fazer a análise de documentos, registros e livros para se certificar se as transações que foram registradas, estão corretas.

Já quem trabalha com perícia contábil pode ser contratado por empresas ou por designação judicial para elaborar laudos relacionados à contabilidade de organizações nas quais talvez enfrentam problemas de finanças causados por erros de gestão.

Já para saber para que serve a contabilidade na área de análise financeira e econômica, é preciso que você saiba que esse profissional irá atuar por meio de um relatório.

Através desse relatório, o contador faz a exibição e avaliação do patrimônio de um empreendimento.

Por meio disso, ele faz a relação de informações relevantes que serão entregues aos gestores para que os mesmos, consigam se planejar melhor em suas decisões.

Assim, tanto o seu negócio como o seu investimento poderão ser melhor guiados.

O contador que faz parte da área de assessoria contábil, ele consegue avaliar todo o dia a dia de uma firma para que anote pontos que podem agregar a gestão de finanças de um negócio.

São muitas as chances de atuação da contabilidade, por isso sua função acaba sendo variada.

Conclusão

Por fim, pudemos ver então para que serve a contabilidade em geral, mas em principal, para que ela serve dentro de uma empresa.

Esta é uma profissão muito importante em especial para quem é empreendedor, pois fazer com que uma empresa evolua, é o papel principal de qualquer um que tenha um negócio.

Sendo assim, cabe à contabilidade ajudar nesse processo para que tudo se torne mais fácil, desde a organização até as tomadas de decisões.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe-o em suas redes.

 

William Mendes é consultor de Marketing na LogosBR, graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua no mercado de Marketing Digital desde 2014, atendendo empresas da China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *