O poder das avaliações Google Meu Negócio

Você sabe o que são as avaliações feitas no Google Meu Negócio e o poder de influência que elas exercem no seu público consumidor? Muitos comerciantes desconhecem os benefícios de figurar na plataforma de serviços gratuitos do Google para empresas.

De igual modo, a maioria não sabe que o Google Meu Negócio tem um sistema de avaliações com muitos benefícios para o seu marketing na internet. Na prática, todo negócio que tem suas informações listadas no serviço, sai na frente dos resultados de buscas.

Entretanto, quando uma empresa ganha uma  avaliação dos clientes e conhecedores da marca, ela tem uma vantagem maior ainda. Pense o seguinte, você quer comprar um celular novo e fica indeciso quando visita inúmeras lojas de comércio online.

São tantas ofertas e tantos benefícios que fica difícil escolher. Mas finalmente você encontra o modelo ideal e parte para a compra. E agora, em qual loja devo confiar os meus dados de compra, qual é a reputação dela?

Uma das maneiras de decidir ou verificar a reputação é comparando as avaliações da loja ou do serviço que você comparou. Por exemplo: A loja A tem 60 avaliações de clientes e a loja B tem 40 avaliações apenas. Qual você escolhe?

Porém, ao analisar as avaliações recebidas você percebe que: A loja A tem 40 avaliações positivas e 20 negativas. A loja B tem 35 avaliações positivas e 5 negativas.

Sua escolha óbvia deve ir para a loja B, pois ela tem apenas 10% de avaliações negativas em contrapartida a loja 1 que tem 30% de negatividade nas notas recebidas. 

Criando informações no Google Meu Negócio

Como pode ser visto, as avaliações de clientes são muito importantes em qualquer mercado, e quando se trata do Google, o peso das notas deixadas pelas pessoas, valem muito mais.

Por isso é sempre necessário que você veja as avaliações do serviço/empresa que for utilizar, seja uma clinica de psiquiatra Dr Jefferson em Santana SP ou qualquer outra frente de trabalho.

Bom, sabemos que a popularidade de uma marca está intimamente ligada à percepção que as pessoas fazem dela. E quando se trata de um serviço tão popular, vale mais ainda.

Principalmente, quando tomamos a iniciativa de fazer propaganda gratuita no Google e seus serviços. Sim, pois é exatamente isso que vai acontecer.

Então, vamos criar um método natural para as pessoas fazerem propaganda grátis da sua marca, com o uso das avaliações feitas na página do Google Meu Negócio.

Vamos à prática?

Primeiro, se você ainda não usa os serviços do Google Business, cadastre-se no endereço www.google.com/business e siga as etapas de aprovação. Pode demorar até 15 dias até a aprovação final. Após, entre com as informações do seu negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, insira as informações básicas do seu negócio, por exemplo,

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone
  • Site. 

Depois disso, será preciso verificar sua conta inserindo um código que será enviado por correio ao endereço do seu negócio. Essa etapa é necessária para disponibilizar todas as funcionalidades do GMN.

Depois que as informações da sua empresa forem adicionadas, será possível acessar seu painel para começar a personalizar sua página de informações de negócios. É nesse ponto que você pode realmente fazer a diferença.

Não incorra no erro de adicionar o mínimo de detalhes necessários e depois abandonar, como muitos o fazem. Você estará perdendo dinheiro, acredite. Então, aperfeiçoe ao máximo suas informações.

Se você aproveitar corretamente os recursos do Google Meu Negócio, ele pode levar a um aumento nas suas vendas e na lealdade dos seus clientes.

Enquanto isso, você pode continuar e criar sua página Google e adicionar suas melhores informações, nisso incluso, os seus produtos e serviços. Aliás, nessa etapa é possível criar um site gratuito com hospedagem grátis nos serviços do Google também.

Obs.: O seu site Google já fica visível na internet, mesmo antes da aprovação do Google. Ademais, é bastante intuitivo e basta seguir as informações na aba lateral do Painel de administração. Pronto, o seu sucesso depende apenas de visitantes e interações.

Isso não significa que você vai alcançar a primeira página do Google apenas porque se cadastrou e adicionou suas melhores informações de negócio e imagens de produtos.

Vai um pouco além de apenas adicionar informações e listar os produtos e serviços comercializados. Mas, com certeza, isso vai te ajudar muito a ganhar da sua concorrência.

Afinal, quanto mais presença sua marca tiver na internet, mais apontamentos para o seu site ou sua loja. Logo, você que tem um pequeno comércio, precisa criar sua página de informações nos serviços Google e dessa maneira vai poder vender mais na internet.

De igual modo, você que é um prestador de serviços e pretende anunciar serviços no Google de graça, passou da hora de conhecer essa facilidade.

Criando avaliações no Google Meu Negócio

Enfim, você criou sua página no Google Business, e agora chegou a cartinha de confirmação pelo correio. Próximo passo, digite o código de confirmação para provar que foi você a cadastrar sua empresa.

Pronto, agora suas informações de negócio já podem ser mais visíveis nas buscas do Google. Digo mais visíveis porque, mesmo antes de chegar a carta de confirmação, o seu site Google já estava no ar.

Foi assim que aconteceu com, por exemplo, o depósito patez em Embu das Artes, bem como com tantas outras empresas. E espero que tenha aproveitado para divulgar o link do seu site grátis que você criou, nas suas redes sociais.

Nesta etapa, como sua empresa já está listada no Google Maps suas informações estão abertas para o seu público consumidor. Você precisa então de obter as avaliações que necessita para conseguir mais vantagens competitivas.

Conseguir avaliações no Google é uma das coisas mais importantes para um melhor posicionamento. Isso porque, este é um dos critérios mais valiosos para o Google.

Além das avaliações serem uma propaganda positiva para as pessoas que te encontram, elas sempre olham se a sua empresa tem boas avaliações.

Além disso, essa simples ação do cliente mostra para o Google que você é um perfil ativo e merece estar nas primeiras posições orgânicas.

Sendo assim, quanto mais avaliações no Google Maps você tiver da sua marca no Google, maiores as chances de você estar nas primeiras posições orgânicas do Google.

Para tanto, observe que ao abrir o painel de administração do Google Business, logo na página principal, a direita, procure pelo item Compat. form. de avaliação. IMG. Quando fizer isso, copie o código e compartilhe nas redes sociais.

E mais, com o código copiado, escreva um e-mail para os seus clientes e explique o motivo do e-mail. Explique por que você precisa das avaliações Google Meu Negócio e peça para que avaliem você ou os seus serviços. Ao final do texto, cole o seu código de avaliação.

Como pedir novas avaliações Google Meu Negócio

Outro método mais eficaz é o telefone, onde o assunto pode ser mais direto. Quando em contato com o seu cliente, peça para que ele procure sua empresa no Google e faça uma avaliação.

Caso ele solicite, envie o código no e-mail ou mesmo no WhatsApp do seu interlocutor.

O não você já tem, então não custa ligar e pedir. Pode até explicar os seus motivos, as pessoas gostam de sinceridade e gostam mais ainda de se sentirem úteis.

Logo, se mostrar a utilidade das avaliações e como elas afetam o seu negócio, é claro que vão avaliar. Nos seus cartões de visita, adicione uma linha com a frase – Avalie nossa marca no Google. Muitos vão se dar ao trabalho de procurar e avaliar, acredite.

Repita o processo nos seus perfis de redes sociais. Vai te custar algum valor fazendo isso? Quando muito, uma nova avaliação para você curtir e responder. Em tempo, responda a todas as avaliações que receber na sua página do Google Meu Negócio.

É uma propaganda grátis no Google muito mais fácil que criar anúncios de venda todos os dias.

Considerações finais

Viu que aparecer no Google Maps não é difícil, e menos ainda obter boas avaliações para a sua empresa nas buscas do Google? Quando sua empresa está no Mapa do Google ela é encontrada mais facilmente.

Isso porque, o Google privilegia a informação que responde a pergunta digitada no campo de busca do seu buscador. Por isso, a importância da adição de informações relevantes.

E o mais importante, obter cada vez mais avaliações de clientes para que outros se sintam à vontade para comprar de você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog do Convidar, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.