segurança do trabalho

O mercado de epi e as normas de segurança do trabalho

Existem várias técnicas utilizadas em setores de produção, seja em indústrias, na construção civil ou outros tipos de segmentos que previnem riscos de acidentes e protegem os colaboradores de uma série de perigos existentes, trata-se da segurança do trabalho.

Você sabe qual a importância de métodos e acessórios de prevenção e proteção em vários tipos de atividade empregatícia?

Afinal, Segurança do trabalho não é apenas uma forma de evitar acidentes, mas também uma obrigação que garante o melhor desempenho e a alta performance dos colaboradores.

Por isso, confira no artigo a seguir mais informações sobre alguns tipos de acessórios, seus desempenhos e opções que atendem com eficácia e garantia de sucesso a demanda de cada cliente.

Antes de começar

O primeiro passo antes de começar a trabalhar em uma nova empresa, é passar por um médico especializado para saber se você está apto para a atividade e a função desempenhadas.

De acordo com as leis vigentes no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a respeito das previsões na Consolidação das Leis do Trabalho (conhecido como CLT).

É preciso fazer o controle das condições do trabalhador por meio de Exame admissional (como recomenda o artigo 168).

As despesas relacionadas a essa etapa são de total responsabilidade do empregador, como determinam as normas nacionais.

Além disso, ela é fundamental para qualquer empregado que começa sua nova jornada em um novo ambiente ou função, mesmo que dentro da mesma empresa.

Função especializada

Tanto nas questão de condições físicas quanto na capacidade mental e emocional de lidar com o trabalho, o colaborador é avaliado.

Para que ele não receba mais funções ou performances do que é capaz de oferecer a empresa.

Esse exame deve ser realizado por um profissional adequado e devidamente especializado em Medicina do trabalho.

Pois isso garantirá uma análise certeira por meio de exames físicos, mentais e um questionário com perguntas diversas.

Outro processo muito importante é o de exame demissional,  que, conforme prevê a legislação, determina a necessidade de um exame médico também no momento em que o colaborador é demitido.

De forma a constatar em quais condições de saúde ele está deixando a empresa. Isso evita uma série de problemas entre colaboradores e antigos contratantes.

Consultoria

Os serviços e as obrigatoriedades relacionadas à segurança no ambiente de trabalho se estendem para diversos setores e devem ser levados em consideração com muita seriedade e responsabilidade.

Pois a negligência com esses itens pode acarretar em acidentes e situações irreversíveis para a saúde do colaborador e para a imagem da empresa.

Por isso, contratar serviços de Consultoria em segurança do trabalho para que as empresas sejam auxiliadas com relação ao cumprimento.

E à implementação das normas de prevenção e proteção é uma alternativa muito recomendada, inclusive em uma consultoria digital.

Isso possibilita maior eficiência dentro do estabelecimento e garante a preservação da vida de cada um dos colaboradores.

Acessórios importantes

Você deve concordar que a cabeça e o crânio são áreas muito importantes do nosso corpo e que, portanto, merecem ser protegidas de forma redobrada,

Por isso, deixar de usar um equipamento de proteção individual como Capacete de segurança é colocar a vida em risco, especialmente em ambientes da construção civil.

Não é por acaso que eles são tão procurados, já que evitam uma série de lesões e acidentes causados por quedas e perfurações. E que podem ser incapacitantes ao trabalhador.

Além disso, contra as consequências de queimaduras, choques e impactos diversos, o capacete protege outras partes do corpo, como ombros, pescoço e rosto.

De baixo para cima

Assegurar a proteção dos pés também é muito importante, pois várias situações podem gerar quedas e impactos.

Que causam lesões nos dedos, calcanhares, na sola, etc. Por isso, a procura por Bota de segurança é muito grande.

Esse utensílio, fundamental em muitos tipos de ambiente de trabalho, consegue oferecer alta performance, durabilidade e proteção de primeira.

Feito geralmente com borracha extremamente resistente, essas botas conferem a segurança necessária em muitos procedimentos.

Além disso, elas protegem contra:

  • Queda de materiais nos pés;
  • Queda sobre piso molhado;
  • Descargas elétricas;
  • Queimaduras;
  • Acidentes e lesões com pregos, vidro, etc.

Seja como for, o importante é sempre utilizar os EPIs recomendados para cada tipo de situação e prestar atenção em todos os procedimentos necessários.

Para que a produtividade em seu negócio esteja de acordo com as normas estabelecidas pela lei.

Isso faz com que os colaboradores tenham mais qualidade de vida, bem-estar e alto desempenho. Além disso, mostra que a empresa respeita a segurança de todos os envolvidos em seus serviços.