Manutenção e peças importantes para diversos estabelecimentos

A importância de uma manutenção preventiva, em qualquer peça, consiste em evitar que apareça qualquer tipo de problema ou falha que impeça a produção no setor industrial, comercial ou outros.

Manutenções preventivas são ações remediativas, isso não quer dizer que será realizado algum conserto de equipamento e, sim, uma medida de precaução.

Essa manutenção é essencial em algumas setores como aviação, informática, indústria e softwares de controle, garantindo o funcionamento dos equipamentos, confiabilidade e segurança.

Essa é uma modalidade de manutenção que vem crescendo de modo eficaz, conservando o funcionando dos aparelhos e maquinário, garantindo assim:

  • Equipamentos sem falhas;
  • Manutenção programada;
  • Possibilita funcionamento com estoque reduzido;
  • Praticidade;
  • Confiabilidade.

A manutenção preventiva tem o intuito de diminuir possíveis falhas, de não prejudicar o equipamento, garantindo o pleno funcionamento dele, sem perder seu desempenho ou desgastes prematuros.

Devido o fato dela ser programada, concede um controle melhor das tarefas dentro da empresa, isso decorre porque já tem um prévio conhecimento dos itens ou recursos necessários que garantem a operação.

Assim, alinhando os procedimentos, ela prevê o consumo de insumos (gastos com peças e mão de obra), concedendo que a instituição trabalhe com o estoque reduzido sem utilizar equipamentos retirados de outro lugar.

Vale ressaltar que a manutenção preventiva ainda é menor se comparada com as intervenções corretivas. Lembre-se, é mais válido inspecionar, ou fazer uma troca rápida de uma peça, com o equipamento funcionando do que esperar quebrá-lo para arcar com um conserto — a segunda opção é mais onerosa do que a primeira.

Exemplificando, algumas fábricas produzem itens por meio de maquina de costura industrial, toda sua produção têxtil e seu lucro gira em torno delas.

Entretanto, se o dono não investe em uma manutenção preventiva, logo, alguns de seus aparelhos começam a apresentar problemas e deixam de funcionar, resultando em gastos com peças, conserto e mão de obra, como também no atraso da produção.

Agora, se esse mesmo empresário investisse em manutenção preventiva provavelmente o quadro seria outro. Pois a manutenção seria programada regularmente, a inspeção duraria tempo hábil sem precisar parar a produção e, talvez, somente precisaria trocar algumas peças para máquinas de tecido. Tudo muito prático e sem algum custo além do planejado.

Sendo assim, ela se torna prática e barata, diminuindo muito as chances de quebra e aumentando sua vida útil e sua disponibilidade, caso contrário, afetará diretamente a produção e lucros serão diminuídos.

A confiabilidade deriva por garantir que o maquinário funcione perfeitamente, porque, a cada intervalo de inspeção, não impacta a operação da instituição, minimizando suas perdas.

Contudo, a manutenção preventiva não impede que falhas ocorram, isso são fatores inesperados e, nesse caso, é preciso recorrer a intervenção corretiva, no entanto, isso não altera o fato que a manutenção preventiva reduz infortúnios, garantindo a confiabilidade da máquina.

Por que fazer a manutenção preventiva de geradores de energias?

O objetivo principal da manutenção preventiva de geradores de energia é antecipar qualquer falha ou parada repentina por inviabilidade do gerador, pois, caso falhe, prejudicará suas atividades e danificará o equipamento. A manutenção preventiva nos geradores apresenta algumas vantagens.

Aumenta a vida útil do gerador, assegurando uma maior durabilidade do equipamento, resultando em um desempenho dentro de suas funcionalidades por um longo tempo.

Consegue gerar economia, pois detecta antecipadamente qualquer problema, resultando em uma redução de custos em comparação na contratação de uma empresa especializada em consertar gerador de energia.

Dessa forma, assegurando a entrega do serviço e suprindo qualquer falha de energia que possa ocorrer, ou seja, em caso de uma cirurgia e ocorrer uma falta de eletricidade no hospital, o gerador em bom estado e com a manutenção preventiva em dia, passará a suprir, sem problemas, a energia elétrica.

Portanto, é extremamente necessário realizar a manutenção preventiva desse aparelho, porque é um fator crucial para dar continuidade a qualquer evento que demande de eletricidade sem interrupções.

O que é o teste de estanqueidade?

O Teste de estanqueidade GLP é um procedimento utilizado à avaliação de qualquer tipo de vazamento de gás existente na tubulação realizada por intermédio de uma pressurização com ar comprimido.

Esse equipamento faz pressão em toda a tubulação de gás e monitora, auxiliado com um aparelho chamado manômetro, se a medição da pressão diminuiu, em caso de afirmação, então há um vazamento na tubulação.

Com esse aparato o profissional consegue saber quanto gas glp (gás liquefeito de petróleo, mas conhecido como o gás de cozinha) ou água está vazando, ao mesmo tempo, analisa a abordagem para reparo.

Geralmente esse reparo é feito com a aplicação de resina na tubulação de gás, cessando o vazamento. Se esse procedimento não adiantar, a substituição de toda a tubulação deverá ser realizada.

Esse teste é uma manutenção preventiva onde tem o objetivo de verificar possíveis vazamentos e é uma exigência do Corpo de Bombeiro.

A inspeção dos canos comerciais ou industriais, segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de número 15358, deve ser realizada em um intervalo de 12 meses para os tubos que jamais apresentaram problemas. Aos que já, o recomendável são 6 meses.

A manutenção preventiva está presente em todas os maquinários de fábricas, indústrias e demais ramificações e são de extrema importância para o funcionamento da empresa, de qualquer porte, e para o empresário minimizar gastos e contribuir ao lucro.