Qual é a melhor moto para quem está começando a dirigir?

Escolher a primeira moto é uma decisão muito importante. A ineficiência do transporte público, os congestionamentos gigantescos e o preço alto dos combustíveis têm influenciado muitas pessoas a optarem pelas motocicletas.

No entanto, se você está pensando em entrar no “mundo de duas rodas”, primeiramente deve estar atento a uma série de fatores para garantir seu conforto e, especialmente, sua segurança. E, nesse sentido, o capacete será o seu principal aliado.

Além de ser obrigatório pela legislação brasileira, o capacete é indispensável para garantir a sua segurança em caso de tombos e quedas.

Outros acessórios que não podem ser dispensados pelos motociclistas iniciantes e também pelos mais experientes são as botas e as luvas. Esses itens garantirão proteção para os pés e mãos em casos de colisões.

De todo modo, é preciso deixar claro que não existe a melhor moto para quem está começando. Há, sim, alguns modelos que são bons dentro de suas propostas, mas caberá ao futuro motociclista encontrar aquela que tenha a ver com seu estilo e sua necessidade.

Pensando nisso, criamos esse artigo para ajudar você nessa tarefa de encontrar a melhor moto para um iniciante, com modelos que atendem a diferentes critérios. Boa leitura!

O que considerar antes de adquirir sua primeira moto?

O primeiro critério a ser considerado antes de escolher uma moto é o orçamento. Quanto você pode ou está disposto a pagar? O segundo é a finalidade. Por qual motivo você está pensando em comprar uma moto?

Se ela será sua fiel companheira no dia a dia, precisa ser bem econômica e ter uma manutenção simples. Afinal, seu meio de transporte principal não pode, de maneira alguma, acabar te deixando na mão, não é mesmo?

Se não for, vale a pena apostar no conforto, mesmo que para isso seja necessário gastar um pouco mais com combustível ao longo do mês.

Quatro melhores motos para iniciantes

Para chegar às quatro melhores motos para iniciantes, consideramos itens como economia de combustível, facilidade de revenda e disponibilidade de peças para reposição. Sendo assim, confira a lista a seguir:

1 – Honda Biz

A Honda Biz não precisa de nenhum tipo de apresentação. Ela foi desenvolvida em 1998, especialmente para o mercado brasileiro, e é um sucesso desde então. Durante esses anos, ela evoluiu bastante, ficou mais:

  • Bonita;
  • Confortável;
  • Econômica;
  • Potente.

É uma moto robusta e entrega comodidades próprias, como o compartimento para um capacete sob o banco e a embreagem automática. Atualmente, ela está disponível em duas versões: 110 e 125 cilindradas.

2 – Honda CG 160 Fan

É praticamente impossível falar das melhores motos para iniciantes sem mencionar a Honda CG 160. Afinal, ela é disparada a moto mais vendida no Brasil. Certamente, a família CG já foi a primeira moto de milhões de motociclistas.

Atualmente ela está disponível em quatro versões: a top de linha Titan, a intermediária 160 Fan, a simplória Start e a Cargo, voltada para o uso profissional.

3 – Chopper Road 150

Para aqueles que não querem abrir mão do estilo e gostam de atrair olhares mesmo rodando em uma moto que não seja de alta cilindrada, a Chopper Road 150 é uma ótima pedida.

Ela veio para ocupar o espaço deixado pelo Suzuki Intruder 125 e traz alguns componentes do modelo, que deixou de ser fabricado em 2016.

A Chopper Road agrada pelo estilo clássico (tanque em formato de gota e farol redondo), pelo toque de modernidade e pelo desempenho do seu motor.

4 – Fazer 250

A lista não poderia ser concluída sem uma moto para iniciantes com motor de 250 cilindradas. Motos dessa categoria, tradicionalmente, são uma excelente pedida, pois conseguem equilibrar economia e potência.

Elas encaram as rodovias com tranquilidade e podem ser facilmente utilizadas para aventuras mais rápidas ou longas.

Texto: Gustavo Marques