Montando um restaurante de sucesso

Os bares e os restaurantes estão em expansão no Brasil. E é observável essa expansão com o aumento das opções de restaurante delivery e de outros locais para fazer uma “social” ou então um happy hour com os amigos.

E essa expansão não é por menos, somente em 2015,. segundo a IFB – Institute Food Service Brasil, esse setor arrecadou cerca de R$ 60 bilhões e tem uma previsão de aumento de 7,7%.

Outro fator do aumento dos restaurantes é que a paixão pela cozinha de muitas pessoas as levou para o ramo alimentício. Porém, nem sempre paixão é suficiente para fazer com que um restaurante tenha sucesso.

É preciso controle de orçamento a risca e investimentos que vão desde o sistema de automação comercial até os equipamentos de cozinha industrial. E este artigo abordará alguns pontos-chave para que a abertura de um restaurante tenha sucesso.

Dicas para a abertura do seu restaurante

Existem inúmeros detalhes que um restaurante deve ter para que tenha sucesso, e vamos listar alguns desses pontos extremamente importantes para o desenvolvimento de um empreendimento bem sucedido. Confira abaixo.

1. Entenda se a cozinha é para você

Essa frase é no sentido de que nem sempre um bom cozinheiro é um bom empreendedor na cozinha.

Isso, porque a paixão pela cozinha não é suficiente para manter um estabelecimento. É preciso se acostumar com uma rotina bastante agitada, pois o maior movimento nesses locais costuma ser aos finais de semana, feriados e noite.

Além do mais, há a preocupação com o estoque, a manutenção de equipamentos, a confecção de uniformes profissionais e assim por diante.

2. Atente-se para a burocracia

Entendendo que a cozinha é para você, é importante formalizar o restaurante. E, para formalizar, existem diversas etapas, mas para esse tipo de estabelecimento as regras mais importantes são as regulamentações sanitárias.

Cada município tem regras próprias, por isso que é preciso ir à vigilância sanitária para saber os documentos necessários e quais são os parâmetros necessários como a instalação de equipamentos, colocação de mesa de aço inox e outros elementos.

3. Estude sua região

Um dos pontos mais importantes para que o empreendedor consiga ter um empreendimento de sucesso é a localização.

Além de escolher um local, é importante saber como o público se relaciona com aquele ambiente, pois, assim, será possível definir o horário de funcionamento do seu estabelecimento para lucrar mais..

Outro fator relevante para o estudo da região onde está o seu restaurante é saber que tipo de público irá atender. Se for um público mais abastado, significa que os hábitos culinários são diferentes e portanto o seu mix de produtos será diferente e também o seu preço.

Se for em regiões mais periféricas, terão outro tipo de alimentação e, portanto, outro mix de produtos e, consequentemente, alteração no preço. Assim, antes de qualquer investimento em camisetas promocionais e equipamentos, entenda a sua região para que seu marketing seja efetivo.

4. Estude os concorrentes

O próximo passo é saber quais são os restaurantes que concorrem pelo mesmo público que você e o que eles oferecem, Verifique o que estão fazendo e se estão investindo na venda por quilo, ou à la carte e, então, busque estratégias diferenciadas.

Pontos que alavancarão seu restaurante

De olho em todas as dicas acima, há duas que vão fazer com que seu restaurante seja extremamente requisitado. O primeiro é um ponto externo e o outro interno. Estamos falando de marketing e controle de estoque.

O marketing é uma ferramenta extremamente importante que fará com que seu faturamento dê um grande salto. Investir no marketing é fazer com que sua empresa consiga um posicionamento dentro do mercado.

E isso acontece por meio de diversas formas que vão desde o uso maciço das redes sociais com elementos de vídeo e design até a construção de folders, cardápios bem elaborados e limpos, cartões fidelidade e outros.

Um bom marketing garante ao seu restaurante:

  • Posicionamento;
  • Faturamento;
  • Atração;
  • Credibilidade.

Outro aspecto é o controle do estoque, que está relacionado à compra de produtos com fornecedores de qualidade e que entreguem um produto fresco e que tenha um preço acessível e justo.

Também é preciso comprar uma quantidade correta, nem muito nem pouco, permitindo que o restaurante funcione sem parar. Uma boa forma de controlar o estoque é o uso de sistema para restaurante de controle de estoque.

Apesar de ser uma tarefa árdua, empreender no restaurante pode ser um sucesso trabalhando muito e prestando atenção em cada detalhe.