Agência de Marketing Digital: como escolher

Escolher uma agência de marketing digital não é tão fácil quanto muitos pensam. Afinal, existe uma grande quantidade delas no mercado e cada uma apresenta características que se aplicam, ou não, ao que uma empresa busca. 

Então, como fazer para escolher a melhor agência para o seu caso?

Esta dúvida teve início após o conceito de marketing digital surgir e, com o termo, o surgimento de profissionais capacitados para colocá-lo em prática. 

Esse tipo de marketing possui diversas estratégias e ações que, quando bem aplicadas, ajudam o site a ter uma boa colocação nos resultados de busca.

Mas por que uma empresa ou empreendedor gostaria de alcançar isso? Segundo os dados observados, as primeiras páginas do resultado de busca são as mais acessadas pelos internautas. 

Ou seja, as chances de alguém acessar a página e se torna um seguidor e cliente fiel são muito maiores.

Os resultados podem ser realmente surpreendentes quando o marketing digital é aplicado corretamente. Entretanto, alguns empreendedores acabam desistindo da aplicação desse marketing após tentarem aplicar suas estratégias e ações por conta própria. 

Este é um erro muito comum, já que muitos acreditam que ações que servem para um, também servirá para todos. Entretanto, antes de aplicá-las, é preciso conhecer bem o negócio, seu público-alvo e qual objetivo deseja alcançar. 

Quem melhor para fazer essa análise e aplicar corretamente essas estratégias e ações? Uma agência de marketing digital! Quer saber como escolher a melhor para o seu negócio? Então veja as dicas a seguir.

O que levar em consideração na hora de escolher a agência de marketing digital?

Quando uma agência digital é escolhida de forma correta, os resultados obtidos serão surpreendentes. Com isso, o negócio terá um crescimento de acordo com o que se espera ou até maior. Por isso é tão importante não errar nesse processo de escolha. 

Desse modo, uma forma de conseguir sucesso é antes de contratar a agência responder alguns questionamentos.

A agência digital tem de estar próxima fisicamente do seu negócio?

Não. É verdade que algumas reuniões serão necessárias entre a agência e seu negócio. Mas isso pode ser feito por meio dos diversos recursos tecnológicos existentes, o que dispensa a necessidade da proximidade física. 

Nesse cenário, as conferências podem ser feitas utilizando-se o Google Hangouts, Skype entre outras ferramentas.

Entender como a agência de marketing digital faz o gerenciamento da comunicação é importante antes de fechar o contrato. 

Também é de grande valia observar como o projeto será gerido de cada lado, ou seja, saber quem serão os responsáveis por ele, quando as reuniões serão feitas, entre outros pontos.

O que é melhor para meu negócio: uma consultoria ou agência?

Pode não parecer, mas a consultoria atua de forma diferente de uma agência. Enquanto a primeira realiza a análise e faz orientações, a agência faz a análise e executa ações.

Assim, podemos dizer que um consultor realiza a avaliação do contexto, identifica os problemas e traz soluções. 

Isso pode ser essencial na hora de fazer a conexão das equipes de vendas e marketing e a identificar as ferramentas que sua empresa necessita para crescer.

Se seu objetivo é treinar seus funcionários para ter sua própria equipe de marketing digital, uma consultoria é a melhor opção. 

Contudo, também é possível contratar uma consultoria auditar para que avalie o que a agência contratada está fazendo. Isso é essencial, pois nem sempre o cliente acompanha as ações e confia integralmente na agência. 

Já se o que deseja é focar na atividade da sua empresa e deixar que alguém cuide do marketing a melhor escolha é uma agência.

 Mas atenção, o cliente precisa participar da estratégia, pois não há mais ninguém que conheça o negócio tão bem quanto ele. 

É comum o cliente contratar uma agência e não dar muita atenção ao trabalho que ela desenvolve. A contratada acaba tendo um grande trabalho para tentar descobrir o que ele deseja para seu negócio. Isso faz com que as ações desenvolvidas não surtam tanto efeito. 

Para evitar esse tipo de situação, o cliente deve estar presente em todas as etapas da elaboração da estratégia. 

A agência digital possui cases de sucesso?

Quando uma agência possui conhecimento do mercado que atua é natural que ela tenha cases de sucesso. Quanto mais cases ela tiver, melhor é. 

Esta é uma ótima forma de escolher a agência que será contratada, pois as chances de que tudo ocorra de forma mais veloz são altas.

Por isso vale a pena examinar calmamente os cases de sucesso que a agência de marketing digital possui. 

Com isso será possível perceber quais as soluções que a agência trouxe aos seus clientes. Além do mais, o próximo case de sucesso que ela terá pode ser com sua empresa.

Quais os serviços oferecidos pela agência?

Existe uma grande variedade de agências digitais. Algumas prestam seus serviços em todas as etapas do marketing digital. 

Apesar disso, também existem aquelas que são especializadas em alguns nichos. Ambas apresentam vantagens muito interessantes, mas para escolher a melhor opção é preciso ter em mente o que deseja para seu negócio.

É verdade que as agências que oferecem mais serviços, de forma geral, possuem mais conhecimento. Mas será que o que você deseja uma agência especializada em um nicho não é capaz de oferecer de forma mais satisfatória?

É por esse motivo que antes de fechar o contrato com a agência de marketing digital é preciso entender sua capacidade. 

Conhecer os serviços que ela presta é de grande importância, pois isso mostrará até que ponto vocês poderão trabalhar juntos.

Quanto a agência digital cobra?

Todos já sabemos o quanto que o marketing digital é importante. Mas em tempos de crise não é todo mundo que está disposto a investir nesse tipo de marketing. 

Por isso, em muitos casos, o valor cobrado pela agência digital para prestar esse serviço acaba chamando muito a atenção.

Antes de tudo é preciso lembrar que quem investe no marketing digital não tem um gasto. Afinal, seu empreendimento conseguirá se sobressair aos concorrentes ou, no mínimo, se igualar a eles.

É por isso que quando uma agência digital é procurada, é preciso entender o que se espera dela e a partir daí ter uma ideia do que será pago. 

Se ficar entendido que ela fará parte de uma estratégia que vai gerar mais oportunidades de vendas ao negócio é preciso dar o devido valor a isso.

O mais correto não é perguntar quanto esse serviço custará, mas o quanto que a empresa deve investir. 

Tudo depende do tamanho e do momento que a empresa está vivendo, afinal, não há um padrão único. Mesmo assim, o ideal é que entre 7% e 12% do faturamento anual da empresa seja investido.

Qual o prazo do contrato?

Quando uma agência de marketing digital é procurada geralmente tem-se um objetivo traçado, como uma empresa que pretende realizar uma ação para o Final de Ano. Para isso, é preciso ter em mente que este evento possui uma data limite.

Outro caso é quando se pretende usar o Inbound Marketing para que mais oportunidades de vendas sejam geradas. Nesse caso, o prazo é longo e não dá para pensar em algo com tempo determinado. 

Normalmente as agências digitais trabalham com um contrato que tenha um tempo mínimo, pois é durante esse prazo que ações surtirão efeito. 

A grande dica nesse contexto é que o contrato não tenha menos de 6 meses. Isso é válido principalmente se o que se deseja é estruturar sua empresa e a tornar escalável por meio do marketing digital.

O tamanho da agência é importante?

Já diz um antigo ditado que “tamanho não é documento”. Além do mais, nem tudo que possui uma grande estrutura realmente tem qualidade. 

Por isso, é preciso ter em mente qual sua real necessidade para querer contratar uma agência.

O que você espera dela? Que ela se dedique intensamente ao seu negócio ou uma equipe que os serviços sejam distribuídos levando em consideração suas habilidades? 

Tenha em mente que as agências digitais menores conseguem se dedicar mais e garantir exclusividade ao seu negócio. 

Já as agências maiores conseguem ter uma capacidade produtiva bem maior. Por isso, avalie o que você deseja e escolha a que melhor se enquadra nos seus desejos.

A agência tem credibilidade? 

Como saber se uma agência de marketing digital possui credibilidade? Simplesmente averiguando se ela possui certificações em diversas áreas do marketing e se possui parcerias. Mas quais certificações ela deverá ter? 

Google Partner

As agências que são parceiras do Google possuem este selo de certificação. Ele é importante pois unifica as iniciativas da marca e capacita os profissionais de diversas formas. 

Para isso são realizados treinamentos com os parceiros do Google, que permitem que eles entendam melhor a presença online dos clientes.

Isso não é tudo, pois os profissionais também recebem o apoio de consultores, networking profissional, ofertas promocionais e ainda sabem das pesquisas e tendências da indústria. 

A partir daí, podemos concluir que as agências que são parceiras do Google são capacitadas tanto na gestão de campanhas quanto nas estratégias digitais.

Quais os canais de comunicação que ela possui?

Durante o processo de escolha da agência de marketing digital, é preciso avaliar os cuidados que ela tem com o próprio marketing digital. 

Isso é feito procurando seus pontos fracos e fortes nos canais de comunicação que possui e avaliando o seu relacionamento na internet.

Entre os principais fatores a serem averiguados estão:

  • Se o site da agência pode ser acessado em qualquer dispositivo;
  • Se os conteúdos do blog são de qualidade;
  • Quais os tipos de post que ela possui nas redes sociais;
  • Se existe uma identidade para as publicações;
  • Se as publicações se enquadram no público visado;
  • Se há periodicidade nas postagens;

Outro ponto importante é se os posts estão bem posicionados no resultado de busca, pois denota que ela faz uso de técnicas SEO.

Se a agência de marketing digital escolhida tiver todos esses cuidados consigo mesma, é sinal que o trabalho que ela realiza é de boa qualidade. 

A importância de escolher uma boa agência

Para que uma boa agência de marketing digital seja escolhida, é preciso fazer uma análise de diversos pontos.

Ou seja, verificar se ela aplica as ações e estratégias do marketing digital em suas páginas, se a agência tem credibilidade e quais são os serviços oferecidos são apenas alguns pontos a serem analisados antes da contratação.

Outra forma de escolher bem uma agência é a partir de uma boa conversa com seus representantes. 

Também deve-se levar em consideração a capacidade dela em transmitir segurança no que fala. Isso é importante pois algumas agências possuem conversas fantasiosas e prometem resultados milagrosos muito rapidamente.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Via Agência Digital, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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