Tudo o que você precisa saber sobre Mobile App Analytics

Quando você cria um aplicativo, sempre deve-se pensar na melhor experiência para o usuário. Mesmo com a melhor intenção, alguns erros podem acontecer. 

Por isso, monitorar o comportamento do seu público dentro do seu aplicativo é muito importante para melhorar essa experiência, e os Mobile App Analytics servem exatamente para te ajudar nessa missão. 

Neste artigo você irá aprender o que é Mobile App Analytics, como colocá-los em práticas e conhecer algumas plataformas que te ajudarão a alcançar o sucesso. 

O que é Mobile App Analytics?

Mobile App Analytics nada mais é do que aquelas plataformas que coletam dados dos usuários do seu aplicativo, como idade, sexo, localização, comportamento, entre outras. 

Toda a experiência do usuário é monitorada, desde o download até o envolvimento. Através desses dados, geram-se relatórios sobre o desempenho do aplicativo.

Por que escolher o Mobile App Analytics?

Mobile App Analytics é bem essencial para o seu processo de desenvolvimento por vários motivos. Dentre eles, fornece insights sobre como os usuários estão navegando no seu aplicativo, com quais partes do aplicativo eles interagem mais e quais ações costumam executar no aplicativo. 

Você pode usar esses insights para criar um plano de ação para melhorar ainda mais o seu produto, como adicionar novos recursos que os usuários parecem precisar, ou melhorar as funções que já existem, de maneira que facilite a vida dos usuários, ou até remover recursos que o usuários parecem não usar.

Você também obterá insights para saber se está atingindo suas metas. Aproveite esses dados para ajustar suas estratégias.

Vários relatórios são mostrados no Mobile App Analytics, mas vamos usar o exemplo do Google Analytics, que é a ferramenta mais popular nesse ramo.

Defina suas metas

Para saber como usar a estratégia ideal, você primeiro precisa saber qual é a sua meta. Não há uma resposta, pois aplicativos diferentes têm objetivos e metas diferentes.

Alguns exemplos desses objetivos são:

Jogos: aumentar a base de usuários e impulsionar as compras no aplicativo.

Aplicativos de varejo: aumentar o tráfego da loja e reforçar o reconhecimento da marca. 

Streaming de vídeo e música:  fazer com que os usuários assinem planos mensais ou anuais. 

Então, tudo depende do que você quer tirar do seu aplicativo e do por quê você realmente o criou em primeiro lugar.

Ferramentas de Mobile App Analytics

As ferramentas de Mobile App Analytics oferecem muitas informações sobre seu aplicativo. 

Veja abaixo alguns dos recursos mais comuns na maioria deles:

Filtros

Primeiramente, você deve filtrar os dados com base naquilo que você deseja ver:

  • Plataforma: Sua versão do aplicativo para iOS ou Android.
  • Data: Exibe os dados de hoje, ontem, esta semana, últimos sete dias, últimos 30 dias ou até mesmo escolhendo um período personalizado.
  • Nome do público-alvo: Públicos-alvo definidos que compartilham traços semelhantes. (por exemplo, novos usuários, compradores, etc.)
  • Propriedade do usuário: Filtragem de usuários com base na faixa etária, na versão do aplicativo, no modelo do dispositivo, no sexo, na frequência de anúncios etc.

Usuários Ativos

Os novos usuários irão te fornecer informações valiosas, como a sua localização, a versão do app que foi instalada, e em quantos são os novos usuários. 

Acompanhamento de conversão 

Aqui você analisa melhor o comportamento do seu usuário, entende melhor como ele passa em cada uma das etapas até fazer o download do seu aplicativo. 

Também dá para acompanhar o que seus usuários fazem no seu app, inclusive até onde foram no caminho da compra, caso seja uma das metas do aplicativo.

Google Ads

Aqui você fica por dentro de quantas pessoas clicaram em seu anúncio do Ads, instalaram e usaram seu app.

Você consegue identificar o desempenho de cada uma de suas campanhas e saber o perfil de público que elas estão atraindo. Com isso você pode pensar em ações para melhorar as campanhas, de acordo com seus objetivos. 

Você pode aprender com mais detalhes sobre o Google Ads através deste artigo: Google Ads: Veja o que é e como funciona

Relatórios de comportamento 

Aqui estão as informações de como seus usuários estão interagindo com seu aplicativo. 

Velocidade do aplicativo

Aqui você definir quais ações deseja exibir nos relatórios. 

Definida as ações, será apresentada a velocidade que cada uma das demandas programas demoram para carregar. 

Com isso é possível otimizar o código do aplicativo, alavancar o tempo de carregamento e melhorar a experiência do usuário. 

Falhas e exceções 

Neste ponto você pode analisar as principais falhas e exceções que ocorrem no aplicativo, com uma breve relatório para facilitar a correção. 

Vale lembrar que algumas falhas acontecem muito e que não são por culpa do desenvolvedor do aplicativo. 

Fluxo de comportamento 

Aqui você acompanhar todo o fluxo de ação de seus usuários.  Assim é possível identificar como estão os fluxos para as telas que a empresa tem mais interesse, como a de finalização de uma venda e otimizar o processo. 

Relatórios de conversão

Você pode acompanhar o andamento dos objetivos que foram estabelecidos inicialmente e sua receita gerada. 

Metas 

Aqui você tem um resumo de como andam todas as suas metas, as conclusões, taxa de conversão e de abandono das metas programadas. 

É possível acompanhar as metas que foram vinculadas a cada uma das telas do aplicativo, e acompanhar seu desempenho individual.

O trajeto que o usuário percorre até uma das metas também pode ser analisado, facilitando a identificar os empecilhos que impedem a conclusão de sua meta. 

Comércio eletrônico

Neste ponto você pode visualizar todos os dados do comércio eletrônico, caso seja um aplicativo de vendas. 

Dados como: Receita, transações, sessões com transações, o valor do seu ticket médio, produtos mais vendidos e o tempo gasto pelo cliente até que finalize a compra estarão presentes nessa aba do Mobile App Analytics da Google. 

Outras ferramentas 

Você pode utilizar outras diversas ferramentas de Mobile App Analytics. Aqui falamos sobre o Google Analytics por ser uma plataforma que é bem propagada e gratuita. 

Existem outras opções como: Apple App Analytics, Apsalar, Amplitude, Fleurry da Yahoo e muitos outros. 

Com tantas opções de ferramentas para Mobile App Analytics, você pode decidir qual atende melhor a sua necessidade. 

Conclusão

A utilização de uma dessas plataformas, irá te ajudar a ter uma visão maior do que está acontecendo dentro do seu app, te ajudando a resolver problemas e evitando alguns futuros. 

Seguindo essas dicas, com certeza você terá um app de sucesso com muita lucratividade, e também  deixará a experiência de seu usuário em níveis super satisfatórios

Por isso é de extrema importância monitorar o comportamento de seu usuário.

O Mobile App Analytics, se usado corretamente, pode ser seu melhor amigo na hora de turbinar seu aplicativo. 

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