Melhores criptomoedas para investir em 2022

Para quem está começando no universo dos investimentos de criptomoedas, é natural que fique a dúvida de qual o melhor ativo para investir hoje, principalmente para quem não quer errar logo de cara.

Inclusive, isso é bem comum, afinal, o mercado financeiro está em constante mudança e é extremamente volátil, o que dificulta ainda mais para os iniciantes na hora de fazer escolhas e investimentos, por exemplo:

  • Renda fixa;
  • Renda variável;
  • Criptomoedas;
  • Tesouro Nacional;
  • Entre outros.

A boa notícia é que este tipo de investimento tem se tornado cada vez mais acessível, com plataformas confiáveis e voltadas a dar todo o suporte necessário para quem está apenas iniciando nesse meio.

Entenda mais sobre o cenário do criptomercado

Mas por que tem chamado tanta atenção dos investidores nos últimos anos? Uma das características do criptomercado é, sem dúvida, o alto potencial de valorização dos ativos. 

E atualmente, as opções deste mercado vão muito além do pioneiro Bitcoin (BTC) – hoje, estima-se que existam mais de 10 mil tipos de criptomoedas. Por isto, a dica é: não se prenda ao BTC. 

Esta é uma cripto que tem limite de unidades e é considerada lenta na operacionalização. Para concorrer com a moeda mais famosa do mercado surgiram as altcoins – qualquer outra criptomoeda que não seja o BTC. 

Elas chegam ao mercado como uma alternativa mais rentável e tecnológica, para suprir o que o Bitcoin tem de ruim e ultrapassado.

Mas além disso, o que tem fisgado os investidores nos últimos meses é a chegada do metaverso, uma nova era da internet que poderá romper a barreira entre o digital e o físico. Isso será possível por meio da Blockchain, mesma tecnologia por trás das criptomoedas. 

Com tudo isto e o cenário financeiro mundial cada vez mais descentralizado e independente das instituições reguladoras (e limitadoras) dos países, o ano de 2022 – e até mesmo os próximos anos prometem no quesito criptoativo.

Veja as melhores criptomoedas

Mas afinal, quais são as melhores criptomoedas para investir em 2022, considerando o cenário atual? Confira algumas das apostas desde ano, de acordo com especialistas da área:

Ethereum (ETH)

Apesar de já estar entre as mais antigas do mercado, a ETH ainda faz sucesso entre os investidores. Depois do Bitcoin, esta é a maior e mais conhecida criptomoeda do mundo, e muitos especialistas acreditam na expansão e valorização em 2022. 

Criada para descentralizar ativos e ser mais rápida, é possível “tokenizar” ativos físicos, como uma casa, uma obra de arte. 

É uma tecnologia baseada no blockchain e tem uma plataforma que permite a troca de informações entre duas partes sem precisar de uma entidade central para intermediar. 

Solana (SOL)

Considerada uma das maiores rivais do Ethereum no mercado financeiro. É uma opção que pode otimizar a negociação de finanças descentralizadas, as DeFis, e permite a criação de aplicativos descentralizados, os DApps. 

Chegou ao mercado para resolver o sério problema do ETH: escalabilidade – ou seja, a grande demanda por utilização da rede faz as taxas de utilização serem altas. 

Avalanche (AVAX)

O grande objetivo da AVAX é se tornar uma corretora global de ativos, permitindo transações com qualquer tipo de ativo, de forma descentralizada usando contratos inteligentes e outras tecnologias inovadoras. 

Os projetos são desenvolvidos no próprio ecossistema da Avalanche – e não dentro da blockchain do Ethereum, como a SOL por exemplo. 

Primeiros passos: comece a investir em criptomoedas

Mas é preciso lembrar que todo investimento traz riscos e um mercado tão novo como esse precisa ser bem compreendido. Por isso é importante saber que para começar a investir com segurança é preciso estudar e pesquisar sobre o assunto e os ativos.

Basta uma analogia simples para entender: quando você vai viajar, comprar um produto ou iniciar um curso, por exemplo, é sempre dedicado um tempo que pesquisamos e estudamos sobre o assunto para, somente depois, tomarmos uma decisão. 

Pois com as criptomoedas não é nada diferente; o investidor que estuda, planeja e acompanha o mercado constantemente fará melhores decisões e terá mais sucesso – seja a curto, médio ou longo prazo – do que aquele que se empenha pouco.

Por isso, conheça as principais moedas e suas características, os pontos positivos e negativos, e nunca deixe de fazer comparações entre elas. 

Além disso, também é importante conhecer as plataformas de investimento e também as carteiras digitais (Wallets, em inglês), para que esteja por dentro das melhores opções para o seu perfil de investidor.

Também é de extrema importância escolher uma corretora ou exchange séria e confiável, que irá intermediar as transações que você fizer. 

Para fazer uma boa escolha neste sentido, confirme o histórico da empresa, informe-se sobre a liquidez e volume para saber a relevância da corretora e se terá capacidade de se sustentar. 

Por fim, também confira as avaliações de usuários na internet, além de ficar por dentro dos protocolos de segurança, taxas e prazos de transações.