Como tornar o home office mais aconchegante

A pandemia do coronavírus mudou a rotina de milhares de pessoas, inclusive, no ambiente de trabalho.

Antes, grande parte da população se locomovia diariamente para ir ao trabalho. Agora, a maioria delas ficam em casa diariamente e faz seus deveres por regime home office. 

Pensando nisso, uma roupa aconchegante, um ambiente adequado e a preparação da rotina em casa são essenciais para produzir mais e se adaptar melhor a nova realidade. Apesar disso, muita gente tem dúvidas sobre como deixar o trabalho remoto mais prazeroso e acolhedor. 

Invista em uma cadeira confortável 

A última coisa que você vai querer nessa quarentena é um bico de papagaio. Portanto, comprar uma cadeira confortável não é um gasto e, sim, um investimento. Por isso, certifique-se de adquirir um assento ergonômico e não tente economizar um dinheirinho extra arrastando uma cadeira de outro lugar da sua casa ou se contentando com um objeto de escritório desconfortável. 

Como é um lugar no qual você fica sentado o dia inteiro, os riscos para a saúde são reais. Então, se tiver que acrescentar uma despesa no seu cartão de crédito, com certeza, a compra de uma cadeira é necessária. 

Ajuste a temperatura

Um lugar muito frio ou muito quente, certamente, atrapalha na produção e causa, principalmente, muito desconforto. Pensando nisso, invista em um ventilador, no caso de muito calor, ou em pijamas de inverno, no caso do frio. Assim, você garante um ambiente mais confortável e, sem dúvidas, vai trabalhar mais feliz com o resultado. 

Invista em plantas 

De acordo com pesquisas, plantas podem gerar um aumento de 15% na produtividade. Elas representam crescimento e nutrição, duas qualidades essenciais para o rendimento. 

Além disso, a adição de plantas no escritório em casa facilita a transição do exterior para o interior, aliviando os sentimentos de claustrofobia durante a quarentena. Elas também são responsáveis por oxigenar o ar, tornando-o mais limpo e melhor para sua saúde e desempenho. 

Portanto, se você sofre de asma, as plantas aliviam os sintomas, limpando as toxinas transportadas pelo ar. Além do mais, elas deixam a decoração do ambiente mais bonita e, consequentemente, você trabalha mais animado. 

Ilumine o ambiente

Em uma situação ideal, a luz natural, definitivamente, seria bem-vinda e ajudaria muito no home office. Contudo, se o seu escritório, em casa, estiver no porão ou em qualquer outro local que não receba luz do Sol, tente mantê-lo bem iluminado. 

Para isso, deixe as luzes acesas e adicione uma luminária próxima ao seu computador, se possível. Um escritório sombrio não ajuda no humor e nem na produtividade quando você se senta de manhã ou começa a se cansar à tarde.

Tenha um ambiente específico e único 

Trocar de ambiente todos os dias quando for trabalhar prejudica bastante a produtividade e concentração. Portanto, organize um único local de sua casa para o trabalho e decore-o como deseja. Esta é uma forma de garantir que você estará seguindo uma rotina — algo extremamente necessário nessa quarentena. 

No ambiente específico escolhido, siga as dicas citadas acima para obter o resultado desejado de um escritório dentro de casa, mesmo que não tenha um cômodo unicamente para isso. 

Personalize a decoração 

Usar cores vivas na decoração, por exemplo, deixa o local mais convidativo e alegre. Portanto, fuja do cinza e bege quando for decorar o novo ambiente. Nessa época de pandemia, não é necessário pintar uma parede inteira. Na verdade, alguns acessórios são mais que suficientes para que o local fique colorido. 

Então, coloque algum quadro que está em outro cômodo perto do seu ambiente de home office, adicione um porta-retrato na mesa e uma action figure do personagem que você gosta. Outra possibilidade é acrescentar um pôster na parede ou, até mesmo, um forro colorido na mesa do computador. 

Texto: Gear Seo