Marketing sensorial: o que é e como aplicar em sua empresa

O marketing sensorial chegou para revolucionar as novas estratégias de marketing.

Podemos apostar todas as nossas fichas nessa estratégia e despertar o desejo de compra de nossos clientes.

 

Sabe quando você passa em uma loja de roupas de cama e sente o cheiro de lençóis novos ou até mesmo o cheiro de uma refeição ao entrar em um restaurante?

 

É com essa premissa que o marketing sensorial se apresenta!

 

Mas para não deixar dúvida, iremos explicar o que é de fato o marketing sensorial, e depois como ensinar como você pode aplicá-lo em sua empresa.

 

O que é o marketing sensorial?

 

O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentidos para despertar no consumidor a vontade e a necessidade de adquirir seu serviço ou produto, com base na experiência de cada usuário.

 

O intuito dessa estratégia é atingir o subconsciente do consumidor, por meio dos sentidos e sentimentos, e não palavras e imagens.

 

Muitas vezes é essa experiência que irá influenciar o consumidor a realizar a compra e não (apenas) a necessidade de possuir o seu produto.

 

Como aplicar o marketing sensorial em sua empresa? 

Para exemplificar a aplicação do marketing sensorial para o seu negócio, vamos explicá-lo com base nos 5 sentidos, dessa forma você terá mais clareza para enxergar cada uma de suas funções:

 

Visão: 

A visão é um dos primeiros sentidos quando estamos falando de marketing e publicidade para o seu empreendimento.

 

Uma vitrine bem decorada, uma decoração organizada de objetos nas estantes, entre outras ações que podem ajudar a valorizar o seu produto, são essenciais para despertar esse sentido nas mentes dos consumidores.

 

Tato:

Apesar de ser um sentido mais complicado de ser explorado, o tato é fundamental para o marketing sensorial, afinal, experimentar a usabilidade dos produtos é essencial para a venda.

 

Experimentar roupas, loções corporais, roupas de cama, colchões e utensílios decorativos é a chave para ter uma experiência completa antes de tomar a decisão de compra.

 

Paladar:

Entregar para seus consumidores uma experiência que desperte a vontade deles de degustar algo é talvez a tarefa mais fácil do marketing sensorial, mesmo que o seu negócio não seja do ramo alimentício esse sentido te ajudar. 

 

Você pode oferecer um cafezinho, bolachas, chás e outros mimos que irão conquistar o seu consumidor pelo paladar.

 

Já em lojas de produtos alimentícios uma pequena amostra dos produtos vendidos, pode estar disponível para seus clientes.

  

Olfato:

Levando em consideração que o olfato é o sentido que mais desperta sentimentos e sensações nas pessoas, ele não pode ser deixado de lado no marketing sensorial.

Sendo uma fragrância própria da sua loja, ou o aroma dos seus produtos, a experiência olfativa é muito importante para que a sua empresa seja a primeira lembrança que o seu consumidor tenha na mente, quando o cheiro for sentido por ele, independente de estar com o seu produto, ou não.

 

Audição:

Aliado com o olfato, a audição trabalha muito bem no marketing sensorial. 

 

Usar a audição é um truque antigo de marketing, afinal, quem nunca andou em um elevador onde estava tocando aquelas tranquilas sinfonias próprias de elevador?

 

Sim, isso é um exemplo de marketing sensorial, pois mexem com os seus sentidos, trazendo tranquilidade para esses momentos.

 

Salas de espera, lojas de departamentos, lojas de roupa e varejo, todas elas usam a música para trazerem sensações e sentimentos bons para o seu consumidor, fazendo com que eles se sintam à vontade para permanecerem na loja por mais tempo e consumirem seus produtos.

 

 Mas lembre-se, trilhas sonoras em excesso, ou que não combinem com o seu produto, fazem exatamente o contrário do desejado, afastam seus consumidores dos seus produtos e da sua experiência.

 

Você pode saber mais sobre como usar os cinco sentidos para conquistar o seu público, conferindo nosso texto sobre sexy canvas.

 

O Marketing sensorial é um ótimo aliado quando o assunto é criar lembranças em seus consumidores, mas como já dito por aqui, quando alguns sentidos são explorados em excesso, o seu planejamento todo pode ir por água abaixo e ser um fiasco para o seu negócio.

 

Por isso tenha calma, e sempre bole as melhores estratégias para o seu público, as que mais se encaixam na sua realidade. 

 

Para ficar por dentro das novas estratégias de marketing, acesse nosso blog.

 

Conteúdo elaborado pela Amura Comunicação. 

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