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Marketing de nicho: dicas e benefícios de atuar com públicos específicos

Quem trabalha com marketing ou até mesmo no desenvolvimento de uma estratégia de negócios sabe que é difícil acertar tudo em cheio.

Esse erro no desenvolvimento pode ser em algo bem simples: a escolha do público-alvo. Encontrar este ponto pode ajudar a desenvolver o marketing de nicho. 

Marketing de nicho pode ser resumido em uma estratégia de oferecer um tipo de serviço a um extrato do mercado, no caso, o nicho.

Desta forma, as chances de atingir as necessidades de um público-alvo específico são potencializadas e, em consequência alavancar e muito as vendas.

Esta estratégia vai na contramão de uma parcela do mercado que busca ser generalista. Não que isso seja algo ruim, mas como em qualquer ação, ela possui pontos positivos e negativos, os quais vamos citar neste artigo, assim como aplicar esta estratégia no seu negócio

Quer saber mais sobre marketing de nicho? Confira neste artigo da Você Digital Propaganda. 

Entendendo mais o Marketing de Nicho

O conceito do marketing de nicho é bem simples de ser entendido. Ele se resume em atuar em nichos específicos de cada parcela de clientes, aumentando as chances de atender às necessidades que cada um desses nichos possui. 

Sendo assim, o marketing de nicho foca em direcionar as estratégias de marketing em um grupo de pessoas bem específicas, mas com muitas características semelhantes a outros grupos. 

Isso é possível quando uma empresa é especializada em um determinado serviço ou até mesmo uma parcela demográfica bem restrita do público-alvo dela.

Desta forma, a empresa consegue focar suas ações em marketing neste subgrupo e, desta forma, fazer o marketing de nicho.

O início da estratégia

Como em toda estratégia de marketing, o ideal é estudar muito o mercado, além de somente o perfil dos clientes, mas como entender a concorrência, o que eles têm feito, assim como suas qualidades e pontos fracos. 

Desta forma é possível entender se a atuação neste nicho específico já vem sendo feita e, se sim, ela vem atendendo as necessidades deste público. 

Depois disso é começado o estudo sobre o produto que você deseja oferecer e os diferenciais em relação aos que já estão no mercado.

Esses diferenciais podem ser o ponto de decisão de compra de um cliente para se será feita ou não sua aquisição. 

A decisão de compra de um cliente muitas das vezes é feita a partir de como a empresa se porta e se comunica.

Ser referência no assunto e entender muito mais dele do que seus concorrentes faz muita diferença, principalmente se for desenvolvida a estratégia de marketing de nicho. 

Também é importante entender que o nicho vai muito além do segmento de atuação, sendo o segundo bem mais amplo e o primeiro representando um recorte do segundo. Isso vai além de idade, sexo, cidade e comportamento de consumo. 

Como fazer Marketing de Nicho?

A estratégia de nicho faz com que o empreendedor consiga aproveitar a experiência na área para ter mais destaque que sua concorrência.

Para isso, o ideal é usar da sua expertise para oferecer outros produtos ou serviços, atendendo um público mais amplo, porém mostrando o diferencial e a especialização em uma área diferencial de sua empresa.

Vale lembrar que o nicho pode variar de tamanho em relação ao tipo de empresa e de público-alvo que ela possui.

Alguns nichos possuem o público-alvo inteiro e outros possuem uma pequena porcentagem, mas como definir a estratégia de marketing de nicho? 

O primeiro passo pode ser a definição do público que você considera como ideal por meio de pessoas. Depois disso, há a possibilidade de entender em qual nicho este público está e pensar em um produto que se encaixe no interesse deste público. A partir disso vem a divulgação deste produto, também pelo marketing de nicho. 

Para quem não tem experiência, isso pode parecer muito complicado, porém, estas ações ajudam a evitar toda essa complicação posterior que uma estratégia errada pode gerar.

Seguindo este ponto, podemos concluir que esta estratégia pode ser usada por empresas de todos os portes, sejam elas pequenas ou grandes. 

Para isso, o ideal é encontrar um grupo de pessoas que não teve uma certa necessidade atendida e tentar resolver os seus problemas e que consiga ser escalável para seu negócio em um espaço de tempo maior. 

As vantagens de se trabalhar com marketing de nicho

O marketing de nicho pode ser um grande diferencial para as empresas, pois trabalhar com isso faz com que a empresa se torne especialista em um segmento específico.

Desta forma, ganha cada vez mais autoridade sobre o assunto e se tornando referência no mercado escolhido.

É importante destacar que esta estratégia permite que o empresário conheça cada vez mais o público e, conhecendo o cliente, há a possibilidade de entender melhor quais são as suas necessidades, problemas e desafios. 

Outra vantagem é credibilidade no segmento de atuação, visto que até profissionais que possuem a mesma profissão podem indicar seus serviços, assim como proporciona um ganho de diferencial de mercado. 

Outra grande vantagem é que atuando com o nicho diminui muito a concorrência, ficando mais fácil para sua marca se distinguir.

Além disso, para quem vai investir financeiramente em marketing, há um melhor aproveitamento da verba de comunicação, possibilitando, inclusive, ser cada vez melhor no que entrega. 

Devo usar isso na minha estratégia?

Concentrar esforços ajuda a se destacar no mercado. A maior vantagem do marketing de nicho é atuar em uma área do mercado onde os seus concorrentes não estão presentes, atendendo grupo de pessoas com necessidades específicas.

E se feito da maneira correta, a valorização e crescimento de sua empresa também serão certeiros.

Defina o seu nicho, estude o mercado e desenvolva a melhor solução para este público específico. Para fazer isso, conte com a ajuda da Você Digital Propaganda