Limpeza pós-obras: dicas para torná-la eficiente

Quem já realizou obras ou reformas, de pequeno, médio ou grande porte sabe como é cansativo todo o processo.

Normalmente elas duram mais do que o esperado, e os gastos saem do planejamento, gerando muita dor de cabeça aos envolvidos.

Quando tudo está finalizado e aparentemente a confusão chegou ao fim, começa a parte que parece mais difícil, a limpeza final. A faxina pós-obra é muito mais trabalhosa que a limpeza do dia a dia, e requer planejamento também. 

A sujeira toma conta de tudo, e para tarefas como essa existem empresas especializadas, porém, se você deseja economizar, essa pode ser a hora exata, com os utensílios corretos é possível deixar tudo limpo muito antes do que imagina. 

Para isso, este post dará dicas de como você pode fazer sozinho a limpeza pós- obras. Mãos na massa!

Primeiro passo: Planejamento

É importante ter em mente por onde a limpeza deve começar. Embora a vontade de jogar água em tudo seja grande, é preciso pensar estrategicamente no começo, meio e fim da faxina. 

A recomendação é que se inicie pelos ambientes mais afastados até a entrada da casa. Depois, a ordem deve ser limpar de cima para baixo, teto, paredes e piso. Esteja sempre protegido com luvas e um calçado adequado para a tarefa. 

Comece removendo a sujeira mais grossa, liberando espaço e abrindo caminho. Assim, você não perderá tempo tendo que limpar mais de uma vez o mesmo ambiente. 

O mais indicado para esse tipo de limpeza em grandes áreas são as varredeiras manuais. A Varredeira de piso manual W800 da WAP recolhe toda a sujeira do chão de maneira prática, sem utilizar energia elétrica. Este é o equipamento perfeito para limpeza pós-obras, mais indicado para espaços amplos funcionando perfeitamente para recolher resíduos como areia, pequenos pedaços de telha, tijolos, gesso, isopor, papelão, madeira, pedra e outros, com capacidade para armazenar até 30L de sujeira. 

Ainda para a limpeza de áreas externas, em pisos e paredes com resíduos da obra, é indicado que seja utilizado as lavadoras de alta pressão. As lavadoras removem sujeiras impregnadas com facilidade. Para esta missão as lavadoras mais indicadas são as de uso intensivo, como por exemplo a WAP 4100. As lavadoras de alta pressão também são indicadas para preparar superfícies que irão receber tinta ou impermeabilizante, já que removem totalmente a sujeira, o que é imprescindível para aplicação do produto. Como diferencial, a WAP 4100 possui motor de indução, vazão de água até 500 L/h, bico turbo para limpezas em áreas concentradas e PSI de 1650 e 2000. Proporcionando limpeza extrema em variadas superfícies. 

Parte Interna 

Os objetos expostos durante a obra, mesmo que indiretamente acumularão muita poeira, em estofados o problema pode ser ainda mais grave, como por exemplo sofás ou cadeiras. Com a sujeira impregnada no estofado, aumentam os riscos de problemas respiratórios, como alergias.

Para higienizar profundamente um estofado é essencial o uso de uma extratora, nossa indicação é a WAP Carpet Cleaner que possui função de borrifar o produto e aspirar simultaneamente, somente aspirar ou somente borrifar, permitindo mais agilidade na limpeza. Com recipiente para até 25 litros de água suja e mangueira de 2,35m. Proporcionando mais autonomia no trabalho.

O próximo item são as janelas e vidros, que ficam muito danificados após a reforma. Para essa limpeza, a recomendação é a utilização de um MOP limpa vidros 3 em 1 da WAP,  que possui a função de borrifar água, limpar e secar, isso por possuir recipiente com capacidade para 300 ml de água, rodo e MOP em microfibra de alta eficiência, que pode ser removido e lavado na máquina.

Após esse processo, é ideal dar atenção para as sujeiras secas. Escolha um aspirador de pó e água potente para esta função, como o WAP TURBO 1600. Este potente aspirador da WAP garante a limpeza de sujeiras líquidas e sólidas com muita facilidade. 

Equipado com motor de duplo estágio com poderoso poder de sucção, 1600W de potência, extenso cabo elétrico de 7 metros além de bicos canto, múltiplo e universal. Com o WAP Turbo 1600 também é possível soprar sujeiras, folhas e resíduos de pós obra. 

Para finalizar, o WAP MOP Multiuso Lava e Seca Duplo pode fazer a limpeza dos pisos com muita eficiência, podendo ser utilizado em madeira, laminado, sintético, porcelanato, cerâmica e Vidro. O WAP MOP Multiuso Lava e Seca Duplo da WAP possui MOP em microfibra de alta eficiência que também pode ser removido e lavado na máquina. O dreno para esgotamento da água permite que o usuário não tenha contato com a sujeira, tornando tudo mais prático.

Seguindo essas indicações de utensílios para a limpeza pós obra, você conseguirá ter um ambiente limpo mesmo após toda a bagunça!

Para conhecer mais sobre os produtos da WAP acesse: https://wap.ind.br/

Texto: WAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *