6 dicas para organizar seu 2020

Há quem diga que não consegue se sair muito bem com as metas que faz no início do novo ano, então que tal começar a organizar seu 2020 ainda em 2019 e ter mais tempo para rever seus objetivos, e ainda passará a virada do ano com a mente tranquila?

É claro, sua organização desde que feita de acordo com as suas vontades e anseios sem se preocupar com a expectativa dos outros, será bem mais fácil de ser seguida, o que não significa, que tudo sairá exatamente como planejado.

E se não sair, não deve ser motivo para culpa e ou tristezas, afinal a intenção deste artigo é te mostrar que fazer as coisas com calma te traz mais leveza, então queremos só alegrias e coisas boas para seu novo ano. Cobranças em excesso não ajudam em nada. 

Devagar e sempre para organizar seu 2020

Organizar seu 2020 requer calma, paciência e autoconhecimento. Alguns estudioso afirmam que são necessários aproximadamente 21 dias para que uma pessoa adulta possa realmente incorporar um hábito em sua rotina.

Ou seja, se planeja que seu novo ano sua rotina seja diferente, acredite nisso e vá com calma. Por exemplo, alguém que acordou sempre as 10 da manhã, certamente não vai satisfeito do dia para noite de ter que acordar as 6 horas. É preciso um período para se acostumar. Esses “projetos verão” para entrar em forma,  são muitas vezes frutados em razão desse pressa. 

Por isso vá com calma e em poucos dias talvez nem sinta mais o desconforto inicial da mudança de hábito. Se organizar é isso, ter objetivos e prazos para os mesmos.

Se pretende começar uma nova atividade, ou mudar a rotina, não é recomendado causar uma ruptura tão drástica logo no dia 01 de janeiro. Começa um pouco a cada dia, até completar a sua meta.

A ansiedade dos primeiros dias do ano novo, pode acabar comprometendo os outros mais de 300 dias restantes. Pense no quanto tempo de estudos e ou especializações que preciso passar ao longo da vida para estar na situação pessoal e ou profissional que se encontra.

Podemos quase afirmar que nada ou quase nada, aconteceu tão de repente assim na sua vida, então, respire, pense e se prepare sem muita pressa para seu 2020. 

Tenha propósitos seus

Primeiro de tudo, para organizar seu 2020 é preciso definir propósitos de vida, e esses precisam ser seus. Dificilmente vai conseguir dar sequência na sua organização, se aquilo que está buscando é algo que um familiar, conhecido e ou amigo quer para você.

É preciso que você queira antes de qualquer coisa. Quer ter uma rotina mais saudável de alimentação e atividades físicas?  Só conseguirá incorporar esse hábito se for um desejo seu por mais saúde e disposição, e não porque seu vizinho ou colega de trabalha têm e você precisa ter também. Entendeu a diferença? 

De verdade o que você quer para o seu próximo ano? Reflita sobre isso, e comece a anotar todos os seus desejos e vontades. Mas não tenha essa primeira lista como definitiva, deixa espaço para colocar e ou retirar coisas. Concentre alguns minutos nela por uns 3 dias.

É provável que cada vez que a olhar, terá ideias ou sentimentos diferentes em relação ao que escreveu lá. Dessa forma, sua lista final de propósitos para o próximo ano será mais assertiva e fiel às suas vontades.

E lembre-se, expectativas são ótimas incentivadores, mas dependendo do quantidade e ou “tamanho” dos seus propósitos, talvez não seja possível concluí-los todos em apenas 1 ano. Por isso, leia com atenção a dica anterior. Devagar e sempre!

Organize suas finanças

Vida financeira desorganizada é uma armadilha para iniciar não tão bem um novo ano. A sua paz emocional e espiritual também depende de estar em dia com seus compromissos financeiros. Por isso, se 2019 não está sendo o melhor ano econômico para você, antes de organizar seu 2020 é preciso identificar possíveis problemas.

Por isso faça um planilha e nela tente separar suas contas fixas daquelas variáveis. Após, sinalize aquelas que são vitais para sua sobrevivência, rotina, trabalho, estudos e outros.

Nesse ponto, talvez se surpreenda com a grande quantidade de despesas são sinalizadas, ou seja, aquelas que podem e devem ser cortadas pelo menos até seu controle econômico. 

Outra dica importante, é ter cuidado com o fim de ano. A época das festas pode ser uma grande armadilha para mais dívidas.  Por isso é preciso muito cuidado com os gastos.

Tente antecipe suas compras de natal com a Black Friday, assim você poderá conseguir bons descontos. Para isso, pesquise em lojas diferentes e defina um limite de gastos dentro do seu orçamento. Ter uma lista do que realmente precisa comprar, também é uma boa tática para não sair comprando tudo que achar “barato”.

Caso você seja um profissional que receba 13º salário e esteja com dívidas pendentes, o mais indicado é usar esse dinheiro para organizar as contas e começar 2020 bem. 

Limpe sua casa

Para organizar seu 2020 é preciso se livrar daquilo que não é mais necessário. Afinal a palavra de ordem é leveza. Quando falamos em limpar a casa, não estamos falando apenas em uma faxina para eliminar sujeiras, e sim uma limpeza mais profunda.

Móveis, roupas, utensílios, papéis, objetos em geral, tudo aquilo que estiver apenas ocupando espaço, deve ser retirado. Aproveite esse momento para fazer uma boa ação, as coisas que estiverem em bom estado, podem ser doados.  Abra suas gavetas e tire documentos antigos que não tem mais validade. Coloque cada coisa no seu lugar e de fácil acesso para facilitar seu dia a dia. 

O seu guarda-roupa poderá lhe render surpresas até engraçadas. Muitas pessoas acham peças que nem se lembravam que tinham. Tire tudo do armário e separe as roupas que não usa ou servem mais. Se tem mais de 1 ano que não pensa em um usar uma peça, provavelmente não vai usar mais.

Libere espaço para coisas novas e ou se já tem o suficiente, para que as roupas fiquem mais organizadas e visíveis. Proponha um modelo funcional de arrumação. Pode ser por categorias como, por exemplo, trabalho, casual, final de semana, ou até mesmo por tecidos, cores, estação. Utilize um método que facilitará suas escolhas no dia a dia. 

Organize seu ambiente de trabalho

Estatísticas apontam que a maioria das pessoas estão insatisfeitas com seu ambiente de trabalho, e como sabemos que essas mesmas pessoas passam a maior parte dos seus dias neste ambiente, o mais indicado é identificar o motivo dessa insatisfação e tentar mudar as coisas.

Que tal rever seu ambiente de trabalho ao organizar seu 2020? Acabe com a desordem desnecessária, da mesma forma que fez em casa, tire um dia para organizar seus arquivos, seu computador, seus e-mails, pendências e ordem de prioridade. Um ambiente organizado certamente te ajudará a ser mais produtivo e menos estressado. Verifique ainda a iluminação da sua mesa, e as coisas que estão no seu campo de visão mais próximo.

Problemas ergonômicos podem ser discutidos com seus superiores, já um local mais agradável aos seu olhos pode ser pensado por você. Que tal uma planta, bons livros ou revistas, alguns jogos de concentração para os momentos de intervalo? 

Se você é o empreendedor responsável pela administração da sua empresa, também deve repensar no ambiente de trabalho que vem oferecendo aos seus colaboradores.

Funcionários satisfeitos, tendem a produzir mais e melhor. Uma equipe motiva consequentemente ajuda no crescimento dos negócios. Analise como anda o clima organizacional, se oferece boas ferramentas de trabalho, se os processos são facilitados e se há segurança dentro da sua empresa. Se conseguir colocar tudo em ordem, certamente será mais fácil organizar seu 2020, a até mesmo pensar em metas maiores. 

Seja grato

Para organizar seu 2020 é precisa ter o sentimento de gratidão. Mesmo que nem tudo tenha acontecido conforme planejado em 2019, a lamentação só vai te atrapalhar no seu novo ano. Seja agradecido por todos os ensinamentos e até mesmo por aquilo que não seu certo, afinal neste novo ano, você não vai repetir o erro e as chances de acerto são maiores.

Os erros do planejamento de 2019 podem ser as metas de melhoria do ano seguinte. Sentimentos de gratidão, autoestima e alegria promovem um melhor estado de funcionamento do cérebro.

Dessa forma além de se livrar de sentimentos negativos, ainda estará dando “alimento” para que seu consciente trabalhe melhor e assim tenha um planejamento de 2020 também melhor.

Organizar um ano inteiro em alguns dias é uma tarefa que requer dedicação, mas que também precisa de flexibilidade, afinal ainda não aprendemos a adivinhar o futuro.

Por isso, esteja focado no seu planejamento, mas se for preciso mudar a direção de algumas coisas, faça sem culpa. O importante é não se perder e também se sentir realizado. 

Organizar seu novo ano também diz respeito a planejar melhorias e crescimento para o seu negócio. Sua empresa está precisando de soluções tecnológicas para segurança dos processos e  gestão de funcionários? Então entre em contato com a Sisponto.