segurança

Itens de segurança necessários em um edifício

Antes e após a realização de uma obra, é preciso que os empreiteiros fiquem atentos aos itens de segurança que existem para formalizar a existência daquela construção.

Esses itens são compostos por práticas e por documentos os quais servem, em geral, para garantir a segurança de um espaço e o bem-estar das pessoas que nele se encontram.

Nesse sentido, serão abordadas o que são e para que servem os itens e os documentos mais importantes para a formalização de uma obra:

  • Os laudos de vistoria AVCB;

  • Documentos de licenciamento de obras;

  • As brigadas de incêndio;

  • As manutenções corretivas;

  • O ato de envelopar elevadores.

O que são os laudos de vistoria AVCB

Um laudo de vistoria AVCB, que significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é um documento criado pelo Corpo de Bombeiros.

A intenção dele é atestar que foi feita uma vistoria em uma edificação determinada e que, por isso, ela atende aos vários critérios de segurança e de prevenção contra incêndio estabelecidos pelo Estado.

Por essa razão, esse laudo AVCB bombeiros é de suma importância para garantir um nível de integridade ao imóvel e para as pessoas que nele estão, já que ele define um conjunto de medidas estruturais, organizacionais e técnicas de um espaço as quais um espaço deve estar de acordo.

Os laudos de vistoria AVCB são exigidos em casos de:

  • Mudança da ocupação ou uso;

  • Construção e reforma;

  • Ampliação da área construída;

  • Construções provisórias (como circos e espaços para eventos);

  • Regularização de áreas de risco e edificações.

Que documentos são precisos para o licenciamento de obras

O licenciamento de obras e construções é essencial para a construção de imóveis. Sem isso, os donos de imóveis podem acabar recebendo multas, embargo e, em alguns casos, a demolição de construção.

Para que uma obra seja licenciada, ela precisa estar de acordo com o Código de Obras, o qual é específico para cada cidade. Esse documento traz regras que devem ser seguidas para que sejam atendidas leis de ocupação e uso do solo.

O licenciamento, geralmente, é composto por vários documentos, tais como os projetos, os alvarás de construção, a matrícula dos imóveis, o ART e o RRT.

A importância das brigadas de incêndio para um espaço

Uma brigada de incendio é caracterizada por ser um grupo de pessoas (sejam voluntárias ou não) que são treinadas e capacitadas para conseguir realizar a prevenção, o abandono e o combate aos princípios de incêndio que podem vir a ocorrer em uma construção.

Além disso, essa brigada deve ser capaz de prestar primeiros socorros em caso de incêndios entre outros problemas em um espaço, como um condomínio.

Por que realizar manutenções corretivas?

A manutenção corretiva de equipamentos e estruturas consiste na ação de substituir peças ou componentes de uma máquina ou de um equipamento que apresentarem desgaste e que, portanto, sofreram uma pane no seu funcionamento.

Esses reparos são de suma importância para garantir a atividade de equipamentos muito encontrados dentro de um estabelecimento tais como o elevador.

De um modo geral, os elevadores precisam estar constantemente de acordo com as normas de funcionamento existentes, tendo em vista que uma potencial falha pode causar problemas como aprisionamento de pessoas em um prédio ou, em última hipótese, a queda do elevador.

Envelopando elevadores

O trabalho de envelopamento de elevador consiste no ato de aplicar adesivos sobre as partes de um elevador. Com isso, é possível criar decorações para renovar e decorar um espaço por meio de cores brilhantes e foscas, aço escovado ou até imagens personalizadas pelo cliente.

O serviço de aplicação de envelopamento de elevadores costuma ser bastante rápido, além de não deixar cheiros e nem resíduos dentro dos corredores do condomínio.

Todavia, o envelope de elevador é muito utilizado para realizar a sinalização de segurança de espaços. Assim, pode-se colocar avisos e cores chamativas para que as pessoas tomem atitudes seguras perto do elevador.

Além disso, os adesivos servem para colocar avisos nas paredes internas do elevador direcionados aos habitantes de um condomínio.

Portanto, tendo em vista todos os assuntos abordados acima, verifica-se que os itens de segurança são de suma importância para garantir a seguridade de uma construção e integridade da imagem da empresa construtora, a qual precisa mostrar para os seus clientes a excelência de seu trabalho e ainda fidelizá-los ao agregar serviços complementares, como o contato de uma empresa de mudanças.

Após todo esse processo, os moradores e/ou profissionais que circulam no ambiente poderão se sentir mais tranquilos, efetuando suas rotinas com mais qualidade.