O que faz uma agência de branding? Entenda cada etapa

O desenvolvimento de uma marca requer criatividade, conhecimento e um olhar estratégico apurado. Tudo deve ser planejado, criado e executado de maneira exclusiva, sempre alinhado com a estratégia de posicionamento da empresa.

Para que todos os detalhes sejam impecáveis e para que seu negócio seja relevante no mercado, a contratação de serviços de uma agência é imprescindível. Se você está pensando em criar uma marca ou melhorar a identidade de um negócio já existente, mas ainda existem dúvidas sobre identidade visual, marca, marketing digital e o papel de uma agência de branding, este texto está repleto de respostas e dicas.

Não é segredo para ninguém que a identidade de uma marca é capaz de transmitir não só a personalidade de negócio como também relevância e credibilidade. Para alguns, algumas denominações e termos do marketing digital ainda podem ser desconhecidos. Vamos esclarecer os principais deles:

Identidade Visual

A identidade visual é a criação de um conjunto de elementos gráficos e visuais – logo, tipografia, cores e slogan, e também os elementos não tangíveis – missão, valores e princípios que refletem a empresa. Eles são encarregados pela identificação e personalidade da marca e juntos são responsáveis pela individualização do negócio.

Uma identidade bem projetada é também uma ótima estratégia de mercado. Isso porque, ela é capaz de levar ao reconhecimento e criar valor. Geralmente, essa construção tem como parâmetro o logotipo, que é o símbolo principal e representante da empresa. 

Quando uma empresa passa a ter identidade visual é como se ela tivesse um DNA, algo só seu e que é possível de te identificar. Quanto maior é a presença dessa identidade na vida dos consumidores, maior a sensação de proximidade. Se você quer que a sua empresa se destaque, é preciso saber que a identidade visual é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, uma boa identidade visual faz com que sua empresa apareça e seja lembrada pelos clientes

Marca

Primeiramente, não confunda marca com logomarca. Marca é a união de características tangíveis e intangíveis combinadas a uma identidade, ou seja, união do nome, termo ou símbolo, com o intuito de identificar produtos ou serviços e se diferenciar dos concorrentes. Esta pode ser determinada por um nome, uma palavra, cores, imagem ou até um desenho, ou até mesmo de todos eles, e quando unidos eles fortalecem a imagem do negócio na mente do consumidor e facilitam o reconhecimento. 

A marca é um diferencial que gera valor para toda a cadeia de vendas. Gera satisfação no cliente, pela percepção da marca, nos colaboradores pelo reconhecimento do trabalho e também pelo aumento de vendas.

Uma marca pode transpassar ao consumidor mais do que uma simples imagem, ela é capaz de transmitir personalidade, atributos, valores, benefícios e cultura. Cabe ao profissional analisar e decidir o que quer ser passado através daquela marca.

Vale ressaltar que a marca não é efetivamente forte sem a construção dos pilares que integram a comunicação.

Naming

Em tradução literal “nomear”. Na comunicação a ação refere-se a um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver e criar nomes para empresas, produtos e serviços.

Todo nome é capaz de gerar no consumidor uma lembrança. Para isso, os profissionais trabalham em técnicas que ajudam que a nominação se torne memorável. O primeiro passo para a escolha do nome é prever onde a marca será implementada, a qual setor ela pertence, e a qual público-alvo ou persona se destina. Tanto a imagem como o som da palavra escolhida também precisam ser avaliados pois o mesmo atribui característica para a marca.

Na hora de escolher o nome é recomendável seguir alguns passos:

  • Nome que causa impacto;
  • Conciso;
  • Facilidade de escrita e pronúncia;
  • Fácil memorização;
  • Som agradável;
  • Inovação.

Marketing Digital

Para alguns o marketing digital pode parecer muito claro, mas a realidade é que o assunto é bem mais abrangente do que parece. De maneira sucinta, o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Algumas das principais estratégias são o SEO, SEM, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Atualmente, o marketing digital é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo. Fazendo o uso de mídias digitais — blogs, sites, sites de busca, redes sociais, e-mail e outros —, as empresas buscam solucionar dores,  desejos de clientes e se aproximar do público e potenciais clientes.

Quando fala-se em fortalecimento de marca, atrair novos clientes e realizar vendas, o marketing digital tem ótimas ferramentas para realizar os objetivos. Além disso, com ele é muito mais rápido e prático fazer uma mensuração sobre cada investimento, definir métricas e avaliar se o retorno está como o esperado.

O que faz uma agência de branding?

A agência de branding será responsável pela criação da marca da empresa, além de manter o padrão de estratégias a serem planejadas e executadas. Ela usará de gatilhos mentais para que as ações fixem na memória dos consumidores e despertem o emocional. Sem uma gestão correta da marca, de identidade visual, de valores e pontos de contato, os resultados das ações de comunicação poderão ser afetados de forma negativa.

Levando em consideração que esse trabalho é feito diariamente pelas agências, é possível evitar imprevistos, identificar erros e acertos, mensurar os resultados e atingir os clientes da maneira mais eficiente.

Há mais de 19 anos no mercado do marketing, nós da BDDB.ag trabalhamos com estratégias personalizadas para cada cliente, tornando relevante e cativante para o seu público alvo através da cor, forma e experiências que estimulam os sentidos. Com uma equipe composta por 14 profissionais experientes, temos experiência e juventude, isso nos ajuda a cuidar de cada ponto de contato para gerar encantamento.

Suas dúvidas foram respondidas? Para saber mais e entender como podemos ajudar o seu negócio, entre em contato! Teremos satisfação em atendê-lo e apresentar os nossos serviços!

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