Belo Horizonte: roteiro para 3, 4 e 5 dias

Engana-se quem pensa que não há muitos lugares para visitar Belo Horizonte. “Beagá” é conhecida nacionalmente pelos seus bares e restaurantes, sendo o destino perfeito para quem quer apreciar uma boa comida. Mas ela também tem museus e regiões que rendem excelentes passeios.

Assim, antes de comprar sua passagem antecipada pela Gontijo para aproveitar a estadia na cidade, saiba quais lugares merecem a sua visita. A ordem de visitação fica por sua conta, mas procure saber quais pontos ficam próximos uns dos outros para facilitar a logística de locomoção.

3 Dias

Mesmo que você faça uma estadia curta, é possível ter um bom gostinho da cidade. Conheça alguns pontos de interesse abaixo.

Pampulha

O primeiro desses lugares que merece a sua atenção é a Pampulha, que foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco em 2016. Além da bela vista da lagoa da Pampulha, há muitos atrativos no entorno, como os prédios feitos pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer: o Museu de Arte da Pampulha e a Igreja São Francisco de Assis.

O Conjunto Arquitetônico ainda é composto pela Casa do Baile e a Casa Kubitschek, residência do ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek na cidade. Ainda por ali, você pode visitar o Mineirão, principal palco esportivo de Minas Gerais e local para visitas guiadas ao Museu Brasileiro do Futebol.

Para entrar em contato com a natureza, uma boa opção é o Parque Ecológico da Pampulha, com entrada gratuita. Lá é possível emprestar bicicletas para andar em seu interior. Uma opção menos conhecida mas ainda recomendável é o Museu da História da Inquisição, único no país a abordar o tema.

Parque das Mangabeiras e Praça do Papa

Aproveitando, se você busca um local com grande área verde na cidade, não deixe de ir ao Parque das Mangabeiras. Além de caminhar e andar de bicicleta em uma área arborizada agradável, você pode subir até o Mirante para ter uma linda vista da cidade.

Próximo ao parque está outro bom ponto turístico da capital, a Praça do Papa. Como ela está a 1100 metros de altitude, ela também oferece uma boa vista da cidade. Ela é um ótimo ponto inclusive para levar as crianças e aproveitar a manhã de um dos seus dias de visita.

Mercado Central

Outro ponto que vale a pena conhecer é o Mercado Central. É o local da cidade onde se encontra todo tipo de lembrança para levar para a sua família e amigos, com mais de 400 lojas que vendem uma infinidade de produtos artesanais, comida e bebida de qualidade.

Inclusive, visite os bares do local, que oferecem o que há de melhor da comida mineira, como o clássico fígado com jiló acompanhado de uma autêntica cachaça de Minas.

4 Dias

Se você for ficar um dia a mais na cidade e esse dia for o domingo, o programa certo para você é a Feira Hippie. Ela acontece na principal avenida da cidade, a Afonso Pena, e reúne mais de 2100 expositores, que comercializam produtos variados e que irão te deixar com vontade de levar tudo para casa.

Você pode aproveitar a ida à Feira para dar uma voltinha e relaxar no Parque Municipal, que fica do lado e é a principal área arborizada do centro. Outro passeio interessante é o Museu de Artes e Ofícios, que fica a cerca de 700 m do início da feira.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Ainda na região central de Belo Horizonte, você pode conhecer o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Além de ser um lindo lugar, em seu entorno ficam os prédios públicos que abrigaram por anos o Palácio do Governo e as Secretarias do estado, que foram restaurados como museus e compõem uma bela paisagem.

São muitas opções para conhecer, como o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais, totalizando 12 opções que oferecem muito conhecimento para qualquer visitante. O Centro Cultural Banco do Brasil e o Cine Belas Artes são outras atrações imperdíveis da região.

5 Dias

Por fim, para quem vai ficar mais um dia na capital, vale a pena conhecer o Instituto Inhotim, uma referência em toda a América do Sul quando o assunto é arte moderna. Ele fica na cidade vizinha de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, e conta com instalações artísticas renomadas espalhadas pelos seus gramados e prédios.

Além das obras, o local também é um Jardim Botânico, com uma área de preservação de 440 hectares. Assim, ele também é uma excelente opção para quem quer entrar em contato com a natureza.

Texto: Gear Seo