dinheiro

11 ideias para trabalhar por conta própria com pouco dinheiro

Em tempos de crise econômica, todo mundo pensa em meios de conseguir mais dinheiro.

Abrir a própria empresa sempre foi o sonho da maioria dos brasileiros. Ser seu próprio patrão quase sempre é sinônimo de uma boa renda mensal, bem como uma vida mais sossegada em relação a horários. Sendo assim, não são poucos os que querem abrir o próprio negócio.

Porém, a questão econômica as vezes se torna um empecilho. Não ter aquele investimento para dar o pontapé inicial acaba por difundir a maioria dos planos. Sabendo disso, separamos aqui 11 ideias para trabalhar por conta própria com pouco dinheiro. 

Confira abaixo!

Como se organizar antes de começar o próprio negócio

Antes de passarmos algumas ideias para trabalhar por conta própria com pouco dinheiro, vale ressaltarmos a importância de uma boa organização para o seu negócio.

Se você está procurando o corte de custos, provavelmente vai iniciar a sua empresa em casa, ou seja, home office

Isso significa que você terá mais tempo livre, mas também que precisará se organizar muito bem para que ele não atrapalhe seus negócios. Entre vida pessoal e trabalho, é muito comum que as coisas acabem se misturando e você não dê a devida atenção a nenhum aspecto.

Sendo assim, procure sempre exercer essas boas práticas:

  • Busque por privacidade na hora de trabalhar;
  • Separe um determinado período do dia para o trabalho;
  • Mantenha sempre seu ambiente de trabalho organizado;
  • Evite fazer outras atividades, como assistir televisão ou comer enquanto está trabalhando;
  • Separe seu tempo de lazer e não trabalhe durante ele;
  • Estabeleça metas pessoais.

Seguir essas dicas vai te ajudar a ter mais disciplina com seu trabalho, além de garantir o bom andamento das atividades.

Agora que você já sabe como se organizar em seu negócio, vamos às ideias para trabalhar por conta própria com pouco dinheiro!

Venda de catálogos

A venda por catálogos é um tipo de trabalho comum, mas que garante uma renda extra bem legal. Isso porque são vários os nichos que permitem a comercialização, ou seja, você pode vender diversos produtos de empresas diferentes.

O primeiro passo é entrar em contato com um revendedor ou com o site da empresa para saber como se cadastrar. 

Na maioria das vezes, você paga uma taxa de inscrição bem pequena e já pode começar a revender!

Venda de cosméticos

A venda de cosméticos é bem comum, principalmente entre as mulheres. As marcas que oferecem esse tipo de revenda são muitas e inclusive com diferentes precificações. 

O bacana é se inscrever no maior número possível, para oferecer mais variedade aos clientes e ter mais possibilidade de venda.

Você pode ainda investir em um bom curso de manicure, para conciliar a venda de cosméticos, com prestação de serviços. 

Venda de produtos de cama, mesa, banho e utilitários para casa

Esse tipo de venda, por mais que não seja tão comum, também faz bastante sucesso. Desde cobertores até cortinas, os produtos podem ser encomendados pelo catálogo e entregues em cerca de 15 dias.

A maior vantagem desse nicho é, por mais que você não venda constantemente no início, os lucros são maiores. Ou seja, com uma venda você já ganha um dinheirinho extra e pode até investir no seu negócio.

Venda de artigos de decoração

Por mais que em um primeiro momento você pense que essa área não fará tanto sucesso, vai se surpreender com os resultados. Isso porque a grande questão desses produtos é serem vendidos não apenas para pessoas, mas também a lojas.

Você entra em contato com o dono do estabelecimento e ele faz uma encomenda para revender em seu comércio. Dessa forma, você cria uma cartela de clientes e pode crescer cada vez mais.

Produção de conteúdo

Você é daquele tipo viciado nas redes sociais? E se você pudesse criar conteúdo e ainda ganhar uma renda extra por isso?

Esse é um ramo que cresce e tende a crescer cada vez mais. As possibilidades para trabalho são muitas e você pode escolher aquela que mais se encaixa com você. Por exemplo:

Produção de imagens

Sabe aquelas fotos lindas que você gosta de tirar? Você pode vendê-las para empresas postarem nas suas redes, criando um conteúdo gráfico.

No início, você pode vender fotos já prontas, caso tenha alguma. Posteriormente, pode receber encomendas, fazendo fotos e cobrando por peça ou por pacote.

Criação de conteúdo escrito

Imagina trabalhar criando legendas paras as redes sociais? Muitas pessoas são especialistas nessa área e ganham muito dinheiro com isso!

Para exercer essa função é preciso ter conhecimento em marketing de conteúdo, porém, com algumas pesquisas na internet você já consegue se inteirar do assunto. Depois disso, basta oferecer seus serviços e soltar a criatividade!

Gastronomia

Vender comida sempre é uma das primeiras coisas que passam pela cabeça das pessoas quando se trata de ideias para trabalhar por conta própria e com pouco dinheiro. Isso porque o investimento inicial basicamente é apenas o dos ingredientes, e que pode ser retornado em algumas vendas.

Sabendo disso, vale procurar aquela receita que você adora e começar as vendas. As possibilidades são muitas.

Produção de pratos para jantares

Sabe aquela receita incrível que você adora fazer para a sua família? Você pode fazê-la e vender a um preço bem legal, através de encomendas. Estabeleça um valor que cubra o gasto com os ingredientes, custo de energia elétrica e sua mão de obra. Depois disso, é só anunciar e colocar as mãos na massa!

Produção de doces

Se você é da área da confeitaria e sabe fazer um bolo ou um brigadeiro delicioso, pode fazer deles o seu negócio. Com uma produção pequena ou sob encomenda no início, você cria uma cartela de clientes bacana e depois vai aumentando gradativamente seus negócios!

Produção de bebidas

O ramo das bebidas tem se tornado cada vez mais famoso, sendo assim, vale considerar essa opção. A produção de cervejas artesanais, sucos naturais e até licores pode te dar muito lucro. Vendendo para pessoas físicas ou fazendo parcerias com restaurantes e buffets, com certeza você garantirá uma quantia bem legal.

Consultoria

É formado em alguma área, mas não está conseguindo ou não quer um emprego nesse nicho? Que tal encarar a profissão por outra perspectiva?

A consultoria se torna cada vez mais necessária em todos os meios e pode ser prestada pessoalmente ou online. Na segunda opção, você pode atender clientes de todo o Brasil, por meio de chamadas de vídeo. Os nichos mais procurados costumam ser:

Consultoria de moda e estilo

O consultor dessa área atende aquelas pessoas que buscam uma ajuda para melhorar o visual. Ou seja, muito mais do que ajudar a escolher roupas, você vai lidar diretamente com autoestima e com o modo como seu contratante enxerga a si mesmo.

Consultoria de negócios

Nesse nicho, o consultor dá suas opiniões e passa seus conhecimentos para um dono ou diretor de empresa, que precisa de um suporte para a tomada de decisões. Desse modo, caso você seja formado em alguma área administrativa, já pode começar a oferecer seus serviços

Consultoria financeira

O consultor financeiro ajuda a cuidar da parte econômica do seu contratante, identificando os erros e apontando pontos de melhora. Esse serviço pode ser prestado tanto a pessoas físicas quanto a empresas que precisam de auxílio com suas finanças.

Agora que você sabe de todas essas ideias para trabalhar por conta própria com pouco dinheiro, com toda certeza vai encontrar algo que se encaixa no seu perfil. Lembre-se sempre que todo trabalho que é feito de maneira organizada e com perseverança, há muito mais chances de dar muito certo!

Texto: William Mendes