Como calcular o salário líquido?

Ufa, início do mês é o momento mais esperado pelo trabalhador assalariado, pois é hora de receber aquele suado salário após 21 dias de trabalho + descansos.

Contracheque na mão, dinheiro no bolso e aquela dúvida de sempre: Se eu recebo R$1.000,00 porque sempre cai na minha conta um valor descontado? Qual é o meu salário líquido? Qual é o meu salário bruto? Nossa, quanto desconto, né?

Vamos por partes, para entender melhor o que é salário bruto, salário líquido e os descontos. 

Salário Bruto

O salário bruto é aquele acordado entre empregador e empregado, não é o valor final que cairá na sua conta no início do mês, pois serão descontados os famosos INSS e o Imposto de Renda.

E “pior”, quanto maior seu salário, maior são os descontos. O INSS é um percentual sobre o salário bruto entre 8% e 11% do valor total e o desconto do IR pode variar 7,5% até 27,5% sem limite de desconto. Bastante, né?

Além dos descontos obrigatórios, outros descontos também são discriminados, como por exemplo os descontos de Vale Alimentação e Vale Transporte.

Salário Líquido

Depois de todos os descontos citados no parágrafo acima e discriminados no contracheque, chegamos ao Salário Líquido. O montante que realmente você vai receber na sua conta no início do mês. 

Simplificando: Salário Bruto - INSS - IR - Outros descontos = Salário Líquido 

Para além dos descontos, há também os acréscimos discriminados no contracheque, digamos que é a parte boa e que podem fazer com que o salário final mude, por exemplo: hora extra, auxílio noturno, periculosidade e tantos outros que podem mudar o “resultado” final dessa soma.

Como calcular o salário líquido?

Existe a forma tradicional, o famoso papel e caneta para colocar todos os valores citados e fazer as operações, lembrando que os valores de INSS e IR são variantes e existe uma tabela de valores para cada salário bruto determinado.

Mas, se você quer mais praticidade e um resultado mais exato das operações, existem utilitários disponíveis na internet que são úteis para cálculos que demandam uma certa paciência, as famosas calculadoras online.

Utilizar uma calculadora de salário líquido específica facilita os cálculos e você chega no resultado final rapidamente para saber o seu salário mais rapidamente. 

Quer calcular o salário líquido? Clique aqui e calcule agora!

Texto produzido por Finanças Forever