7 ideias de mídia social para levar seu negócio ao próximo nível

Neste mundo, as empresas estão encontrando maneiras de crescer e ficar à frente de seus concorrentes. Nesse sentido, muitos usuários estão investindo no método de comprar curtidas no Instagram, no qual se tornou um dos meios importantes para qualquer negócio.

Alguns usam a terceirização, outros se concentram em obter mais tráfego para seus sites por meio de um SEO eficaz, e há aqueles que contam com os anúncios do Google para divulgar suas marcas.

Aqui está outra estratégia que tem ajudado as empresas a prosperar: marketing de mídia social.

Com 3,78 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo, não é de se admirar por que mais e mais empresas estão aproveitando plataformas como:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • LinkedIn.

De acordo com estudos, 73% dos profissionais de marketing consideram as mídias sociais eficazes para seus negócios.

Além disso, 71% das empresas de pequeno a médio porte o usam para se promoverem, com 52% delas postando pelo menos todos os dias.

Quanto aos consumidores, 54% pesquisam produtos nas redes sociais, de acordo com pesquisas. E 71% das pessoas que tiveram uma experiência positiva com uma marca nas redes sociais provavelmente a recomendarão a seus amigos e familiares.

Essas estatísticas nos dizem uma coisa: a mídia social é uma ferramenta poderosa para empresas grandes e pequenas. Neste artigo, apresentamos sete estratégias sobre como você pode levar seu negócio até um degrau por meio do marketing de mídia social.

Sabemos como é frustrante quando você vê poucos resultados ou zero, apesar de seus melhores esforços para adaptar sua estratégia de conteúdo, e é por isso que decidimos escrever este artigo. Sem mais delongas, vamos começar!

1. Organize um concurso ou brinde

As pessoas adoram coisas grátis, e é isso que você vai dar a elas. Mas aqui está o problema: eles precisam ganhar um de seus concursos ou brindes.

Realizar concursos ocasionais é uma das melhores maneiras de aumentar o engajamento e a visibilidade em sua página de mídia social. Mas isso pode aumentar suas vendas também? Absolutamente.

Na verdade, os pesquisadores descobriram que as contas do Instagram que hospedam concursos regularmente cresceram 70% do que aquelas que não hospedam.

Além disso, 91% das postagens com mais de 1.000 curtidas ou comentários estão relacionadas a um concurso.

Aqui estão algumas ideias para inspirar você:

  • Curta, compartilhe e /ou comente para ganhar concursos;
  • Promova o engajamento com sua base de clientes;
  • Alcance novas pessoas ao mesmo tempo;
  • Os concursos de legenda incentivam seu público a pensar em um comentário; 
  • Siga para ganhar concursos para aumentar seu número de seguidores;
  • Os concursos de marcar um amigo produzem um efeito cascata;
  • Vote em ganhar concursos ajuda você a coletar feedback de seu público.

Além disso, seus prêmios não precisam ser extravagantes e caros, especialmente se você for apenas uma pequena empresa. 

Pode ser tão simples quanto uma porcentagem de desconto em uma visita à sua loja, um vale-presente ou o fornecimento de um de seus serviços gratuitamente.

2. Conte com o conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Se você está procurando uma maneira infalível de atrair novos seguidores, mantenha os antigos mais leais do que nunca e converta clientes em potencial em clientes, alavancar o UGC é a resposta.

O conteúdo gerado pelo usuário destaca como os clientes se sentem em relação a uma marca. Ele permite que as empresas construam uma conexão emocional com seu público, mostrem autenticidade e formem relacionamentos significativos.

Como você pode ver nos infográficos, o UGC pode, em última análise, construir a confiança entre uma marca e seus clientes.

Qualquer prova de um cliente satisfeito usando seu produto vale mais do que quando você mesmo está promovendo o produto. Isso porque as pessoas podem se relacionar mais com outros consumidores.

No entanto, não basta postar qualquer UGC no qual você foi marcado. Em vez disso, crie uma hashtag de marca para o seu negócio e repasse o melhor conteúdo dos seguidores que usam a hashtag.

Pois, vendo que você está apresentando seus seguidores que o mencionam, outros também postarão sobre sua marca, esperando que o conteúdo deles seja a próxima postagem em seu feed.

3. Faça pesquisas com seu público

As pesquisas são sempre uma boa ideia se você deseja aumentar o envolvimento do público. Além disso, os consumidores querem que suas vozes sejam ouvidas, e uma votação é definitivamente um ótimo lugar para começar.

Existem muitas maneiras de aproveitar ao máximo as pesquisas. Pois, você pode usá-los para obter informações perspicazes sobre seu público, obter feedback sobre um novo produto ou apenas para se divertir aleatoriamente.

As pesquisas não precisam ser realmente um assunto formal, nem devem ser exclusivamente relacionadas aos negócios.

4. Use os tópicos de tendência

Postagens temáticas no Facebook e no Twitter podem ajudá-lo a marcar números enormes. Cobrir notícias enquanto ainda estão na moda sem dúvida aumentará sua visibilidade online. 

Uma notícia viral está sendo compartilhada em grande escala, com milhões de pessoas em todo o mundo lendo e falando sobre ela. É por isso que você deve verificar seu Twitter e Facebook diariamente.

O Twitter permite que você veja quais tópicos estão em alta no lado esquerdo do seu perfil. A lista contém tópicos que os usuários do Twitter estão comentando neste exato momento, então você certamente quer ficar de olho nisso. 

O botão “Descobrir” no topo da página é outra maneira de ver o que é tendência no momento. O Facebook compartilha um recurso semelhante.

 A plataforma possui uma seção de “trending topics” no feed de notícias dos usuários, e o que a torna ainda melhor é que cada tópico vem com uma breve descrição. A única desvantagem é que os tópicos não são listados em tempo real.

Depois de ouvir uma nova tendência circulando nas redes sociais, é melhor criar uma postagem usando uma tag relevante. Você pode escrever uma opinião sobre isso, ou talvez fazer mais pesquisas para que possa escrever sobre o que se trata.

Dessa forma, certifique-se de evitar tópicos delicados, como questões políticas, ou seu negócio pode acabar sendo cancelado pela multidão de cancelamento. Quem sabe você pode acabar se tornando o próximo assunto viral de que todos falarão!

5. Destaque seus funcionários

Deixe o mundo saber o quanto você aprecia a todos em sua equipe. Ou seja, diga a eles que, se não fosse por essas pessoas trabalhadoras, sua empresa não estaria onde está agora.

Os proprietários de empresas que elogiam seu pessoal são frequentemente considerados pessoais e genuínos. 

Quando seu público conseguir ver o quanto você valoriza seus funcionários, provavelmente presumirá que você é um bom chefe que não se preocupa apenas com os negócios, mas também com o bem-estar dos outros.

Além disso, elevar o moral dos funcionários levará à satisfação. A satisfação leva a um melhor desempenho. Melhor desempenho leva a mais vendas.

6. Lançar novos produtos

Antes de tudo, não divulgue apenas um novo produto em seu site ou loja de comércio eletrônico, use suas plataformas de mídia social! Promova seu novo produto, destaque seus recursos e avise seu público quando ele será lançado. Você pode até fornecer um vídeo teaser.

Criar muito entusiasmo sobre seu novo produto fará com que seus clientes concordem antes mesmo de ele chegar ao mercado. Assim que estiver disponível para compra, certifique-se de usar as postagens compráveis ​​do Instagram para gerar vendas.

7. Vai ao vivo

Antes de mais nada, a transmissão ao vivo – seja no Instagram, Facebook ou Twitter – permite que você se conecte e se envolva intimamente com seu público. Isso adiciona um toque pessoal ao seu conteúdo, e adivinhe? 

As pessoas adoram marcas que as alcançam! Se você não souber por onde começar, dê uma olhada nas várias ideias abaixo:

  • Sessões de perguntas e respostas;
  • Demonstração do produto;
  • Aulas online gratuitas;
  • Bastidores;
  • Tutoriais.

Todos esses pontos podem te ajudar a atrair cada vez mais clientes.

O resultado final

Aí está! Embora existam toneladas de outras ideias de mídia social para ajudar seu negócio a crescer, essas sete dicas têm se mostrado repetidamente eficazes. Lembre-se delas, aplique-as e você será bom!