Aprenda a usar uma planilha de comissão de vendas e baixe um modelo grátis!

Não é de hoje que a busca por mais engajamento e motivação dos colaboradores virou prioridade nas empresas. E, quando falamos do setor de vendas, a planilha de comissão faz parte de um verdadeiro estímulo para o aumento da produtividade dos vendedores.

Afinal, a comissão é uma forma muito interessante de reconhecer os esforços do vendedor — e organizar esse tipo de pagamento em um único lugar, com praticidade e clareza, pode ser mais uma inovação para sua empresa.

E isso é indispensável atualmente: uma pesquisa da ServiceNow — divulgada no CX Trends Report 2021, da Zendesk — revelou que, por conta da pandemia, 92% dos executivos tiveram que repensar o modo de trabalhar. Na prática, tiveram que inovar!

Mas enfim, o que é uma planilha de comissão de vendas e como ela ajuda a melhorar os resultados da empresa? Como aprender, em simples passos, a mexer em uma planilha? Quais são as principais vantagens de usar essa ferramenta no dia a dia?

Pois bem, continue a leitura e confira as respostas para todas essas perguntas!

Para começar, o que é uma planilha de comissão de vendas?

É uma planilha em Excel, na qual você inclui e gerência todas as informações sobre clientes, vendedores e metas de vendas, em determinado período. Assim, a planilha calcula automaticamente o valor exato da comissão que cada funcionário tem a receber.

Então, resumindo, a planilha de comissão te ajuda a organizar todos os indicadores de vendas — e traz os principais resultados do setor em um dashboard bem intuitivo e fácil de mexer.

Lembrando que o cálculo da comissão precisa ser feito individualmente e entrar na folha de pagamento de cada vendedor, segundo o artigo 457 da CLT

Como calcular comissões na sua empresa?

Seguindo no tema, antes de mais nada, é importante saber que existem vário modelos, tais como:

  • O salário base combinado com a comissão;
  • A comissão por meta, por venda ou por faturamento;
  • A comissão pura;
  • Entre outros.

Independentemente da metodologia que você escolher para criar a comissão, você pode usar a mesma planilha. Aqui, vamos dar um exemplo de cálculo sobre o valor total das vendas, apostando em vários tipos de comissionamento.

A porcentagem de comissão pode variar de empresa para empresa (e de produto para produto, de acordo com seu preço), mas uma base pode ser definida entre 2,5% e 10%.

Assim, para calcular a comissão de cada vendedor, a conta é bem fácil. É só multiplicar o valor total das vendas pela porcentagem definida (esta, dividida por 100). 

Por exemplo, se o valor das vendas for de R$ 50 mil, e o comissionamento para certo vendedor for de 5% (o valor dividido por 100 vira 0,05), teremos o seguinte cálculo:

50.000 x 0,05 = R$ 2.500,00 de comissão

Pois bem, agora que você já definiu o modelo de comissionamento, é hora de começar a preencher sua planilha de comissão de vendas. 

Nela, você conseguirá criar regras para o pagamento e administrar todos os critérios de performance (de cada vendedor, cliente e tipo de venda).

Conheça as funções gerais de uma planilha de comissão

Geralmente, as planilhas de comissão de vendas têm abas predefinidas, com funções que ajudam você a seguir um modelo bastante eficiente de gestão. 

Além de uma aba de informações, com um overview sobre todas as outras funções da planilha, você vai encontrar as seguintes abas:

Listas de cadastro e de vendas

Essas são abas de registro, que reúnem as informações dos clientes e uma tabela com todas as entradas de vendas realizadas no período — bem como as respectivas comissões para cada vendedor.

Dashboard

Nessa aba, você consegue visualizar todos os dados organizados, com quantidade de vendas, ticket médio, faturamento e quanto cada vendedor receberá de comissão.

Parâmetros

Aqui, entram dados mais detalhados sobre os clientes e vendedores, como a região geográfica, tamanho da empresa e produto que comprou/vendeu.

4 passos para usar sua planilha de comissão de vendas

Existem passos muito importantes no momento de montar a sua planilha de comissão de vendas. Pensando nisso, elencamos os pontos principais, que, certamente, te ajudarão bastante nessa meta!

Passo 1

O primeiro passo é preencher os dados da aba lista de vendas — com informações do vendedor, bem como os valores totais e as porcentagens que você definir para cada comissão. 

 

Feito isso, a planilha vai completar automaticamente a coluna “comissão”, com os valores em reais já calculados para cada vendedor.

Passo 2

Na sequência, na aba lista de cadastro, você pode preencher as informações do cliente — como o CNPJ, o tamanho da empresa, o perfil de qualificação do cliente e outros dados gerais de contato.

Passo 3

Depois de completar as duas primeiras abas, vá para o dashboard. Ali, você consegue analisar as informações e acompanhar o desempenho das vendas, mês a mês (ou em outro período que você determinar). 

Inclusive, você também tem uma visão geral das comissões de cada vendedor.

Passo 4

O quarto e último passo é conferir a aba de parâmetros, para ver se todas as colunas estão de acordo com seus objetivos de controle. Você pode adicionar e remover os parâmetros, conforme a necessidade.

Na prática, quais são as vantagens da planilha de comissão de vendas?

Agora que você já entendeu o que é, como funciona e quais são os passos principais, chegou o momento de conhecer os benefícios. Sendo assim, entre os principais estão os seguintes:

Mais transparência na sua gestão

Quando você deixa claro para os vendedores como serão as metas, quais os esforços para atingi-las e quanto cada um pode receber, não há margens para interpretações erradas durante a rotina de vendas. 

Assim, o processo tem credibilidade e muito mais probabilidade de adesão! 

Mais crescimento individual e coletivo nas vendas

Com a planilha de comissão, fica mais fácil estimular uma competitividade saudável entre os vendedores, estimulando-os a melhorarem as vendas cada vez mais. Quando um cresce, todo o setor evolui em conjunto!

Mais valorização para o vendedor

Tratar um colaborador como um simples funcionário já saiu de moda há muito tempo. Nada mais justo! Afinal, eles movem a empresa e devem ser considerados um ativo valiosíssimo.

Vendedores mais satisfeitos e engajados levam esse entusiasmo até o cliente — e podem oferecer experiências ainda melhores.

Mais controle para você nas vendas

Todos os dados ficam documentados e reunidos em apenas um lugar. Assim, é possível fazer consultas e conferir o andamento diário das vendas, bem como alinhar expectativas com os vendedores no decorrer do caminho e implementar novas ideias de melhoria.

E agora, que tal colocar essa estratégia em prática?

Você pode baixar, gratuitamente, uma planilha de comissão de vendas em Excel e começar a preencher as informações sobre clientes e vendedores. Assim, é possível monitorar, desde já, alguns dos principais indicadores de comissão. 

Boa sorte e boas vendas!

Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.