Smart Factory

Como a Automação Industrial pode melhorar a eficiência de sua empresa e reduzir custos

O novo conceito da “Indústria 4.0” diz respeito às Fábricas Inteligentes e suas atribuições em máquinas com características surpreendentes

A “Smart Factory” ou Fábrica Inteligente é um conceito atrelado aos novos ideais de indústria que estão se tornando cada vez mais eficazes. O conceito pressupõe que máquinas estejam integradas na estrutura organizacional de uma empresa, em seu gerenciamento tecnológico, através da capacidade de se comunicar e se integrar como um todo ao sistema industrial.  

Deve-se levar em conta que uma indústria 4.0 faz o uso de tecnologias de automação, como também de troca de dados. São utilizados itens e ferramentas da Internet e Computação em nuvem, por exemplo, que são as principais tendências tecnológicas na área.

Com a inserção desse conceito em fábricas, os consumidores finais são os maiores beneficiados. A partir da implementação de máquinas de automação, elas se tornarão responsáveis por qualquer tipo de informação e administração organizacional da fábrica, sendo fontes facilmente adaptáveis às demandas de um supervisor e produzirem de forma perfeita e com precisão. 

A vantagem de integrar o sistema “Smart Factory” em uma indústria é a redução de tempo e de processos que englobam as etapas do trabalho, permitindo maior flexibilidade e exatidão em linhas e produtos, mesmo se solicitados algum tipo de alteração em seu processo fabril.

Soluções robustas e completas

O conceito organizacional “Smart Factory” é um dos mais eficazes dentro da Indústria 4.0, que prevê uma maior eficiência para máquinas e otimização de etapas para processos de fábrica. A técnica abrange a elaboração inicial de seus primeiros passos até os últimos, que é a entrega do produto ao cliente que contrata o serviço.

Passo a passo do conceito Smart Factory

A indústria 4.0 sugere um sistema integrado entre as suas funções sobre os processos dentro de uma produção fabril. Os processos são desenvolvidos separadamente, mas de modo integrado, de modo a acelerar etapas dentro da empresa.

Algumas soluções completas desenvolvidas englobam:

  1. Robôs Autônomos
  2. Simulações
  3. Sistemas integrados
  4. Cybersegurança
  5. Cloud Computing
  6. Impressão 3D
  7. Rentabilidade Aumentada
  8. Big Data
  9. Eficiência Energética
  10. Registro de Dados
  11. Supervisão

São utilizadas ferramentas de comunicação que integram o sistema como um todo: SQL; MQTT; OPC-UA e Web Server.

Maior eficiência e excelente retorno sobre os investimentos

Os maiores benefícios associados ao conceito do “Smart Factory” são as melhorias na eficiência e flexibilidade dos processos, entregando maior produtividade e consequentemente melhorias nos níveis de retorno sobre o investimento.