Black Friday

História da Black Friday no Brasil: Como usar está data a seu favor!

Compras e muitos descontos para encher o carrinho de novas aquisições. A Black Friday ,que acontecerá no dia 26 de novembro neste ano de 2022, marca o início das vendas para as festas de final de ano sendo aguardado por consumidores em todo o mundo pelos descontos, que podem chegar a valores realmente interessantes. 

Mas você sabe qual a origem desta data e como ela se tornou febre no Brasil?

E mais do que isso: como empreendedor e dono de um negócio, você tem uma estratégia de ação preparada para aproveitar esta data e lucrar com a venda dos seus produtos ou serviços?

Neste conteúdo da ISBRASIL, empresa expert em Cloud Gerenciado, você vai descobrir a história da Black Friday, além de conferir dicas para preparar a sua empresa para este evento que já está chegando. É hora de arregaçar as mangas!

A história da Black Friday 

Inicialmente, o termo Black Friday (ou Sexta-Feira Negra), foi associado a uma crise financeira nos EUA em 1869. 

Foi somente em 1951, que o termo associou-se ao dia que sucede às fartas comemorações do dia de ação de graças. Isso porque, antes das promoções, as vendas nesta época do ano eram ruins para os varejistas

Assim, eles davam descontos generosos para não saírem no prejuízo. Uma jogada que, sem dúvidas, deu muito certo!

No Brasil, a data tem origem mais recente. A primeira vez que a data foi usada para dar descontos só aconteceu em 2010 com forte participação de marcas como Americanas.com, Shoptime e Walmart. A primeira edição faturou apenas 3 milhões de reais.

Dez anos depois, o valor faturado mais do triplicou. Em 2019, a data faturou 3,2 bilhões de reais; e em 2020 as vendas fecharam com um total de 4,2 bilhões de reais apenas no e-commerce. 

São dados bastante interessantes, não é mesmo!?

Sem dúvidas, a Black Friday é uma data de grande peso para empresas de diferentes segmentos e, por isso, planejar estratégias de vendas é indispensável para lucrar. 

Mas, afinal, como você pode preparar a sua empresa para a Black Friday?

Chegou o momento de pensar em como sua empresa se organizará para esse evento tão importante e aguardado pelos consumidores. A seguir, separamos alguns insights para esse momento:

Defina uma estratégia de descontos para produtos e/ou serviços

Quando falamos em Black Friday logo pensamos nos descontos de produtos e serviços, contudo, tudo isso deve ser muito bem planejado. 

Na hora de definir sua estratégia, vale fazer uma análise dos serviços em alta a fim de oferecer pacotes daqueles que são mais procurados. 

Já quando pensamos em produtos, esse é a época ideal para movimentar o estoque. Atente-se aos produtos que tenham margem de lucro maior para que seja possível oferecer um desconto mais atrativo aos consumidores, sem ter prejuízos. 

Anuncie!

Invista em formas de fazer com que o público saiba que sua empresa fará parte da Black Friday. Você pode fazer isso de forma orgânica, através das redes sociais, email marketing e até nas comunicações visuais do seu site. 

Porém, se você deseja atrair novos consumidores que ainda não conhecem sua marca, invista em anúncios pagos.

Prepara-se para o aumento de vendas

Se a sua marca estará na Black Friday, você deve estar pronto para atender ao aumento de vendas, tanto na loja física, quanto no e-commerce. 

Seu time de vendas está treinado para atender a esta alta demanda? E quanto ao seu site, ele suporta o pico de acessos que acontecerá? Certifique-se dessas questões para oferecer a melhor experiência ao seu cliente. 

Aumente sua base de contatos

Esse período de promoções pode ser aproveitado para conseguir novos contatos para seu mailing de e-mail marketing. Não se esqueça nesta etapa de mostrar ao consumidor que ele terá vantagens ao estar lhe concedendo seus dados. 

Esteja disponível nos canais de comunicação

A internet não é só um meio facilitado de fazer compras. Os consumidores também a utilizam para comparar preços, pedir informações e sanar dúvidas sobre produtos ou serviços. 

Isso significa que a sua empresa deve oferecer o melhor atendimento através de vários canais de comunicação: redes sociais, chatbot, e-mail e ligações. 

E o mais importante: tenha um site de qualidade!

Muitas empresa investem em campanhas de marketing para a data, porém, deixam a desejar em um dos itens mais importantes para garantir vendas online: o site. 

Durante o evento é normal que as lojas virtuais alcancem picos de tráfego muito grande. Assim, se o site não contar com um bom serviço de hospedagem, problemas como lentidão e páginas fora do ar podem acontecer

Portanto, certifique-se quanto ao funcionamento do site antes da Black Friday e considere melhor seu plano de hospedagem. 

Na ISBRASIL temos planos de hospedagem de site. Garanta a sua melhor experiência com velocidade, segurança e desempenho. Nós te ajudamos com um suporte humanizado!