Networking

Networking: O que é, como fazer e qual a sua importância na advocacia?

Podemos ver networking em todo lugar ao nosso redor, seja um laço de amizade, um laço familiar, ou até um laço profissional 

Essas relações estão constantemente presentes em nosso dia a dia, seja quando pedimos um favor a alguém, seja quando somos entrevistados para uma vaga de emprego, ou quando damos um presente para alguém especial.

Nossos círculos, pessoais e profissionais, estão repletos dessas relações, e constantemente nos envolvemos em outras.

E é sobre isso que iremos falar neste artigo, sendo mais direto, hoje falaremos um pouco sobre networking.

Networking vem dos termos em inglês “net” que significa rede, e “work” que significa trabalho, ou seja, se trata de uma rede de contatos, ou de relacionamentos, que envolve a troca de informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua.

Mas afinal, qual a sua importância na advocacia? Relacionamentos podem mesmo abrir e fechar portas para os advogados? Fique de olho no conteúdo, pois neste artigo iremos esclarecer essas e outras questões, espero que goste!

Networking: O que é?

Dos termos em inglês destacados acima, networking significa rede de contatos, ou seja, networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua entre um ou mais indivíduos.

Essa ação inclui diferentes atividades dos círculos profissionais de cada pessoa, sejam elas voltadas ou não para sua carreira, e funciona como uma manutenção de relacionamentos interpessoais e produtivos.

Digamos que, pela lógica, um networking rico e bem alimentado pode te garantir excelentes oportunidades de sucesso profissional.

Onde, por meio da convivência e do apoio de pessoas com propósitos e objetivos similares aos seus, é possível buscar a melhora de projetos, fazer mais contatos e criar coisas inteiramente novas.

Por que networking é tão importante na advocacia?

Relações sociais, pessoais e profissionais, são essenciais para qualquer pessoa, além do mais, desenvolver um bom networking no seu meio de trabalho e com as pessoas com os objetivos similares aos seus, pode encadear uma série de eventos muito benéficos para você.

O que não seria nada diferente da advocacia. Hoje em dia vemos o meio jurídico como um dos mais competitivos no mercado de trabalho, seja por causa de um advogado que oferece preços mais baixos do que outro.

Ou seja por um advogado que tem muitos contatos e influência em determinada relação.

Vamos dar como exemplo as redes sociais, que hoje estão crescendo absurdamente na nova era da tecnologia.

Se um advogado tem muitos contatos e mantém sua rede de contatos ativa, bem nutrida e sempre em desenvolvimento, suas chances de conseguir uma parceria e enganchar nas redes sociais com muito engajamento é extremamente grande.

E isso vale para outros setores e processos dentro da advocacia. 

Desenvolver um bom networking pode ajudar principalmente os advogados iniciantes, que, como a própria palavra nos dá a entender, são novos no mercado jurídico e muitas das vezes não conseguem se manter ativos apenas como advogados.

Precisam buscar outras oportunidades no mercado, como é o caso de diversos advogados que estão migrando para a área de marketing.

Quais os benefícios do networking?

São inúmeros os benefícios e as vantagens de se cultivar bons relacionamentos em sua rede, seja como trabalhador, empreendedor ou advogado. Confira agora os principais:

Para sua carreira

  • Oportunidades de crescimento profissional;
  • Maior acesso a boas vagas de trabalho;
  • Aumenta as possibilidades de conhecer pessoas de interesse mútuo;
  • Expansão dos conhecimentos e aprimoramento profissional;
  • Suporte para esclarecer dúvidas;
  • Maior destaque junto a colegas de sua área e de outras;
  • Visibilidade junto a lideranças e profissionais atuantes em recrutamento;
  • Facilita a construção de uma boa reputação no mercado.

Para o seu escritório

  • Eleva a visibilidade do seu escritório e da sua advocacia;
  • Dá acesso a melhores oportunidades de negócio, parcerias e clientes;
  • Facilita o recrutamento de profissionais alinhados à missão e aos valores do escritório;
  • Aproxima o advogado de quem implementou cases de sucesso, possibilitando o benchmark para melhorar o desempenho do escritório;
  • Aumenta as chances de escalar e expandir o escritório;
  • Mantém o advogado bem informado sobre o mercado e seu nicho de atuação.

Qual a diferença entre networking e network?

Esses dois termos são derivados do inglês e têm significados bem parecidos, porém existe uma diferença entre os dois.

Network é a palavra usada para descrever uma rede, ou seja, um grupo de pessoas que estão conectadas – nesse caso, ligadas por interesses profissionais que têm em comum umas com as outras.

Já o termo networking, o qual estamos apresentando neste artigo, designa um trabalho em rede, realizado com base em movimentos e ações de expansão, manutenção e aperfeiçoamento em relacionamentos profissionais.

Simplificando, o termo network está mais ligado ao sentido literal da palavra, ou seja, a própria rede de contatos, enquanto o termo networking é utilizado para definir as ações, atividades e relacionamentos dentro de uma rede de contatos.

Como fazer networking da forma certa?

Existem diversas formas de criar, nutrir, estreitar, cultivar ou inovar em um relacionamento, muitas delas mais simples do que outras, porém, quando falamos em relacionamentos ligados ao networking.

É necessário um certo cuidado, caso contrário, o processo pode ser um tanto quanto catastrófico.

Sem mais delongas, que tal aprender a fazer networking da forma certa?

Participe de eventos corporativos

O primeiro passo para a construção de um bom networking é nada mais nada menos do que participar de eventos corporativos.

Ou seja, festas da empresa, reuniões ligadas ao seu lado profissional, comemorações, eventos sociais ou empresariais, dentre outras atividades.

Mantenha seus contatos ativos

Uma rede de networking funciona como todo e qualquer relacionamento que você tenha em sua vida particular, ou seja, você precisa ter em mente que precisa manter essa rede de contatos ativa.

Você precisa socializar com esses contatos, assim como já dissemos, o networking é uma rede de contatos onde as pessoas na mesma compartilham informações, projetos e oportunidades com benefícios mútuos.

Tenha em mente que você precisa nutrir essas pessoas para que elas retribuam o favor, ou seja, um relacionamento saudável tem muito mais chances de permanecer vivo e ativo, do que um relacionamento sem interesse nenhum das duas partes.

Seja proativo

A proatividade é uma questão muito discutida em diversos segmentos no mercado, além do mais, proatividade em excesso pode ser prejudicial para a pessoa, assim como proatividade em falta também pode ser prejudicial.

Ser proativo não é estar aberto a todas as possibilidades o tempo todo. Quando falamos em proatividade, logo pensamos naquela pessoa que topa tudo, a todo momento, que sempre faz tudo sem ninguém pedir etc, de fato isso está certo e errado.

Especialize-se em uma área

De fato, quando pensamos no advogado que queira se tornar referência na advocacia, não tem como ele ser o melhor em tudo, portanto, ele é o especialista na advocacia criminal.

Por exemplo, então será com ele que diversas pessoas irão tirar dúvidas ou pensar em contratar o serviço, isso quer dizer que ele tem muita autoridade.

O que também vale para o networking, não adianta você querer fazer um pouco de cada coisa, querer um pouco de cada oportunidade, você precisa ter um objetivo, uma meta em qual focar e com isso se dedicar para aquela coisa.

Se tornar um especialista em uma única área vai te ajudar a estreitar melhor os seus relacionamentos e achar pontos de interesse com outras pessoas muito mais fácil do que tentar se encaixar um pouquinho em cada coisa.

Priorize qualidade

Hoje em dia sempre estamos nos cobrando a todo momento para entregar cada vez mais coisas, o que na advocacia se vale para a situação em que o advogado pega vários e vários casos.

Pensando na quantidade de clientes que vai atender, seja para se tornar uma autoridade mais rápido, ou para ter mais dinheiro, caso esteja precisando.

E isso vale para tudo em nossa vida, não adianta fazermos sempre muito e muito e muito se no fim o que nós fizemos acabou ficando ruim. 

Priorize sempre a qualidade, realize atividades e dê o seu melhor para fazer com que aquilo seja mais significativo.

É possível desenvolver o networking mesmo sendo tímido e introvertido?

A resposta para essa pergunta é: com certeza sim, e com resultados tão bons quanto os de pessoas mais desinibidas do que você.

O segredo, caso esse seja o seu caso, é buscar fazer contatos priorizando não a quantidade de contatos, mas sim a qualidade desses contatos.

Dessa forma, sempre que houver a necessidade de acionar esses contatos, será por um motivo relevante, o que por si só já irá facilitar todo o processo de comunicação.

Aqui vão algumas dicas para você fazer um bom networking mesmo sendo tímido e introvertido:

  • Escolha bem com quem conversar para evitar problemas;
  • Peça que conhecidos lhe apresentem determinados contatos, isso ajuda a aliviar a pressão;
  • Faça contatos iniciais online;
  • Chegue mais cedo em eventos, quando não há tanta gente em volta é menos intimidante abordar alguém;
  • Durante o networking pense nas perguntas certas para cada pessoa que você conhecer antes da hora, assim você não gasta tempo falando de amenidades.

Conclusão

Apesar de parecer desafiador, desenvolver uma boa rede de contatos, ou implementar ações de networking no dia a dia não é tão difícil assim. Você precisa ser você mesmo e mostrar isso às pessoas.

Espero que tenha gostado deste artigo, agradecemos por estar presente até aqui e qualquer dúvida, basta deixar um comentário! Até logo.

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.