gestão

Gestão horizontal: como funciona e quais os benefícios

Independentemente do segmento, seja um comércio alimentício, escritório de advocacia, indústria de válvula de retenção, entre outros, ter uma gestão eficiente é essencial para a sobrevivência do negócio.

Para isso não basta somente delegar tarefas e monitorar processos. Também é fundamental definir os modelos de estrutura gerencial da sua empresa. 

Dentre os diferentes modelos já existentes no mercado, este modelo horizontal vem ganhando cada vez mais evidência.

Ao contrário da gestão vertical, a gestão horizontal dispensa a ideia de construções de hierarquia de acordo com o objetivo da organização. Ou seja, é um modelo de gestão moderno e que veio para ficar.

Cada vez mais empresas estão fugindo do tradicionalismo e optando por formas de gestão que centralizam e unifiquem os colaboradores, e a gestão horizontal é uma das maiores alternativas para começar essas mudanças.

Por essa razão, no texto de hoje, nós iremos falar sobre como funciona este modelo horizontal e quais são os seus principais benefícios. 

Quer saber mais sobre tudo isso? Então siga na leitura deste artigo! Vamos lá?

Como funciona a gestão horizontal?

De forma geral, trata-se de uma metodologia de gestão que tem a ideia de desenvolver uma organização sem valorização, hierarquia ou relações de poder.

Ao contrário da gestão vertical, que possui uma hierarquia de acordo com a função do colaborador, a horizontal estabelece uma forma mais participativa de administração.

Dessa forma, a responsabilidade é dividida entre os colaboradores, aprimorando o trabalho em equipe e integrando funcionários.

Do mesmo modo, a gestão horizontal promove a maior expressão e colocação de todos os funcionários.

O que significa que, mesmo os trabalhadores do setor de mão-de-obra ou que realizam serviços de manutenção desumidificador de ar, entre outras funções, igualmente ganham mais responsabilidade e autonomia nas tarefas.

Quais são os benefícios da gestão horizontal?

Agora que você já sabe como funciona a gestão horizontal, veja a seguir algumas razões para investir neste modelo de gestão:

1 – Funcionários mais motivados

Uma das vantagens mais visíveis da gestão horizontal é que os colaboradores se sentem mais valorizados, uma vez que ele possui mais participação nos processos de tomada de decisões da empresa. 

Isso reflete positivamente na forma como o colaborador é reconhecido, alavancando assim, o engajamento.

2 – Soluções de problemas

Com a gestão horizontal, também é possível fazer com que os contratempos aparentes sejam resolvidos mais rapidamente, uma vez que não é preciso esperar a decisão de um líder ou superior. 

A autonomia nas decisões é capaz de promover melhor precisão nos acertos, seja na mudança de operações para a produção de disco flap ou nas estratégias de marketing, por exemplo.

3 – Redução de custos

Além do mais, a gestão horizontal também tem um menor custo para a organização, uma vez que não há a necessidade de contratar vários gestores com funções e salários elevados.

Agora que você já sabe como funciona a gestão horizontal e quais são os seus benefícios e vantagens, o que acha de adotar esse modelo de gestão? 

Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.