Gestão horizontal: como funciona e quais os benefícios

Independentemente do segmento, seja um comércio alimentício, escritório de advocacia, indústria de válvula de retenção, entre outros, ter uma gestão eficiente é essencial para a sobrevivência do negócio.

Para isso não basta somente delegar tarefas e monitorar processos. Também é fundamental definir os modelos de estrutura gerencial da sua empresa. 

Dentre os diferentes modelos já existentes no mercado, a gestão horizontal vem ganhando cada vez mais evidência.

Ao contrário da gestão vertical, a gestão horizontal dispensa a ideia de construções de hierarquia de acordo com o objetivo da organização. Ou seja, é um modelo de gestão moderno e que veio para ficar.

Cada vez mais empresas estão fugindo do tradicionalismo e optando por formas de gestão que centralizam e unifiquem os colaboradores, e a gestão horizontal é uma das maiores alternativas para começar essas mudanças.

Por essa razão, no texto de hoje, nós iremos falar sobre como funciona a gestão horizontal e quais são os seus principais benefícios. 

Quer saber mais sobre tudo isso? Então siga na leitura deste artigo! Vamos lá?

Como funciona a gestão horizontal?

De forma geral, a gestão horizontal é uma metodologia de gestão que tem a ideia de desenvolver uma organização sem valorização, hierarquia ou relações de poder.

Ao contrário da gestão vertical, que possui uma hierarquia de acordo com a função do colaborador, a gestão horizontal estabelece uma forma mais participativa de administração.

Dessa forma, a responsabilidade é dividida entre os colaboradores, aprimorando o trabalho em equipe e integrando funcionários.

Do mesmo modo, a gestão horizontal promove a maior expressão e colocação de todos os funcionários.

O que significa que, mesmo os trabalhadores do setor de mão-de-obra ou que realizam serviços de manutenção desumidificador de ar, entre outras funções, igualmente ganham mais responsabilidade e autonomia nas tarefas.

Quais são os benefícios da gestão horizontal?

Agora que você já sabe como funciona a gestão horizontal, veja a seguir algumas razões para investir neste modelo de gestão:

1 – Funcionários mais motivados

Uma das vantagens mais visíveis da gestão horizontal é que os colaboradores se sentem mais valorizados, uma vez que ele possui mais participação nos processos de tomada de decisões da empresa. 

Isso reflete positivamente na forma como o colaborador é reconhecido, alavancando assim, o engajamento.

2 – Soluções de problemas

Com a gestão horizontal, também é possível fazer com que os contratempos aparentes sejam resolvidos mais rapidamente, uma vez que não é preciso esperar a decisão de um líder ou superior. 

A autonomia nas decisões é capaz de promover melhor precisão nos acertos, seja na mudança de operações para a produção de disco flap ou nas estratégias de marketing, por exemplo.

3 – Redução de custos

Além do mais, a gestão horizontal também tem um menor custo para a organização, uma vez que não há a necessidade de contratar vários gestores com funções e salários elevados.

Agora que você já sabe como funciona a gestão horizontal e quais são os seus benefícios e vantagens, o que acha de adotar esse modelo de gestão? 

Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *