Funil de Marketing: O que é e como funciona na prática?

Gerar leads é muito importante principalmente no marketing digital, mas apenas gerá-las não é suficiente, é preciso ter um funil de marketing para levá-las ao objetivo final.

O marketing digital possui muitos métodos diferentes de engajar com os clientes e obter  mais vendas, e a parte fundamental para que isso dê certo é a criação de um funil de marketing.

O que é um funil de marketing?

Os funis de marketing digital são os planos para sua estratégia de geração de leads.

Criar vários funis de marketing como parte de uma estratégia de aquisição de clientes que visa o público-alvo em potencial em cada estágio da jornada do comprador é essencial para uma boa estratégia de marketing digital. 

Ao criar conteúdo projetado para ajudar os clientes em potencial em cada estágio do ciclo de vendas e segmentar os clientes com conteúdo relevante para o estágio em que se encontram , você pode aumentar drasticamente a receita.

Existem três etapas mais comuns no funil de marketing:

  • O funil de conscientização. Projetado para atrair prospects.
  • O funil de consideração. Projetado para direcionar os clientes em potencial pelo funil.
  • O funil de decisão. Projetado para fechar o negócio.

Como montar um funil de marketing

Tudo que você precisa para dar início ao seu funil de marketing é entender quem é o seu público-alvo e o nicho da sua marca, a partir daí é possível traçar um plano e criar o funil de vendas que mais se encaixa com seu negócio. 

Um funil de marketing mapeia a rota que você traçou para que seu tráfego se transforme em vendas. Faça três perguntas:

  • De onde virá o seu tráfego?
  • Para onde ele vai?
  • O que acontece depois?

Agora, alguns argumentaram que há apenas um grande funil de marketing. E alguns diriam que cada campanha de marketing é um novo funil. 

No entanto, faz mais sentido pensar no funil de marketing como tendo três estágios diferentes.

Isso ocorre porque os leads podem entrar no funil em diferentes estágios da jornada do comprador, mas a menos que você receba muito tráfego, é impossível segmentar públicos-alvo úteis para mais de dois ou três grupos

As 3 etapas do funil de marketing

Aqui está uma descrição detalhada de cada etapa do funil:

Estágio de Conscientização

Aqui é começa a construir um relacionamento com prováveis ​​clientes em potencial. 

Nesta fase, os clientes potenciais não o conhecem. Eles podem nem saber exatamente o que querem ou qual o problema que precisa ser solucionado. 

Esse estágio é a base para tudo, afinal, sem esses clientes em potencial seu funil estará vazio.

Gerar leads é o princípio do marketing e o motivo principal pelo qual as empresas se esforçam tanto em suas campanhas. 

Inicialmente, você gerará leads com um funil de marketing de conscientização. 

O objetivo é construir sua lista de remarketing com pessoas que provavelmente estão no mercado (ou estarão) para seu produto ou serviço. Em seguida, poderá nutrir esses leads por meio de seus outros funis.

Fase de consideração

O funil de consideração existe para pessoas que sabem que têm um problema e estão considerando diferentes tipos de soluções. 

Por exemplo, se vende cursos de marketing digital, seus clientes em potencial estão aprendendo sobre esse tópico ou querem aprender sobre ele, logo, eles buscam nas redes sociais ou nos mecanismos de pesquisa por soluções.

Esses leads precisam ser coletados para que o seu negócio tenha mais alcance. Existem muitas maneiras de fazer isso, como o uso de anúncios, remarketing, redes sociais, tráfego pago, etc.

O importante é mostrar a sua marca como solução para os clientes em potencial que estão à procura.

Fase de consideração

O funil de consideração existe para pessoas que sabem que têm um problema e estão considerando diferentes tipos de soluções. 

Por exemplo, se vende cursos de marketing digital, seus clientes em potencial estão aprendendo sobre esse tópico ou querem aprender sobre ele, logo, eles buscam nas redes sociais ou nos mecanismos de pesquisa por soluções.

Esses leads precisam ser coletados para que o seu negócio tenha mais alcance. Existem muitas maneiras de fazer isso, como o uso de anúncios, remarketing, redes sociais, tráfego pago, etc.

O importante é mostrar a sua marca como solução para os clientes em potencial que estão à procura.

O funil de marketing de consideração, também é conhecido como funil de nutrição de leads.

Esse funil é composto da mesma forma que os componentes do funil de geração de leads, com alguns ajustes contextuais.

Fase de Decisão

Até agora, já construiu funis para encontrar clientes em potencial que estão apenas se conscientizando de seus problemas em clientes em potencial que estão começando a procurar soluções.

Agora é hora de construir o funil final que levará os leads gerados e os converterá em clientes.

O estágio de Decisão é para clientes em potencial que estão prontos para escolher uma determinada categoria de soluções (sua categoria).

Você nutrirá leads de seus funis de conscientização e consideração para esse funil e também atrairá novo tráfego pago por meio de anúncios e SEO.

Como funciona cada estágio do funil de marketing na prática

Estágio de conscientização

Inicialmente, gerará leads com um funil de marketing de conscientização. O objetivo é construir sua lista de remarketing com pessoas que provavelmente estão no mercado (ou estarão) para seu produto ou serviço. 

Em seguida, nutrirá esses leads por meio de seus outros funis.

Para isso você precisa de fontes de tráfego, gestão de redes sociais, SEO é uma ótima opção para esta fase, principalmente se conseguir ter uma classificação alta para termos relevantes. 

Infelizmente, isso é muito difícil para a maioria das pessoas e leva tempo, então focar nas fontes de tráfego pago pode ser uma solução mais rápida e acessível.

Publicidade nas redes sociais é uma ótima fonte de tráfego que não exige muito esforço para colocar em ação.

É claro que a  melhor escolha depende das opções de segmentação que você precisa. Se o seu mercado-alvo for bastante amplo, será necessário mais esforços além da gestão de tráfego pago, como uso de marketing de conteúdo, por exemplo.

Outro ponto importante nesse estágio é para onde você enviará o tráfego. O mais comum é que ele seja enviado para sites ou landing pages onde o lead passaria para o próximo estágio do funil.

No entanto, isso depende de como o seu negócio é administrado, se você se concentra mais em uma rede social, pode levar o tráfego para ela, ou então se for o caso de um blog como principal meio de comunicação, você pode levar o tráfego para este.

Estágio de consideração

Esse funil é composto da mesma forma que os componentes do funil de geração de leads.

Aqui, a aquisição de clientes em potencial não difere tanto do primeiro estágio, ela apenas evolui. 

Pode  dar continuidade aos seus anúncios pagos e também ao conteúdo postado nas redes sociais, com a adição de conteúdo voltado para levar mais pessoas ao seu site/rede social/blog etc.

Uma vez que o público se interessa pelo seu conteúdo e seus produtos e/ou serviços, será hora de tentar passar para o próximo estágio,

A técnica de remarketing é uma ótima solução para isso, então tente usá-la para guiar o seu tráfego da fase de consideração para a parte final: a de decisão.

Estágio de decisão

A pesquisa paga é uma ótima maneira de gerar tráfego para suas ofertas do estágio de decisão por dois motivos:

  • É muito fácil dar lances em palavras-chave que demonstrem intenção de compra (por exemplo, “compre um curso de marketing digital”).
  • Como o cliente em potencial já se encontra no funil, essas campanhas terão um ROI maior. 

O remarketing nos canais de rede social também pode ser muito eficaz nessa fase da jornada do comprador. 

segmente-os com anúncios para suas postagens e ofertas.

Nesse estágio os prospects estarão mais propensos a realizarem uma compra, então vale a pena distribuir conteúdo voltado ao porquê os seus produtos ou serviços valem a pena.

Nas redes sociais, é interessante compartilhar conteúdo gerado pelo usuário (UGC), isso funcionará como uma espécie de testemunho de outros clientes sobre a sua marca.

Ajudando a passar confiança e inspirar os clientes na fase de decisão a realizar a compra.

Conclusão

Nesse artigo foi explorado o conceito de funil de marketing, o que cada estágio significa e como você pode adquirir tráfego em cada um deles.