Exemplos de indicadores de gestão: 12 métricas para acompanhar o desempenho das suas estratégias de negócio

Como você faz para medir a qualidade da sua gestão de negócios? Quais indicadores de desempenho você usa?

A implementação de indicadores de gestão é indispensável para que a empresa acompanhe o desempenho de suas estratégias em diferentes aspectos importantes, como vendas, finanças, marketing e Recursos Humanos.

Por meio dessas ferramentas, consegue-se mensurar o resultado dos esforços em direção a metas e objetivos que a empresa considera importante alcançar e efetuar os ajustes necessários para potencializar a performance da gestão.

Tendo isso em vista, trouxemos aqui 12 exemplos de indicadores de gestão, KPIs importantes que você sempre deve acompanhar em seu negócio. Convidamos você a continuar a leitura deste artigo para conferir quais métricas implementar na sua empresa.

12 exemplos de indicadores de gestão para usar na sua empresa

Os exemplos de indicadores de gestão que você vai conferir a partir de agora estão divididos de acordo com as seguintes áreas do negócio:

  • Indicadores Financeiros;
  • Indicadores de Marketing;
  • Indicadores de Vendas;
  • Indicadores de Estoque;
  • Indicadores de Riscos;
  • Indicadores de Competitividade;
  • Indicadores de Recursos Humanos.

Pois bem, para exemplificar, separamos todos os indicadores e falaremos um pouco sobre cada um. Sendo os principais os seguintes:

Indicadores financeiros

Começando pelos Indicadores Financeiros, podemos dizer que eles se dividem da seguinte maneira:

1- Faturamento

O faturamento é um indicador de gestão de negócios que mostra quanto de receita sua empresa conseguiu gerar durante um período específico. Trata-se da soma de todas as entradas registradas no caixa da empresa.

2- Retorno sobre Investimento

O Retorno sobre o Investimento (ROI) indica quanto do dinheiro investido em algum projeto ou no financiamento da própria empresa foi possível recuperar.

Indicadores de Marketing

Seguindo, com relação aos de marketing, separamos os pontos a seguir:

3- Total de lead gerados por mês

Este indicador de gestão mostra quantos leads a equipe de marketing conseguiu gerar no último mês. Essa métrica é importante para avaliar a eficácia das estratégias de prospecção de novas oportunidades de negócio.

4- Custo de Aquisição de Clientes

O CAC é um indicador que mensura, em média, quanto custou para empresa adquirir cada um de seus novos clientes dentro. A relação deve ser feita entre o dinheiro investido nas ações de marketing e a quantidade de novos clientes adquiridos por essas ações.

Indicadores de vendas

Já no âmbito de vendas, podemos dividir os indicadores da seguinte maneira:

5- Ticket médio

O ticket médio é um dos principais indicadores de gestão de vendas. Ele calcula quanto, em média, cada cliente gerou de receita para empresa durante um período específico.

6- Taxa de conversão

A taxa de conversão mensura a capacidade do seu time de vendas em converter leads em clientes. Ou seja, do total de oportunidades encaminhadas para os vendedores, quantas foram convertidas?

Indicadores de gestão de estoque

Na questão da gestão de estoque, podemos dizer que a situação é dividida da seguinte maneira:

7- Giro de estoque

O giro de estoque calcula, em média, quanto tempo leva para que as unidades de determinado produto “girem”. O cálculo desse indicador é importante para saber quais produtos têm maior e menor saída e, assim, ajustar as estratégias para evitar desperdícios.

8- Perdas no estoque

Por falar em desperdícios, a perda no estoque é um indicador que mostra quantos produtos tiveram que ser descartados.

Indicadores de Recursos Humanos

Dentro dos Recursos Humanos, é possível dividir os indicadores em:

9- Taxa de rotatividade

A taxa de rotatividade é uma métrica que avalia os desligamentos dos colaboradores e as novas contratações durante um período específico (geralmente anual).

O cálculo deste indicador é feito a partir da seguinte fórmula:

Rotatividade = ([admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ total de funcionários.

10- Taxa de Absenteísmo

Já a taxa de absenteísmo se refere ao número de ausências registradas pelos funcionários durante determinado período. 

O cálculo é feito a partir da relação entre o total de horas que deveriam ser cumpridas e o total de horas que realmente foram cumpridas pelas colaboradores.

Indicador de gestão de riscos

Quase terminando a nossa lista, entram os indicadores de gestão de risco, que podem ser colocados assim:

11- Valor Presente Líquido 

O Valor Presente Líquido (VPL) é um indicador que serve para avaliar a viabilidade de determinados projetos com base no potencial de retorno. 

O objetivo é determinar o valor presente de pagamentos futuros, considerando uma  taxa de juros adequada e o investimento inicial.

Indicador de competitividade

Por último está o de competitividade, que tem como indicador principal o seguinte ponto:

12- Participação no mercado

Encerrando nossa lista com alguns exemplos de indicadores de gestão, temos o market share, ou participação no mercado. Ele mensura a fatia de mercado que pertence à sua empresa e mostra o quão competitiva ela é.

Esses foram os nossos exemplos de indicadores de gestão. O que você achou? Quais você já utiliza na sua empresa? Implemente essas métricas no seu modelo de negócio e promova uma gestão mais qualificada.

E se você tem dúvidas de como fazer a gestão de indicadores, este vídeo pode ajudar você: https://www.youtube.com/watch?v=gHoBM8uGIlc 

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.