Estratégia de marketing digital | Data driven marketing

O marketing digital (mkt digital) é o conjunto de ações que uma pessoa ou empresa pratica na internet com o intuito de desenvolver uma identidade de marca, criar um relacionamento com o cliente e efetivar novos negócios. 

Para que isso seja feito, são usadas diversas técnicas e estratégias de marketing digital, uma das mais importantes é o marketing baseado em dados, também conhecido como data driven marketing.

O que é data driven?

O data driven é uma estratégia que faz uso dos dados de clientes coletados por meio de formulários para ter um melhor entendimento sobre o seu público.

Sendo que esses dados coletados serão utilizados para ajudar a identificar onde estão os melhores espaços e plataformas que você pode usar para atingir o seu consumidor.

Portanto esses dados te ajudam a compreender o perfil de quem acessa o seu site, o que essas pessoas gostam de fazer, ver, consumir, entre outras coisas que possam lhe ajudar a vender seus produtos ou serviços.

Para que funcione da melhor maneira, o data driven tem o objetivo de, por exemplo:

  • Criar uma eficiência maior nas campanhas, para que sejam gerados leads;
  • Fazer com que o cliente tenha a melhor experiência possível;
  • Gerar um bom retorno de investimento;
  • Entre outras ações.

Ou seja, o foco é que o cliente possa regressar ao seu endereço o mais breve possível, fazendo valer todos os seus esforços.

Quais são os benefícios do data driven?

Por ser uma ferramenta ampla, o data driven gera alguns benefícios para quem usa essa técnica de marketing digital. De uma maneira geral, os benefícios dessa tática têm de levar a sua campanha para os seus objetivos preestabelecidos.

Pois bem, entre os principais pontos estão:

Identificar o consumidor certo

Com a tática funcionando perfeitamente, você terá informações sobre as características de consumo e anseios do seu consumidor, para que você consiga anunciar o seu produto onde está o seu público.

Saber “onde está pisando”

Como dito anteriormente, essa estratégia auxilia você a conhecer os consumidores do seu conteúdo, o que é fundamental para que você tenha o conhecimento das necessidades e perfil do seu público.

Após identificar as necessidades e anseios do seu consumidor, basta você procurar onde ele está situado na internet, como em redes sociais, fóruns, websites do assunto, entre outros.

A partir disso é fácil saber onde você fará sua campanha, por isso existem diversas ações de marketing digital em redes sociais, sites, entre outros. Com o processo concluído, você saberá exatamente “onde está pisando”, e poderá atingir os seus resultados desejados.

Conteúdo mais relevante

Por conta de você “saber onde está pisando”, a sua campanha está direcionada para quem você entende que tem interesse no seu produto, por isso é importante que você tenha um conteúdo direcionado para esse público.

O conteúdo genérico tende a não atingir um específico nicho de pessoas, por ter características mais amplas é possível que esse produto não atinja quem realmente importa, por isso é importante que seja feita a veiculação de algo específico e relevante.

Oferecimento de uma boa experiência

A experiência do cliente é fundamental para o desempenho do seu website e é construída desde o primeiro contato do cliente com o site, até o recebimento do produto comprado.

O cliente só efetuará a compra do seu produto se ele entender que você tem um site confiável e se ele for cativado pela sua estratégia de marketing digital, pois quando o cliente se sente satisfeito com seus serviços, é provável que ele volte a consumir seus produtos e serviços.

Uso de várias plataformas

Por conta das informações obtidas com o data driven, é possível saber que o seu público não está em apenas um site, um fórum, uma rede social. 

Esse grupo de pessoas faz uso de várias plataformas dentro da internet, por conta disso você deve ampliar o seu marketing online para outras plataformas como:

  • E-mail;
  • Redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter;
  • Entre outros locais da internet que sua audiência esteja presente.

Dessa forma, utilizando essas estratégias, é possível fazer com que a sua audiência comente sobre seus produtos e serviços.

Aumento da qualidade do produto

Com as suas campanhas nas redes sociais, email, WhatsApp, Instagram, entre outras redes, a sua audiência pode interagir com a sua marca de várias maneiras, uma delas é sobre a avaliação dos seus produtos e serviços.

Por conta desse contato direto é muito fácil de ver o desempenho do seu produto com o consumidor, pois ele pode comentar sobre isso com você nos canais de comunicação na internet. Esse feedback é importante e pode ajudar você a melhorar cada vez mais.

Retorno de investimento

Por fim, um dos benefícios mais importantes, trata-se do retorno gerado com a aplicação dessa estratégia. Para que você coloque em prática a estratégia, é fundamental que haja um investimento. 

Todos os benefícios que essa tática pode te apresentar influenciam positivamente no seu retorno de investimento, mas para que isso se confirme é fundamental que a estratégia seja aplicada da maneira correta.

Onde é usado o data driven?

O data driven é importante para seu site, mas é fundamental que ele seja aplicado da maneira certa e no lugar certo. Por isso, você confere abaixo alguns exemplos populares da aplicação dessa estratégia com muito êxito.

Plataformas digitais fazem uso do data driven. Elas analisam o perfil do espectador e obtêm os resultados sobre o que essa pessoa tem hábito de consumir. Com isso, as plataformas sugerem conteúdos relacionados ao que você costuma consumir.

Mas não pense que esse marketing digital está presente apenas em plataformas de entretenimento, bancos também usam o data driven, fazendo uso das informações do cliente, com isso ele identifica os possíveis problemas e possíveis dúvidas.

Os grandes eventos esportivos também não escapam. Desse modo, as marcas apostam na publicidade em eventos por conta dos dados obtidos com a ferramenta de marketing digital Data driven, gerando, certamente, um melhor retorno.

Por fim, podemos fazer outra ligação entre esses locais de uso de data driven. Todas essas plataformas de entretenimento, agências bancárias e eventos esportivos fazem ligação com as redes sociais.

Afinal, todas as pessoas comentam um bom conteúdo, um bom serviço e principalmente um evento esportivo que acontece ao vivo, portanto também é um investimento em marketing digital em redes sociais.

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