Manutenção de site – Qual a importância?

Quando as pessoas pensam na criação de um site, é normal pensarem nas cores do site, como será a primeira página, entre outras coisas, e quando esse site vai ao ar, é natural que uma parte das pessoas entendam que o trabalho está concluído, o que não é verdade.

Para que seu site seja considerado bom por seus leitores e possa alcançar bons números de tráfego, é importante que você tenha um site com uma boa qualidade e sempre atualizado com o conteúdo que você desejar, isso é possível com um bom serviço de manutenção.

O que é manutenção de site?

O serviço de manutenção de sites é responsável por cuidar da segurança, backups e conteúdo do seu site. Quem oferece esse serviço está disposto a cuidar do seu site para que ele esteja no ar, sempre com segurança e conteúdo atualizado. 

Atualmente existem dois tipos de manutenção de site: corretiva e preventiva.

A manutenção preventiva visa prevenir que ocorram erros e outros problemas futuramente, geralmente feita mensalmente sob um contrato com os prestadores de serviço. 

Já a manutenção corretiva é imediata, agindo pontualmente no problema do site, este modelo de manutenção geralmente é acordado previamente em contrato único com o prestador de serviço.

Problemas recorrentes em websites

A desatualização do conteúdo do seu website não agrada, pois, um site com a sua última publicação com data distante dá a impressão de abandono, assim o leitor perderá a confiança no seu website. 

A solução para isso pode se dar em alguns pontos, sendo os principais deles os seguintes:

  • A produção constante de conteúdo para blog;
  • Atualização de imagens;
  • Atualização de vídeos;
  • Entre outras informações.

Tecnologias desatualizadas também são um problema para o site. Todos os sites usam CMS, módulos e linguagens de programação que podem ficar desatualizados a qualquer momento, esses problemas podem afetar a otimização e a segurança do seu site, podendo facilitar a invasão de hackers.

A lentidão do site é uma consequência de uma hospedagem ruim, pouca otimização, conteúdos muito pesados, entre outras razões. 

Quando o leitor se depara com um site lento, ele direciona suas atenções para a concorrência, por conta disso o Google considera a velocidade um fator muito importante no ranqueamento. 

Páginas fora do ar também são um grande problema. O seu site pode “cair” caso haja algum problema com o servidor hospedado, exclusão das páginas no CMS, erros de programação, entre outros.

Atividades da manutenção de site

Pois bem, algumas ações são muito importantes dentro da manutenção do site. Pensando nisso, entre os principais pontos estão os seguintes:

Atualizações e manutenções

Por conta dos possíveis problemas que podem aparecer em seu site, é importante que seja feita a revisão no website de maneira periódica, pois além de resolver os problemas encontrados, o serviço tem a função de atualização, seja em conteúdos escritos, imagens ou vídeos. 

Monitoramento de problemas

Os problemas podem aparecer a qualquer momento, a função da manutenção é justamente prevenir que haja problemas, e quando existirem serem resolvidos rapidamente. 

A agência contratada deve comunicá-lo do problema e resolvê-lo, neste curto período você terá seu site em manutenção.

Backups rotineiros

Para que haja uma boa manutenção, é fundamental que a agência responsável tenha um “plano B” caso haja algum problema com seu site.

Por conta disso são feitos backups rotineiros para que sejam usados caso haja algum problema fatal, neste caso o backup evitaria a perda do seu site.

Centralização de funções

Quando ocorre um problema em seu site, você entra em contato com os responsáveis, neste caso eles podem ser uma empresa de hospedagem, CMS ou desenvolvedor de módulos. 

Mas quando você tem o serviço de manutenção de site basta você falar com a agência contratada, eles cuidarão do seu problema.

Precisando de Marketing de Conteúdo?

Precisando de conteúdo para seu site? A Projeto Web é uma empresa especialista em criação de site em Campinas e marketing de conteúdo. Solicite um orçamento de site.