Equipamentos de segurança para uma cozinha industrial

Se uma cozinha comum já exige uma série de cuidados para a rotina da casa ter segurança, com uma cozinha industrial a situação é ainda mais exigente.

Afinal, diferente das cozinhas tradicionais, esses espaços estão ainda mais suscetíveis a acidentes, pelo manuseio de fogões e outros dispositivos que exigem cuidado.

Por esse motivo, se você trabalha ou é proprietário de um ambiente industrial como esse, está na hora de investir em Equipamentos de segurança adequados para o espaço e Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários.

Você sabia, por exemplo, que existe uma Mesa de aço inox para cozinha industrial? Pois é!

São produtos como esse que garantem boas condições de trabalho e o funcionamento adequado desses espaços. Para te ajudar a entender melhor, fizemos uma lista com os principais equipamentos de segurança, confira mais a seguir.

Mesa de aço inox para cozinha industrial

Mesmo com um ritmo de produção agitado, a cozinha industrial precisa estar equipada com materiais adequados e com a limpeza em dia.

Além de facilitar o preparo dos produtos, uma Mesa de aço inox para cozinha industrial é fundamental para manter a organização do ambiente.

Uma das vantagens desse produto é que a ela tem bastante resistência à impactos e é fácil de limpar.

Além disso, ela apresenta diversos fatores que justificam a importância de priorizar o aço, ao invés de outros materiais. Entre as principais características estão:

  • Mais resistência do que uma mesa comum;

  • Maior durabilidade do que outros materiais;

  • Tamanho adequado para as demandas;

  • Mais fácil de limpar (limpeza é fundamental);

Por esses e outros motivos, uma mesa de aço não pode faltar na sua cozinha industrial.

Coifa lavadora

Além da segurança, esse dispositivo é fundamental para a limpeza e a coleta do ar, dos gases e de outras substâncias do ambiente industrial.

Coifa lavadora é um produto que não pode faltar na cozinha industrial, sobretudo shoppings e restaurantes por questões de higiene e obrigatoriedade da ABNT.

Além da limpeza da área alimentícia e da filtragem das impurezas, esse equipamento também aumenta a segurança operacional do ambiente. Pois, na prática, o produto não deixa que impurezas causem riscos na rotina, desde pequenos acidentes até incêndios, por exemplo.

A coifa pode ser usada junto com outros dispositivos como o Lavador de Gás ou também de forma individual. Tudo vai depender da rotina do espaço.

Inclusive, a estrutura de uma cozinha industrial pode exigir modelos variados esse equipamento. Os mais comuns são:

  • Tipo parede: Instalado sobre fogões ou em paredes;
  • Tipo ilha: Localizados no centro da cozinha sobre fogões;
  • Churrasqueira: Adaptados especialmente para essas áreas.

No caso da cozinha industrial, os modelos de coifa mais comuns são os de parede e ilha.

Porta corta fogo

Como o próprio nome diz, esse equipamento é fundamental para a segurança das cozinhas industriais, principalmente quando o objetivo é a prevenção de incêndios.

Na prática, esse item é obrigatório não só para cozinhas, mas para os ambientes industriais, de forma geral.

Porta corta fogo preço pode ter modelos de fabricação e tamanhos variados, mas no geral são um ótimo investimento por literalmente serem capazes de cortar o fogo. Ou seja:

  • Isolam o foco até que haja evacuação do local;

  • É um produto fácil de manusear;

  • Suporta até quatro horas contra o fogo;

  • É seguro e resistente;

Barra antipânico

Esse dispositivo também é muito requisitado em situações de emergência, como incêndios.

Na prática, a barra antipânico tem como finalidade destravar portas e saídas de emergência em situações extremas. Por isso, é um elemento que não pode faltar na sua cozinha industrial.

Segurança deve ser prioridade

Diante de tantos produtos, você deve estar se perguntando sobre a necessidade desses itens no cenário industrial.

Além de cumprir normas de segurança obrigatórias, esses equipamentos garantem a segurança, previnindo acidentes que podem ser irreparáveis.

Se uma cozinha industrial pega fogo e não há um desses equipamentos, quais as chances do incêndio tomar maiores proporções? Então…ao pensar nesses cenários, você deve ter em mente que uma cozinha industrial boa é uma cozinha segura.

A segurança não é artigo de luxo, mas sim uma necessidade! Por isso, investir nesses equipamentos é uma forma de manter seu ambiente atualizado com ferramentas que otimizam o trabalho e ao mesmo tempo protegem quem trabalha nessa rotina.