Empresa

Empresa de limpeza: vale a pena investir?

A decisão de qual negócio abrir, sem dúvidas, está na mente de diversos empreendedores e pessoas que desejam ser donas da sua própria empresa.

Existem diversos segmentos disponíveis no mercado o que ajuda a causar essa incerteza sobre qual investir.

No entanto, existem segmentos que são considerados atemporais, já que sua importância não depende necessariamente de um elemento no tempo ou na economia.

Estamos falando dos produtos de limpeza, seja para casa, comércio, ambientes de trabalho, indústria, e principalmente, os ambientes hospitalares.

Manter o ambiente limpo é dever de todos os segmentos, seja em um lugar residencial ou não.

Isso porque, os produtos de limpeza conseguem matar vírus e bactérias, além de tornar o local mais organizado, livre da poeira, gordura e sujeiras, de modo geral.

Por isso, investir no segmento empresarial dos produtos de limpeza, como abrir uma empresa de detergente pode representar um excelente negócio.

Dentre os principais produtos de limpeza podemos destacar o uso:

  • Do detergente;
  • Da água sanitária;
  • Dos desinfetantes;
  • De sabão (modo geral);
  • De sabonetes;
  • De produtos de higiene pessoal;
  • De desengordurantes;
  • Do álcool em gel e álcool (modo geral).

Sendo assim, existe uma ampla variedade disponível no mercado e cabe ao empreendedor verificar qual é o melhor para o seu negócio. 

Como abrir uma empresa de limpeza?

O primeiro passo para abrir uma empresa de limpeza é verificar qual produto você pretende trabalhar e se ele será destinado à residência ou para ambientes comerciais e indústrias.

Isso influencia no tamanho e quantidade de produto que será fabricada, assim como nas máquinas que serão utilizadas.

Como produtor, sua empresa ainda precisa ter contato com bons fornecedores, assim como verificar o maquinário necessário, os custos com a operação, os profissionais que serão contratados, os documentos para a formalização empresarial.

Além do mais, é necessário também saber quem serão suas empresas parcerias, ou seja, onde seu produto será vendido.+

Toda essa estratégia pode ser delimitada com um segmento de marketing, comunicação além do departamento financeiro.

Se você pretende construir sua empresa, é necessário verificar o local onde ela será instalada, além de estratégias de gerenciamento ambiental.

Para isso, tenha contatos com engenheiros civis, assim como ambientais para criar um plano de gerenciamento de resíduos, assim como ideias para a manutenção ambiental.

Além disso, é necessário estar atento às instalações do local, tendo uma planta elétrica, hidráulica e com instalações pneumáticas bem definidas.

Isso é fundamental para evitar acidentes como curto-circuito e até mesmo um princípio de incêndio, por conta de sobrecarga elétrica.

Tudo isso deve ser pensado por uma equipe técnica que deve ser contratada pelo empresário antes de iniciar a obra.

Após a construção, os desafios não param por aí. É necessário apropriar ao seu negócio elementos de tecnologia e inovação.

Por isso, a automação comercial é tão indicada para as empresas. A automação, de modo geral, representa um avanço tecnológico a partir do momento em que é focada na programação de máquinas para a realização de atividades.

Com isso, dentro da indústria ou da sua empresa, ter um sistema de automação representa programar máquinas para a realização de tarefas que variam desde cortes, misturas, aquecimentos ou resfriamentos, assim como procedimentos de embalagem.

Isso é positivo para empresa pela otimização do tempo e maior precisão na realização das atividades.

Outros elementos importantes para sua empresa de limpeza

Além dos elementos que já citamos nesse artigo, existem outros que devem estar em sua loja. O primeiro deles diz respeito ao uso do balcão expositor.

Esse material é essencial porque serve como uma recepção da sua empresa e ajuda na exibição de alguns produtos.

Nesse balcão, alguns serviços de compra, venda e retirada de produtos pode ser agendada, contando com um profissional na recepção.

Outra dica é para ajudar na exposição do seu produto, só que na parte interna da loja. Estamos falando do uso da impressora de etiqueta de gôndola e das gôndolas, de modo geral.

As gondolas são montadas dando suporte às prateleiras e contribuem para chamar a atenção do cliente em detrimento de um produto.

No caso das etiquetas, elas são utilizadas para fixar uma informação a respeito do produto ou até mesmo o código de barras.

Por fim, para manter a segurança da loja e um maior controle dos funcionários da empresa, é importante contar com a instalação de um relógio ponto, que contribui para o registro da frequência.

No entanto, não esqueça de realizar a manutenção relógio de ponto, pois isso, também é uma segurança para o funcionário sobre sua permanência na empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *