Earthing: os benefícios de conectar-se a natureza

Na vida, existem poucos prazeres tão singelos e benéficos quando os proporcionados pela conexão com a natureza, o earthing é um deles.

Andar descalço na grama molhada, na areia fofinha ou na terra são experiências que nenhum dinheiro compra e os benefícios desta prática são enormes. 

O earthing, termo que significa conectar-se à terra, é uma prática que não somente envolve a ativação das terminações dos pés, mas que também funciona de maneira eficiente para curar a nossa alma.

Neste conteúdo vamos explicar a prática pouco conhecida chamada de earthing e os benefícios advindos do contato com a natureza. 

O que é o earthing?

A palavra earthing advém de ‘earth’, terra em inglês, e é considerada uma forma de conexão com a terra ou solo. 

A prática consiste em conectar o corpo por meio do contato com a terra e a energia que ela demanda. 

Energia essa que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física, bem como para a saúde mental. 

A prática do earthing já é seguida por muitas pessoas que afirmam que o ser humano, em tempos primitivos, permaneceram conectados à terra por andar descalço o tempo todo. 

No entanto, com a invenção dos calçados, perdeu-se este contato.

Desta forma, os seguidores desta prática defendem que a modernidade teria nos isolado dessa conectividade e que, portanto, estaríamos mais do que nunca num estado de desconexão com a natureza.

Aqueles que seguem esta prática afirmam se sentirem menos tensos fisicamente e com a alma mais leve, sofrendo muito menos com o cansaço, a fadiga, as dores e até mesmo com a ansiedade e a depressão.

As bonanças de se conectar com a natureza

A prática de earthing tem uma multiplicidade de benefícios segundo os defensores, mas até o momento, nenhum desses benefícios pode ser comprovado pela ciência. 

No entanto, por se tratar de uma prática que não traz riscos e que contribui pelo bem-estar, vale a pena conhecê-las, portanto, são elas:

  • Ação anti-inflamatória; 
  • Ação antioxidante; 
  • Efeitos relaxantes;
  • Revitalizante;
  • Reduz o estresse.

Sendo assim, diz-se que o contato com a natureza reduz inflamações. Os praticantes de earthing afirmam que a conexão com a energia da terra tem grande potencial antioxidante.

Assim como, o contato com o natural ajuda a reduzir a ansiedade, promovendo calma e o equilíbrio do sistema nervoso.

Além de retornar a conexão original da vida contribui para que possamos nos sentir com mais energia e vitalidade, e ao nos conectarmos a natureza, nos desconectamos dos problemas da vida cotidiana.

Como praticar o earthing? 

Se você quer se unir a esta tendência que tem ganhado mais adeptos ano após ano e testar os efeitos desta prática, saiba que é muito simples.

Visto que a conexão homem e natureza não exige muito esforço, basta seguir as recomendações abaixo.

Ande descalço

Sempre que for possível, logicamente, escolha ficar descalço no chão de casa, na grama ou na areia, pois isto permite que os pontos de energia nas plantas dos pés sejam conectados.

Esteja em contato com a água 

Pratique esportes na água, tome um banho refrescante, vá a praia. 

Para os praticantes de earthing, a água também funciona como um condutor de energia.

Tome sol 

Além de ser aconselhável, na prática do earthing tomar 15 a 20 minutos de sol também traz benefícios. 

No blog do IBND você encontra mais artigos com temas atuais e interessantes. E não deixe de conferir a Formação em PNL do nosso instituto que oferece eficazes ferramentas para potencializar resultados na vida pessoal, social e profissional.