como investir em telemarketing

Como investir em telemarketing: 7 estratégias para alavancar suas vendas

Uma das maiores dúvidas de diversas empresas nos dias atuais é como investir em telemarketing e quais são as técnicas que realmente fazem a diferença na hora de vender um produto ou serviço.

Assim, é fácil perceber que este tipo de negócio precisa estreitar as relações entre a empresa e o cliente para que haja resultado. 

Além disso, o atendimento de alta qualidade e a busca por inovações também precisam estar presentes.

Então, veja a seguir uma lista com as principais e melhores estratégias para alavancar suas vendas e como investir em telemarketing da forma certa. 

Confira essas e outras informações a seguir.

7 estratégias para alavancar suas vendas

1 – Use os dados do inbound marketing

Através desta técnica, é possível obter antes de realizar as ligações ao seu cliente, todas as suas informações relevantes para que possa conhecer o seu potencial cliente.

Dessa forma, você poderá se preparar melhor para abordar o seu cliente ao telefone. 

2 – Monte um processo de vendas

Para ter uma venda bem estruturada, é preciso planejá-la antes. 

Por isso, você deve estudar o seu cliente e o seu produto, descobrindo os pontos em comum para criar um processo de vendas e ter total controle sobre ele. 

Assim, tudo irá caber perfeitamente à necessidade do seu cliente.Você precisa conhecer todas as etapas pelas quais seu comprador poderá passar. 

Por exemplo: se você trabalha nas Casas Bahia e precisa vender garantia estendida para os produtos da empresa, nada mais natural do que conhecer como funciona o processo de assistência técnica oferecido e o serviço de SAC das Casas Bahia para solução de problemas que seu cliente poderá precisar.

E para ter grande sucesso nesta operação, estudo e treinamentos são fundamentais.

3 – Invista em cursos focados em telemarketing

Para deixar sua equipe ainda mais forte, vale a pena investir em cursos e treinamentos. 

Mesmo que você não queira fazer um investimento financeiro, você pode utilizar vídeos disponíveis na internet e utilizar de 15 a 20 minutos diários para poder reunir a equipe e compartilhar este conhecimento diariamente antes de começar o expediente.

4 – Saiba entender o tempo de compra do cliente e crie estratégias

Se você tentou realizar a venda para o seu cliente, mas percebeu que ele ainda não está em seu tempo de compra ou está apenas fazendo orçamentos para planejar o futuro, saiba que você precisa criar estratégias em cima deste cliente, não simplesmente abandoná-lo.

Para isso, você pode utilizar as técnicas de time de marketing. dessa forma, você passa esse cliente em potencial a um fluxo de nutrição especifico para ir trabalhando o cliente até o momento real da compra.

Assim, quando ele se sentir confortável e preparado para fazer a sua compra, ele irá procurar por você.

Agora, caso você perceba que o cliente não possui perfil para realizar a compra, será preciso trabalhá-lo de outra forma. 

Assim, você também poderá transformá-lo em um possível cliente ativo em sua empresa.

5 – Saiba o melhor momento para falar com seu cliente

Para você poder realizar um follow up com o seu cliente, o ideal é que você prefira o horário entre às 16h e 17h.

Contudo, o segundo melhor horário é entre às 8h e às 10h. Mas, nunca tente fazer uma prospecção entre as 11h e às 14h.

Da mesma forma, o melhor dia para que você possa realizar as suas ligações é, em primeiro lugar, na quinta-feira e em segundo lugar, na quarta-feira. Mas o pior dia é na terça-feira.

Vale lembrar também que 80% destes leads necessitam de ao menos 5 ligações para que você possa realizar o gerenciamento deste cliente após uma reunião para um possível fechamento. 

Porém, é comum que os vendedores larguem mão antes do sucesso.

6 – Aposte nas ferramentas de otimização

Para que os vendedores tenham o mínimo de tempo perdido, é importante fazer a aposta de ferramentas de otimização de produtividade.

Por isso, você pode realizar a aposta em softwares de CRM para que você tenha um controle de todos os negócios que estão ativos em sua empresa. 

Aposte também em ferramentas que possibilitem a comunicação interna.

Além disso, ter uma boa estrutura para que eles possam fazer ligações integradas ao CRM facilita o cálculo das métricas e relatórios de status e evolução dos clientes.

7 – Não enxergue os leads que não irão comprar naquele momento como um cliente perdido

Ter esta visão é fundamental para que você possa reverter a situação e aumentar o seu funil de vendas, mesmo que seja uma venda futura. Pois plantando agora, você poderá colher grandes frutos a seguir.

Então, enxergue estes leads como uma oportunidade incrível. Afinal, criar e estreitar um relacionamento entre a empresa e o cliente são ações fundamentais para boas vendas. 

Com este trabalho a curto ou médio prazo, você ganha a confiança do seu cliente, além de amarrá-lo a você.

Por isso, aposte:

  • No envio periódico de emails para estes clientes, seja conteúdos educativos ou informativos;
  • Faça a produção de pesquisas;
  • Não esqueça de compartilhar as novidades e, claro, as promoções da empresa com este cliente;
  • Faça o envio sobre as novidades do mercado para o cliente também. Assim, ele saberá que vocês também estão a par do que está em alta.