Como aumentar suas vendas através do E-mail Marketing?

Muitas empresas utilizam diversas técnicas de SEO e SEM para aumentar suas vendas. Contudo, acabam ignorando uma ferramenta poderosa de conversão de vendas: o e-mail marketing. 

Para se ter uma ideia, há construtores de sites como o Wix, que disponibilizam 5000 disparos para 3 campanhas de e-mail marketing. Para pequenas e médias empresas, que possuem um mailing reduzido, essa é uma boa solução.

Embora alguns profissionais digam que utilizar e-mail marketing não é uma estratégia rentável, saiba que ela possui um CTR altíssimo para o público B2C. Vale salientar que uma taxa de 4% de abertura é considerada uma campanha de sucesso.

No segmento de e-commerces, grande parte das conversões, principalmente quando há abandono de carrinho, é feita por meio do e-mail marketing.

Contudo, obter um ROI positivo com o e-mail marketing não é tão fácil como parece. Isso porque, para aumentar as vendas B2B a partir do e-mail marketing precisa de tempo, esforço e atenção.

É por isso que neste guia separamos várias dicas para você aplicar na sua empresa e garantir o crescimento das suas vendas.

Por que você precisa de E-mail para a sua estratégia de Marketing B2B?

Essa é uma pergunta comum. Afinal, todos os dias, os meios de comunicação usam títulos como: O e-mail marketing Morreu!” ou “Porque não investir em e-mails?”, buscando oferecer uma solução milagrosa.

Contudo, o e-mail marketing é uma estratégia de médio prazo, afinal,consiste em criar um relacionamento com a sua base de clientes. 

Criar uma estratégia de e-mail marketing consiste em criar funis de vendas, fluxos de e-mails, segmentações, técnicas de CRO. Tudo isso que demanda um elevado conhecimento técnico.

Assim, o e-mail é tão eficiente que você pode aplicá-lo tanto para o mercado B2C quanto para o B2B. Afinal, em todo o tipo de operação haverá uma pessoa do outro lado da negociação.

No B2C, a decisão e o processo de compra são muito mais simples. Na maioria dos casos, você tem um cliente que precisa tomar uma decisão de comprar ou não. 

As necessidades deste usuário são inteiramente individuais e você pode abordá-los de acordo com seus esforços de marketing de conteúdo.

No entanto, quando abordamos uma negociação B2B, é preciso considerar que a decisão de compra depende de toda uma equipe. É por isso que quando você abordar uma empresa B2B com seus e-mails, você deve considerar o quadro geral.

De forma simplificada, a diferença é que no primeiro caso ela atua em interesse próprio ou para terceiros. No segundo caso, ela visa os interesses da corporação.

De um modo geral, contar com a automação do e-mail e utilizá-lo para o marketing traz vantagens como:

  • Organização de dados;
  • Redução de custos; 
  • Fidelização e aproximação com o cliente;
  • Indicações;
  • Se tornar referência na área.

Confira a seguir algumas informações acerca das possibilidades do e-mail marketing.

Organização de dados

Você costuma colocar todos os seus e-mails em uma mesma base, sem realizar nenhuma distinção entre eles? Ou ainda não utiliza um CRM para acompanhar a interação dos Leads com a sua empresa? Saiba que sua empresa pode estar perdendo centenas de vendas.

Por não organizar as informações, você pode deixar de identificar necessidades dos seus consumidores, que aumentariam drasticamente as suas vendas.

Afinal, depois que você segmenta sua base pelas ações dos seus usuários, você consegue traçar uma série de perfis.

Redução de custos

Utilizar o e-mail marketing é uma estratégia incrivelmente barata e possibilita que sua mensagem chegue diretamente na caixa de mensagens do seu comprador.
Se levarmos em consideração o CAC (custo de Aquisição de Clientes), converter um usuário que se inscreveu na sua lista por curiosidade é muito mais fácil do que converter alguém de fora.

O CAC é um fator determinante para a aplicação das suas estratégias, por isso é importante que você busque sempre reduzi-lo. Essas são algumas dicas de estratégias que você pode aplicar na sua lista de e-mails.

Recorrência e Indicação

Melhor do que um cliente que faz a primeira compra, é o cliente que sempre volta. Principalmente porque um dos grandes desafios das empresas é manter este ciclo constante de compra.

Nem todos os produtos permitem uma assinatura e, por conta disso, é preciso estar sempre em evidência na mente do consumidor.

O consumidor que sempre compra com você, reduz drasticamente os custos da sua operação e ainda pode indicar a sua empresa para outras pessoas.

Muitas vezes o “marketing boca a boca” traz bons resultados, afinal é uma recomendação espontânea do seu produto ou serviço. Por ser realizada por alguém de confiança, reduz as barreiras de comunicação.

A indicação também pode ocorrer em troca de um benefício, seja um desconto ou premiação pela quantidade de compradores. Isso pode fazer com que um simples comprador se torne um embaixador da sua marca.

Foco na estratégia

Quando adotamos estratégias de marketing digital, é preciso deixar de forma clara todas etapas que cada membro da equipe irá realizar.

Ainda que ocorram empecilhos durante a execução, ter um objetivo bem definido permite que a equipe mantenha o foco. Um fator determinante para o sucesso da operação.

Nesse contexto, utilizar a metodologia ágil SCRUM, pode ajudá-lo a gerenciar melhor a sua equipe.

Tem alguma dúvida sobre e-mail marketing? Quer aplicá-lo na sua empresa mas não sabe como? Deixe suas dúvidas nos comentários, que nós iremos ajudá-lo(a).

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Marketing com café, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos.