E-mail marketing: qual plataforma utilizar

E-mail marketing é uma ferramenta destinada à comunicação via e-mail entre empresas e seus clientes. Pode ser confeccionado na forma de texto ou HTML. Além disso, pode conter imagens, gifs ou apenas textos em seu conteúdo.

Para realizar o envio do e-mail marketing, pode-se optar por uma solução de automação que faz os disparos.

Inclusive, tais soluções automatizadas oferecem relatórios com as taxas de abertura, cliques e pessoas que não desejam mais receber o conteúdo da sua empresa. 

Porém, lembre-se de que o e-mail marketing não deve ser utilizado sem um planejamento prévio ou uma estratégia definida, além de ser necessário ter uma solução de arquivo em nuvem para armazenar seus documentos, assim, terá sempre uma cópia do que fizer.

Pensando nisso, elaboramos esse texto com o intuito de apresentar algumas plataformas de automação de e-mail marketing. Confira e escolha a melhor para o seu negócio. Continue a leitura!

Plataformas de e-mail marketing

Uma dúvida comum que surge ao elaborar uma estratégia de envio de e-mail marketing é qual plataforma utilizar, visto que há inúmeras no mercado. 

Não tem como dizer qual a melhor, até porque vai depender de cada empresa e do quanto está disposta a investir nessa ferramenta. 

Por isso, separamos algumas plataformas e listamos seus benefícios. Inclusive, algumas têm opções gratuitas de utilização, mas é sempre bom lembrar que quanto maior o plano contratado, mais recursos terá à sua disposição.

Enfim, verifique agora algumas ferramentas e comece a disparar seu e-mail marketing.

1 – Nitronews

Sem sombra de dúvidas, essa foi a primeira plataforma de disparo de e-mail marketing a oferecer opção gratuita aqui no Brasil. Possui interface clean e fácil de mexer. 

Além disso, a plataforma é configurada em português. Um recurso que vale a pena observar é o de Ranking de Contatos. 

Funciona assim: a plataforma pontua os contatos de 0 a 10, e faz isso de acordo com o engajamento dos destinatários com os e-mails recebidos. Após isso, aqueles com baixa interação são desativados. 

Isso contribui para ajudar o usuário a ter maior economia e uma base mais limpa.

Apesar de contar com planos pagos, onde o usuário consegue consultorias gratuitas feitas por especialistas, ela também possui plano gratuito. Nessa opção, é possível fazer 10.000 (dez mil) envios mensais para até um total de 2.000 (dois mil) destinatários.

2 – SendinBlue

Outra ferramenta de disparo de e-mail que possui versão em português. Além disso, existe no painel alguns templates prontos de e-mail, bem como formulários e alguns recursos a mais para facilitar a montagem do e-mail marketing. 

O SendinBlue tem duas funcionalidades na mesma plataforma, tanto o disparo de e-mail marketing, como também e-mails transacionais. 

O que é isso? Tratam-se de e-mails enviados após uma ação ocorrer. Seja, por exemplo, e-mails enviados para um cliente após uma compra, envio de nota fiscal, mensagem de agradecimento, entre outras.

Nessa ferramenta, há um plano gratuito que permite contatos ilimitados. Entretanto, ela tem um limite diário de envio de 300 (trezentos) e-mails, o que totaliza 9.000 (nove mil) disparos mensais.

3 – MailChimp

Essa é a mais famosa plataforma de e-mail marketing. Há diversas opções de personalização, assim como uma série de funcionalidades. Como, por exemplo, funções avançadas, design clean e facilidade de acesso. 

Nesta plataforma, pode-se criar uma conta gratuita. Desse modo, o limite de envio é para até 2.000 (dois mil) contatos, e podem ser feitos até 12.000 (doze mil) disparos mensais.

Essas são algumas das ferramentas de e-mail marketing conhecidas no mercado. Há outras disponíveis, portanto, é importante escolher aquela que sua equipe melhor se adaptar, bem como atender às suas estratégias de marketing. 

Além disso, separamos algumas dicas ao preparar o seu e-mail marketing. Veja!

E-mail profissional personalizado

Lembre-se de utilizar um e-mail profissional ao disparar o e-mail marketing para os seus clientes, além de ser uma vantagem registrar um domínio personalizado para sua empresa. 

A chance de abrirem e clicarem em uma mensagem recebida a partir de um e-mail profissional é bem mais alta do que mensagens enviadas através de e-mails gratuitos. Isto é, que não tenha o nome da sua marca após o arroba (@). 

Dessa forma, você gera mais credibilidade para o destinatário e tende a aumentar as taxas de conversão dos seus e-mails.

Redirecionamento

Se ao criar o seu e-mail você tiver colocado algum link que redirecione o destinatário para outro local, seja um site ou landing page, certifique-se que essa página está realmente online.

Se for o site da sua empresa, é interessante que seja uma hospedagem cujo domínio remeta a sua marca, para evitar que o cliente fique confuso e não pense que seu site é um ambiente malicioso.

Antispam

Outro ponto importante é que ao fazer uma campanha de e-mail marketing, tenha o cuidado de enviar suas mensagens apenas para pessoas que deram autorização ou pediram para receber o seu conteúdo. 

Caso contrário, poderá ser interpretado como Spam. Assim, corre-se o risco de manchar a reputação do seu domínio, por constar muitas rejeições aos seus e-mails.

É interessante a utilização de Antispam pela sua empresa, de forma que seja habilitado um filtro que monitore as mensagens enviadas e recebidas pelo seu domínio. 

Assim, evita-se que sua empresa receba mensagens indesejadas ou maliciosas, da mesma maneira, que sua empresa envie e-mails contando ameaças ou vírus.

 

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.

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