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5 mitos sobre a Black Friday que precisam ficar em 2020

No dia 27 de novembro deste ano, acontece uma data muito aguardada por consumidores e comerciantes: a Black Friday.

Agora, ela já faz parte do calendário comercial brasileiro, havendo sempre muita expectativa pelas promoções e pelos grandes descontos oferecidos ao público pelas grandes varejistas.

Mesmo o evento tendo ganhado força ao longo da última década, ainda existem alguns mitos relacionados à data. Hoje, o consumidor pesquisa com maior frequência e se atenta para detalhes que, antes, passavam despercebidos. 

Apesar de mais pessoas estarem se preparando adequadamente, ainda há muitos que têm percepções erradas sobre a Black Friday. Neste texto, conheça alguns desses mitos, que devem ser esquecidos para não atrapalhar o planejamento de compras deste ano.

Preços são mais baixos na madrugada

Por alguns anos, propagou-se o mito de que, durante a madrugada da sexta-feira, os preços estipulados pelos varejistas eram mais baixos. Trata-se de um mito, uma vez que nunca houve comprovação de que as lojas adotassem essa medida.

A percepção ocorre porque muitos produtos de estoque limitado esgotam-se nas primeiras horas de promoção. Assim, quem pretende aproveitar a Black Friday durante a manhã, já não encontra mais um item que gostaria de comprar.

Por isso, a recomendação é que, se deseja comprar algo que vá ser muito procurado, como eletrônicos, fique atento às primeiras horas da promoção. A possibilidade do item desejado esgotar rapidamente é real, o que obriga o cliente a garanti-lo quanto antes.

Black Friday é sinônimo de fraude

Trata-se de um mito em partes. Quando começou a ser adotada no Brasil, a data comercial ganhou o apelido de “Black Fraude”, acompanhado pela má fama. Isso porque várias lojas adotavam a prática de, semanas antes, inflarem os preços dos produtos. Assim, na Black Friday, os descontos eram os valores cheios do período anterior.

Foi aí que se popularizou a expressão “tudo pela metade do dobro”. Hoje, ainda há lojas que cometem essa prática, mas os consumidores estão muito mais atentos. Sites de monitoramento de preços ganharam força ao longo dos anos, de forma que é possível aferir se o valor oferecido com desconto pela loja é verdadeiro.

Portanto, é um mito pensar que todos os descontos anunciados na data são fraudulentos. Entretanto, é necessário que você sempre esteja atento antes de comprar, fazendo a pesquisa adequada para garantir um preço vantajoso para o seu bolso.

Todos os produtos da loja ficam em desconto

Isto também não é verdade. As lojas que participam da Black Friday não são obrigadas a colocar todos os seus serviços e produtos em promoção. O que acontece é que elas disponibilizam uma parte do estoque ou um departamento específico, enquanto o restante fica com o preço cheio.

Evento só acontece em lojas virtuais

Inicialmente, a data foi adotada e promovida, principalmente, por lojas virtuais. Entretanto, quanto mais popular ela se tornou, passou a fazer parte dos estabelecimentos físicos, que também passaram a oferecer descontos tão atrativos quanto o meio virtual.

A grande diferença é que é mais difícil conhecer o histórico de preços das lojas físicas, caso a pessoa não faça uma pesquisa prévia. Assim, fica mais fácil alguém ser enganado pelo desconto anunciado.

Black friday: Data comercial é a maior do ano

Apesar de ter ganho força nos últimos anos, a Black Friday não é a maior data comercial do ano. Em 2019, as vendas superaram as expectativas e renderam um faturamento de R$ 3,2 bilhões no e-commerce brasileiro. Um excelente montante, mas que ainda fica atrás do Natal, que faturou R$ 14 bilhões em vendas on-line no último ano.

Texto: Gear Seo