eventos

Saiba como organizar eventos de competição

Em centros de convenções, ginásios e outros espaços, é possível criar alguns eventos competitivos ou feiras para a apresentação de várias marcas, integração de conhecimentos e novos contatos.

No entanto, para a criação desses eventos é necessário ter uma organização prévia, um comitê avaliativo que seja especializado na área, além de pensar na infraestrutura do local assim como, na segurança de todos que estarão no evento.

Para facilitar essa organização e montagem, trouxemos algumas dicas que podem ajudar na elaboração e execução de eventos competitivos.

Primeiro, vale a pena falar que vários eventos competitivos podem ser criados, como:

  • Competição esportiva;
  • Competição literária;
  • Competição musical;
  • Competição gastronômica;
  • Competição com PETs;
  • Competição estilista ou de assuntos relacionados à beleza.

A ideia é verificar quem consegue finalizar mais rápido um circuito, preparar a melhor comida e até mesmo, ter um melhor desempenho nas atividades que serão realizadas.

Sem dúvidas, a competição por esportes radicais é um dos eventos competitivos mais comuns e envolvem ações com skates, bicicletas, surf, dentre outros.

Sendo assim, separamos dicas de como realizar a organização de um evento como esse e em outros segmento.

Organizando eventos competitivos

Para empresas que pretendem realizar eventos de competição é fundamental estar atento a alguns detalhes como:

  • Verifique em qual local seu evento ocorrerá;
  • Contrate uma equipe responsável pela estrutura do local;
  • Lembre da bancada para família e amigos;
  • Verifique os laudos técnicos e equipamentos de segurança;
  • Pense na logística dos ingressos;
  • Conte com equipe de bombeiros e médicos no local;
  • Conte com equipe de segurança para monitorar o local.

Esses são apenas alguns dos detalhes que são necessários quando se pretende organizar um evento com segurança. Pensando na estrutura metálica do local, é importante usar o metal como base, principalmente o aço, pela resistência e durabilidade do material.

Essa estrutura pode ser a base para montagem de bancadas, separações, criações de mezaninos e até mesmo, de novos espaços, gerando uma otimização.

Para que essa estrutura seja montada de forma correta, é fundamental contar com técnicos e equipe especializada, visando evitar acidentes e oferecer segurança a todos.

Ainda nesse processo de organização, digamos que você esteja realizando uma competição musical (mas, serve para outros exemplos de competição também). Um material bastante interessante é elaborar um rider técnico banda, ou de esportes, culinária.

O rider técnico é a organização e disposição dos elementos que estarão em um local.

Esse documento ajuda na esquematização de quais serão os pontos adequados de montagem, conseguindo guiar melhor os técnicos quanto à disposição dos equipamentos e instrumentos.

Sendo assim, indo para o lado de uma competição gastronômica, com o uso de food truck, a organização poderia ser feita da seguinte forma.

O rider técnico iria dispor dos locais onde os caminhões de food truck poderiam estacionar, facilitando a circulação de pessoas e levando em conta pontos técnicos de instalações elétricas, assim como recursos de segurança.

Pensar, portanto, no rider técnico é uma ação importante também quando queremos falar em segurança de um evento.

Outros elementos importantes para o seu evento competitivo

Para quem organiza ou para as empresas que participarão de um evento competitivo, é importante estar atento a alguns detalhes. Um deles, diz respeito ao uso de abadá personalizado masculino ou de roupas personalizadas, de forma geral.

Essas roupas personalizadas são importantes porque identificam a empresa ou uma marca competidora e consegue agregar um produto ou pessoa a determinada equipe.

Com isso, a identificação das pessoas que são competidoras e qual equipe ou empresa elas representam, fica muito mais nítida.

Além desses elementos, outros podem ser personalizados, como mochilas, canecas, canetas e até mesmo alguns cartazes e elementos de comunicação visual para facilitar essa visualização por parte das equipes.

Isso agrega credibilidade a empresa competidora, que terá mais respeito diante dos concorrentes.

Além disso, para facilitar o deslocamento de pessoas que estarão no local até rodoviárias ou até mesmo os aeroportos, é fundamental contar com motorista particular bilíngue de ônibus ou carro, que tenha conhecimento de ao menos dois idiomas, para que esse transporte inclua pessoas de outros países e culturas.

A contratação desse motorista dependerá também do tipo de evento realizado, assim como de seu porte. Se ele contar com competidores internacionais, é fundamental que o evento conte com pessoas bilíngues.